Nesta segunda, 30, o programa GuriasTec realizou um encontro no Centro de Tecnologia da UFSM com as estudantes bolsistas das Escolas Municipais: de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro e de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio. As gurias foram recebidas no Laboratório informatizado do CT pelas universitárias Bruna Righi, Anielen Pereira, Laura Lovato e Sofia Bertolini de Ciências da Computação, e Maria Eduarda Haidar de Engenharia da Computação. Foi feita uma atividade com a Plataforma Arduino para programação de sensores de áudio, distância, e luzes led.
Para a professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da UFSM, Marcia Pasin, a tarefa tinha como objetivo fazer com que as meninas pudessem se ver e ocupar o espaço da universidade. As alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio contaram que os exercícios foram divertidos e fáceis, além de nunca terem realizado nada parecido. “A gente tinha até medo, nunca nem ouvi falar antes”, explica Samanta. As estudantes ressaltaram a importância da utilização desses materiais no cotidiano. “O da buzina dá pra usar em carros, interfones, despertadores. O da luz em semáforos, setas de carro. Também ter sensores de detectores de movimento”, destacaram Maria Vitória, Ana Clara, Lavínia e Giovana.
Ao final, as gurias puderam fazer um passeio pelo campus da UFSM, como prédios dos cursos do Centro de Ciências Naturais e Exatas, a Biblioteca Central, Casa do Estudante e Restaurante Universitário (RU). As próximas atividades incluirão as outras escolas parceiras e estão previstas para agosto e a ideia é que as próximas aulas sejam ministradas pelas graduandas.
Acompanhe o grupo para as demais ações.
Expediente:
Notícia e imagens: Luciana Mendes