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Alunos de Graduação e Pós-Graduação em Letras, e de outras áreas disciplinares da UFSM, participam do XXII SBGAMES em Rio Grande, RS.



 

Membros do GrPesq/CNPq Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância e do Laboratório de Ensino e aprendizagem de línguas Online participam do XXII Simpósio Brasileiro de Games a realizar-se em Rio Grande- RS, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2023.

Nesse evento, reconhecido na área de games, os participantes do Projeto ARG Until Afternoon Remake, que são alunos de graduação dos Cursos Letras-Inglês, Educação Especial, Relações Públicas e Sistema de Informação, irão apresentar uma proposta de Jogo ARG educacional, criado pelos acadêmicos, durante o primeiro  semestre de 2023.

A equipe do ARG Until Afternoon Remake possui a participação de seis discentes de diferentes cursos de graduação (Isadora Assunção, Luane de Borba, Ana Paula de Moraes, Marcelle Rosa, Eduardo Copetti e Ana Luiza Campos), trabalho este desenvolvido sob a orientação da docente Prof. Dra. Susana dos Reis (DLEM/UFSM) e da doutoranda Suzana Linhati (PPGLETRAS), na disciplina de Graduação  Games e Gamification no Ensino de Línguas, ofertada no curso de Letras-Inglês da UFSM.

Além desse trabalho de design de jogo ARG, outro trabalho elaborado pelas doutorandas em Letras Suzana Linhati e Caroline Larrañaga, intitulado “Aventurándose en la Gramática del Design Visual: Proposta de Material Didático Digital Gamificado para Professores de Línguas em Formação Continuada”, apresentará uma trilha de formação que utiliza estratégias de gamificação em seu design para engajar os participantes em um curso on-line de formação de professores de espanhol.

Os trabalhos propostos pelas duas equipes foram elaborados para a trilha Educação do SBGAMES e demonstram a preocupação de pesquisas da UFSM em buscar visibilidade ao uso de jogos na educação em diferentes áreas disciplinares, com a intenção de demonstrar as potencialidades do uso de jogos digitais para promover práticas de ensino de línguas, pensamento estratégico e sistemático, aprendizagem significativa, multiletramentos e de design de jogos, ao fomentar o seu uso e desenvolvimento em aulas de línguas adicionais e em outras disciplinas curriculares, tais como história, geografia, relações internacionais, entre outras.

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