Ir para o conteúdo GuriasTec Ir para o menu GuriasTec Ir para a busca no site GuriasTec Ir para o rodapé GuriasTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coordenadora do GuriasTec conquista Prêmio Para Mulheres na Ciência do Grupo L’Oréal

A cerimônia ocorre dia 4 de dezembro no Rio de Janeiro



O Prêmio Para Mulheres na Ciência, programa do Grupo L’Oréal no Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco, completa 20 anos em 2025. Nesta edição, a pesquisadora reconhecida na categoria Ciências Matemáticas foi a professora do Departamento de Estatística da UFSM e coordenadora do GuriasTec (UFSM/CNPq), Renata Rojas Guerra. Além dela, mais 7 pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Engenharia e Tecnologia  foram reconhecidas com bolsas-auxílio dno valor de R$50 mil.

A pesquisadora Renata Guerra foi reconhecida na categoria Ciências Matemáticas

Renata Guerra foi eleita em 2023 membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 2024/2028. Em 2024 foi selecionada como jovem embaixadora do International Statistical Institute na International Biometric Conference, em Atlanta, Estados Unidos. Suas pesquisas são voltadas para as áreas de análise de sobrevivência, econometria, teoria de distribuições, processamento estatístico de imagens/sinais e modelos dinâmicos e de regressão para séries temporais duplamente limitadas.

A pesquisadora enfatiza a importância da conquista como  estímulo para outras  mulheres: “Espero que essa visibilidade ajude a inspirar mais mulheres e meninas a se interessarem pela minha área e que seja uma forma de fazer com que as atividades realizadas pelos nossos grupos de extensão, o Guriastec e o StatUFSM, cheguem a mais pessoas”, afirma Renata.

Renata é coordenadora do GuriasTec e professora do Departamento de Estatística da UFSM.

A iniciativa tem como objetivos: impulsionar trajetórias científicas femininas e ampliar a representação das mulheres em campos essenciais para o desenvolvimento do país. A premiação faz parte de um programa global que abrange mundialmente mais de 350 jovens cientistas  por ano, em 110 países, a partir de iniciativas regionais e nacionais. No Brasil, mais de 140 pesquisadoras foram contempladas, e já soma R$ 7 milhões de investimento em projetos científicos liderados por mulheres. O prêmio será entregue no dia 4 de dezembro em uma cerimônia fechada no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. 

Expediente:

Notícia: Luciana Mendes

Fotos: Luciana Mendes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-964-320

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes