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Metas FIEN

FIEN 2022  – Projeto de Ensino do LabEON visando a inserção do acadêmico do curso de Letras Inglês na prática de ensino on-line

 

A investigação dos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na modalidade a distância ainda é um tema que precisa ser aprofundado, pois com a pandemia do covid 19 tivemos um uso intenso de tecnologias para mediar as atividades de ensino nas instituições de ensino superior no Brasil, por meio do ensino remoto, no entanto, o ensino de línguas na modalidade EAD é ainda alvo de investigação, principalmente porque o ensino nessa modalidade requer sistematicidade, organização da prática e dos materiais que serão explorados no ensino(REIS, 2010; 2017a; 2017b; 2021). Tendo em vista aprofundar conhecimento sobre esse tema, neste projeto investigo os processos de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais/estrangeiras por meio do laboratório

virtual de ensino de línguas online– LabEOn – que será utilizado como objeto para as práticas de ensino, mas também como ambiente de coleta de dados.Esse projeto já acontece desde 2013 na UFSM (Reis et al, 2013), dando foco na implementação de ações de pesquisa, ensino e extensão por meio do projeto LabEOn. No espaço físico do

Laboratório buscamos utilizar tecnologias digitais livres para promover a aprendizagem de língua inglesa na modalidade híbrida e EAD. Os participantes que se envolvem neste projeto, principalmente nas ações de ensino são os alunos de graduação e pós-graduação que atuam como tutores mediadores de ensino na modalidade EAD.

Como receptores desse ensino por meio de cursos online ofertados de modo remoto e EAD (REIS et al, 2021), temos participantes provenientes de diferentes níveis escolares, por exemplo, alunos de escolas nos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio, tecnológico e superior. Desde 2020, buscamos nos aproximar de escolas da rede

pública municipal e estadual para oferta de cursos na modalidade EAD, visando contribuir para formação do aluno de Letras, com relação ao uso de tecnologias no ensino, a inclusão digital e social, bem como fomentar o diálogo entre as práticas de ensino na universidade e a sociedade por meio de promoção de ações de ensino e extensão. 

Nos cursos de letras é notável o alto índice de evasão, em vista disso, promover projetos como o do LabEOn e incentivar a participação dos alunos em projetos desse portal, poderá contribuir para reduzir a evasão do aluno de letras, bem como melhorar para elevar os índices de qualidade do curso, por meio de ações que qualifiquem a formação de

professores em pré-serviço para futura atuação em contextos de ensino a distância, bem como contribuindo para o letramento digital desses participantes na produção e distribuição de atividades de línguas na modalidade a distância. Como resultados espera-se além de fomentar a prática de ensino a distância de línguas, contribuir para a elaboração de materiais didáticos digitais por meio do ambiente virtual do LabEon, na construção de MDD no formato de curso online, ao fazer testagem de propostas de artefatos digitais e atividades de língua inglesa por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, com a intenção de gerar conhecimento teórico quanto à formação de professores de línguas para a modalidade a distância.

OBJETIVOS E METAS:

 

Promover ações de ensino e de aprendizagem por meio do laboratório LabEOn, por meio do uso de artefatos digitais no formato de cursos online ou materiais didáticos digitais que fomentem a aprendizagem na modalidade a distância.

 

Para isso, temos planejados algumas ações/objetivos para continuidade do projeto, as quais estão descritas abaixo:

 

Meta

Ação

  • Participar de reuniões com orientador para planejamento das aulas a serem ofertadas 
  • Leitura e Discussão teórica sobre formação de professores de línguas para o ensino em EAD 
  • Oportunizar práticas de ensino por meio da oferta de cursos de extensão junto à comunidade acadêmica e local 
  • Realizar redesign das atividades do curso, se necessário
  • Testar novos módulos de cursos de línguas a serem ofertados 
  • Auxiliar a coordenadora do projeto, na aplicação de questionários diagnóstico e de avaliação 
  • Sistematizar os dados obtidos por meio da aplicação dos cursos 
  •  Participar de eventos científicos;
  • Escrever relatório parcial e final sobre as ações de extensão; 
  • Escrever artigos para submeter à publicação
  • Ministrar cursos de Língua Inglesa, na modalidade a distância, ofertando cursos gratuitos em nível básico 1 e 2;
  • Dar continuidade a pesquisa sobre produção de cursos online e material didático digital (MDD) em outras línguas, por exemplo, cursos de línguas de espanhol e cursos de inglês para crianças na faixa de 10 a 12 anos.
  • Avaliar as experiências de ensino por meio de questionários (de diagnóstico e de avaliação do curso)

aplicado esses instrumentos junto aos participantes envolvidos nos cursos ministrados;

  • Escrever artigos e relatórios de pesquisa sobre a experiência realizada com o ensino de inglês básico a distância;