UFMS recebe a 1ª reunião do Observatório de Patrimônio, Lugares, Humanidades e Artes da AUGM, em parceria com a UNESCO
No dia 26 de novembro, a UFMS em Campo Grande foi palco da abertura do 2º Seminário Internacional Apheleia América do Sul, promovido pela Universidade em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Com a participação de gestores, autoridades estaduais e internacionais, estudantes, servidores e membros da comunidade externa, o evento ocorreu no auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, no setor 3.
Com o tema Patrimônio, Lugares e Sustentabilidade, o objetivo do seminário foi estimular uma reflexão sobre as humanidades, o conjunto de áreas acadêmicas dedicadas ao estudo da cultura, da sociedade e da experiência humana, além de fomentar um debate sobre o avanço da ciência, os futuros caminhos da humanidade e a sustentabilidade do planeta em um contexto globalizado.
A rede Apheleia foi criada com o apoio da Comissão Europeia e possui presença em todos os continentes, dedicando-se a promover a contribuição das Humanidades para a gestão territorial e sustentável. A instituição desenvolve atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento nesse campo e teve participação fundamental na idealização e implementação do programa transdisciplinar Bridges, da Unesco, voltado às Humanidades e à Sustentabilidade.
A UFSM, por intermédio do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas mantém uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). com a qual desenvolve ações dentro do Programa Institucional Trilha Rupestre.
Confira trecho do evento no link a seguir: https://youtu.be/bksPlPH3A3Q?t=10583