Ir para o conteúdo GuriasTec Ir para o menu GuriasTec Ir para a busca no site GuriasTec Ir para o rodapé GuriasTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Casa em números realiza ações em escolas de Ensino Fundamental e Médio

Atividade foi realizada nas escolas EMEF Adelmo Simas Genro e CEEM Professora Edna May Cardoso



Nos dias 12 e 14 de novembro, o projeto Casa em números, do curso de Engenharia Civil da UFSM, foi até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro e Colégio Estadual de Ensino Médio Professora Edna May Cardoso para realizar oficinas do GuriasTec. Na primeira escola, participaram as bolsistas do Ensino Fundamental e a professora da escola, Luciéle da Silva. A atividade foi mediada pelas alunas da graduação: Caroline Vieira e Louise Campos e as professoras Tatiana Cureau e Elisandra Maziero. Já na segunda, a ação teve como público as bolsistas do Ensino Médio e a professora da escola, Miriam Teles, sendo conduzida pelas alunas da graduação: Ana Carolina Moura e Carolina Canavezi e a professora Larissa Kirchhof.

As professoras e alunas da graduação em Engenharia Civil conduziram as atividade

O projeto realizou apresentações das grandes áreas do curso de Engenharia Civil e uma revisão de conceitos de matemática vistos em sala de aula no Ensino Fundamental que são úteis aos profissionais na solução de problemas práticos que envolvam o cálculo de áreas, perímetro, volume, transformação de escala, relações de proporcionalidade, entre outros. Depois disso, foi proposta uma atividade em que foram escolhidas áreas das escolas para medição das suas dimensões reais (comprimento, altura) e posterior construção de uma planta baixa em escala 1:50.

As bolsistas fizeram as medições das áreas das escolas e esboços

A segunda oficina do projeto está prevista para 2026 no Laboratório Fábrica da UFSM, e a ideia é que as alunas bolsistas, em conjunto com as alunas da graduação, participem do processo de impressão 3D da planta baixa proposta na primeira fase. O principal objetivo da iniciativa é tornar o aprendizado da matemática mais acessível e dinâmico, a partir da aplicação desses conceitos na solução de problemas práticos da Engenharia Civil.

Equipe do projeto na EMEF Adelmo Simas Genro
Equipe do projeto no CEEM Professora Edna May Cardoso

Expediente:

Notícia: Luciana Mendes

Imagens: Elisandra Maziero e Luciana Mendes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-964-300

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes