Ir para o conteúdo Conexus Bioma Pampa Ir para o menu Conexus Bioma Pampa Ir para a busca no site Conexus Bioma Pampa Ir para o rodapé Conexus Bioma Pampa
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Notícias recentes
Live: Conectagrãos
Na próxima terça-feira (04/08) acontecerá uma live sobre a Restauração de áreas degradadas no Bioma Pampa. O evento contará com a participação da professora da UFSM Drª Ana Paula Rovedder e será moderada pela professora do IFFar, Drª Ana Claudia Araujo.…
30/07/2020
Produção agroecológica da família Barrozo, parceira do Programa Conexus
Olha só que maravilha a produção agroecológica da família Barrozo, do assentamento Conquista da Liberdade, em Piratini, RS. O vídeo foi feito pelos próprios agricultores e postado na página da família no Facebook, para divulgar sua produção. A família Barrozo…
01/07/2020
Pesquisadores do Neprade participam de publicação sobre solos do bioma Pampa
A prof. Ana Paula Rovedder e o prof. Ricardo Schenato, integrantes do NEPRADE, participam do grupo de autores do livro SOLOS ARENOSOS DO BIOMA PAMPA BRASILEIRO, lançado recentemente pela editora da UFSM. O livro lança luz sobre a gênese, biologia, microbiologia,…
06/02/2020
Apresentação

O projeto PROGRAMA CONEXUS - SISTEMAS BIODIVERSOS PARA INCLUSÃO SOCIAL E QUALIDADE AMBIENTAL NO BIOMA PAMPA: CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM NEXUS E O PROGRAMA QUINTAIS SUSTENTÁVEIS possui sua classificação principal como Pesquisa, sendo sua duração de 02/01/2018 até 31/12/2020. Ele está registrado pelo processo de número 23081.019631/2018-82. Atualmente ele está em em andamento.

Palavras-chave: Assentamentos, segurança hídrica, segurança energética, segurança alimentar

Ver mais informações no Portal de Projetos

O bioma Pampa possui características sociais e naturais que exigem atenção. Entre os principais gargalos para o desenvolvimento estão pobreza rural e supressão de áreas naturais. O objetivo geral do Programa Conexus é promover a inserção da abordagem Nexus no Bioma Pampa, desenvolvendo conhecimento e tecnologias sociais, com ênfase em arranjos multiestratos e biodiversos, para efetivação da segurança hídrica aliada à segurança energética e alimentar, com valorização da biodiversidade regional e adequação ambiental. O recorte proposto são as famílias dos assentamentos da reforma agrária no Pampa, assistidas pelo Projeto Quintais Sustentáveis, cooperação entre UFSM, INCRA e demais instituições, efetivada de 2012 a 2016. Somente nesse bioma, o projeto envolveu 1769 famílias em 204 assentamentos de 46 municípios.

Saiba mais sobre o CONEXUS, clicando aqui!