Ontem, 03, o projeto Muralismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM foi até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon para realizar uma ação com estudantes do 6º e 8º anos, mediada pelas bolsistas do GuriasTec da instituição. A atividade foi realizada por voluntárias do projeto, as alunas da graduação de Arquitetura e Urbanismo: Camili Finger, Nicole Spall, Camila Ângelo e Maria Eduarda Dala, com orientação da professora Evelyn Paniz. Foi feita uma apresentação sobre a profissão, o que a arquitetura faz, o que é o muralismo e exemplos dessa expressão artística. Além disso, foi exposto o objetivo do grupo, que é realizar a pintura de um mural na fachada da escola.
As crianças escolheram o tema “desenho animado” e fizeram ilustrações em grupos sobre isso. O grupo irá criar uma arte baseada nos elementos dos desenhos dos estudantes e aprovar junto à escola para a pintura do muro, atividade que está prevista entre os meses de agosto e setembro. Após isso, será feita a inauguração da fachada junto às crianças.
Para a coordenadora do Muralismo, a professora Evelyn Paniz, o objetivo é requalificar o ambiente escolar: “Nós queremos incentivar os estudantes a ter uma sensação de pertencimento na escola”. Para as bolsistas do GuriasTec, e alunas do 8º ano, o exercício foi muito interessante porque puderam ajudar os colegas na criação dos desenhos, o que deu ideias para elas: “A gente escolheu falar de educação e universidade porque combina bastante e engloba o mundo”, ressaltaram Isadora Moreira, Carmem Aparecida e Ana Cássia.
Os estudantes César Pietro, Bernardo, Diogo, do 6º ano destacaram as influências para suas criações, como os desenhos animados na televisão, como uma expressão do que vivenciam no cotidiano e o ambiente à sua volta. “Um desenho animado que explica a importância do estudo e do grafite de rua”, falou César. “Eu gostei muito, queria fazer mais”, disse Bernardo. “Eu acho que o muro vai ficar bem legal e vai combinar com os desenhos de todo mundo”, explicou Diogo.
A proposta do grupo é inaugurar um muro de uma escola por ano.
Expediente:
Notícia e imagens: Luciana Mendes