Ir para o conteúdo Conexus Bioma Pampa Ir para o menu Conexus Bioma Pampa Ir para a busca no site Conexus Bioma Pampa Ir para o rodapé Conexus Bioma Pampa
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Agroflorestas são uma tecnologia social



Você sabia que a agrofloresta é considerada uma tecnologia social? 

Uma tecnologia social é aquela que é adaptada à realidade de grupos sociais que não têm acesso ao desenvolvimento tecnológico convencional. É aí que entram as agroflorestas como uma possibilidade tecnológica simples, econômica e ecologicamente eficiente. 

As tecnologias sociais (TS) provém da escassez de mecanismos existentes que sirvam como solução ao desenvolvimento social. Fica evidente com a falta de alinhamento do contexto da tecnologia convencional com a realidade social a necessidade de ações que preencham as lacunas sociais existentes na sociedade brasileira. Elas representam soluções e ferramentas que transcendem a operacionalidade cabível aos atores sociais (MARQUEZINI, 2020).

As agroflorestas podem reduzir insumos externos, aumentando a autonomia produtiva, beneficiando a segurança e soberania alimentar e nutricional e diversificando a produção de agricultores familiares e comunidades tradicionais.  É por isso que representam uma tecnologia social! 

O NEPRADE, além de ser executor do Programa CONEXUS, desenvolve o projeto “Valorizar a biodiversidade é valorizar a humanidade: tecnologias sociais para valorização da biodiversidade e do componente humano no Corredor Ecológico da Quarta Colônia”, com apoio financeiro do CNPq. O “Tec Social”, como é carinhosamente chamado por nossa equipe, é desenvolvido no Corredor Ecológico da Quarta Colônia, na transição entre os biomas Pampa e Mata Atlântica, uma das regiões de maior potencial para a conservação da biodiversidade desses biomas no RS. É por isso que gerar alternativas socioeconômicas com respeito à fauna e flora são estratégicas para a região!

Conheça um pouco mais sobre as vantagens ecológicas e econômicas da agrofloresta no material abaixo produzido pela equipe do Tec Social.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-67-516

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes