Ir para o conteúdo Conexus Bioma Pampa Ir para o menu Conexus Bioma Pampa Ir para a busca no site Conexus Bioma Pampa Ir para o rodapé Conexus Bioma Pampa
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Notícias recentes
Pesquisadora do Programa Conexus Bioma Pampa é destaque no site da CAPES
A doutoranda Jéssica Croda foi entrevistada para a página “Bolsista em Destaque” da CAPES, apresentando seu trabalho de tese desenvolvido…
19/03/2021
Pecuária promove alterações na estrutura e diversidade de vegetação florestal no bioma Pampa
A pecuária no RS é importante para a conservação da biodiversidade dos ecossistemas campestres, mas sabemos de seu potencial para…
23/01/2021
Mês do Bioma Pampa
Entramos no mês de dezembro celebrando o nosso majestoso Bioma Pampa! Dia 17 de dezembro é o Dia Nacional do…
03/12/2020
Livro Plantas nativas ornamentais comercializadas no Rio Grande do Sul – Ervas e arvoretas
Um novo livro foi publicado recentemente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul: “Plantas nativas ornamentais comercializadas no Rio…
17/11/2020
Relato sobre os impactos da estiagem e da pandemia na agricultura familiar
As perdas de cultivos de verão, seguidas da pandemia de COVID-19, afetaram inúmeras famílias agricultoras dos assentamentos em que o…
14/10/2020
Agroflorestas são uma tecnologia social
Você sabia que a agrofloresta é considerada uma tecnologia social?  Uma tecnologia social é aquela que é adaptada à realidade…
02/10/2020
10 de setembro é o prazo final para participar da Vitrine da Restauração
Se você fornece sementes, mudas, serviços de plantio, manutenção ou consultorias para restauração ecológica na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica,…
05/09/2020
Chuva de sementes como indicador ecológico de restauração florestal no bioma Pampa
Novo estudo elaborado pelo NEPRADE e publicado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias revela o poder da chuva de sementes…
20/08/2020
Apresentação

O projeto PROGRAMA CONEXUS - SISTEMAS BIODIVERSOS PARA INCLUSÃO SOCIAL E QUALIDADE AMBIENTAL NO BIOMA PAMPA: CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM NEXUS E O PROGRAMA QUINTAIS SUSTENTÁVEIS possui sua classificação principal como Pesquisa, sendo sua duração de 02/01/2018 até 30/12/2022. Ele está registrado pelo processo de número 23081.019631/2018-82. Atualmente ele está em em andamento.

Palavras-chave: Assentamentos, segurança hídrica, segurança energética, segurança alimentar

Ver mais informações no Portal de Projetos

O bioma Pampa possui características sociais e naturais que exigem atenção. Entre os principais gargalos para o desenvolvimento estão pobreza rural e supressão de áreas naturais. O objetivo geral do Programa Conexus é promover a inserção da abordagem Nexus no Bioma Pampa, desenvolvendo conhecimento e tecnologias sociais, com ênfase em arranjos multiestratos e biodiversos, para efetivação da segurança hídrica aliada à segurança energética e alimentar, com valorização da biodiversidade regional e adequação ambiental. O recorte proposto são as famílias dos assentamentos da reforma agrária no Pampa, assistidas pelo Projeto Quintais Sustentáveis, cooperação entre UFSM, INCRA e demais instituições, efetivada de 2012 a 2016. Somente nesse bioma, o projeto envolveu 1769 famílias em 204 assentamentos de 46 municípios.

Saiba mais sobre o CONEXUS, clicando aqui!