Ir para o conteúdo Acesso à Informação Ir para o menu Acesso à Informação Ir para a busca no site Acesso à Informação Ir para o rodapé Acesso à Informação
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rol de Responsáveis

Reitor

Paulo Afonso Burmann 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), mestrado em Odontologia (Prótese Dentária) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor – UFSM – Centro de Ciências da Saúde, delegado regional do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul e professor de 3º grau da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: resina composta, adesão, união, adesivo e prótese. É reitor da Universidade Federal de Santa Maria, por duas gestões desde 2013.

E-mail: gabinetereitor@ufsm.br
Ato de Nomeação

Vice-Reitor

Luciano Schuch

Possui Graduação em Engenharia Elétrica – ênfase em Eletrônica – pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1999); Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma Instituição (respectivamente em 2001 e 2007). Atualmente, é Vice-Reitor e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), Conceito 6 CAPES, da UFSM. Já atuou como chefe do Departamento de Processamento de Energia Elétrica e como diretor do Centro de Tecnologia. Possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico financiados por órgãos de fomento, por empresas do setor elétrico e por indústrias. Possui duas patentes de invenção depositadas. Atualmente, é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Geração Distribuída e da Unidade Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em Recursos Energéticos Distribuídos, orienta duas dissertações de Mestrado e três teses de Doutorado. 

Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando, principalmente, no desenvolvimento de conversores de alto desempenho, sistemas fotovoltaicos, geração distribuída, integração de sistemas, técnicas de comutação suave e fontes ininterruptas de energia.

E-mail: vicereitor@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Administração

José Carlos Segalla


Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria(1982), especialização em Especialização Em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), servidor técnico-administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Cargo Contador, desde Janeiro de 1984. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Atuou nas seguintes funções: – Diretor dos Restaurantes Universitários anos de 1986 a 1989; – Diretor Departamento de Material e Patrimônio – DEMAPA, Dezembro/1993 a Dezembro/1987 e Dezembro/2006 a Dezembro/2013; atualmente desenvolve a função de Pró-Reitor de Administração. 

E-mail: segalla@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

Clayton Hillig

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É professor associado do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e do Curso de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ocupou os cargos de Chefe do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e Coordenador Substituto do Curso de Medicina Veterinária. Participou do Colegiado Departamental, Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, Conselho do Centro de Ciências Rurais, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSM e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Santa Maria. 

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento rural, cidadania, ação pedagógica e agricultura familiar. Atualmente, é Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

E-mail: prae@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Extensão

Flavi Ferreira Lisboa Filho

 

Doutor em Ciências da Comunicação. Mestre em Engenharia da Produção. Bacharel em Ciências Administrativas e em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural. Pesquisador-líder do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades. Participou da Comissão de Indicadores de Extensão do Colégio de Extensão da Andifes. Coordenou o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul.

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas

Marcia Helena do Nascimento Lorentz


Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), especialista em Controle e Monitoramento no Serviço Público pela Universidade Gama Filho (2010) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, atua como servidora na Universidade Federal de Santa Maria. Durante os anos de 2015 à 2017 atuou como Coordenadora de Planejamento e Avaliação Institucional e atualmente desenvolve suas atividades como Pró-Reitora de Gestão de Pessoas.

E-mail: progep@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Graduação

Jerônimo Siqueira Tybusch

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011); mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2007); graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2004). Professor Associado no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) – Mestrado em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) – Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade – GPDS. Tem experiência na área educacional desde  o ano de 2001, atuando na Educação Básica de 2001-2006 e na Educação Superior desde 2005. Atuou em diversas Instituições Privadas de Ensino Superior onde, além da docência, ocupou cargos de gestão. Foi Coordenador do Curso de Direito da UFSM de 2012-2014.

Atuou como Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM (CEPE), bem como membro do colegiado do Curso de Direito. Contribuiu como membro da Comissão de Criação e Elaboração de APCN dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Direito e em Tecnologias Educacionais em Rede, onde é membro do colegiado dos dois programas. É presidente da Comissão Permanente de Acúmulo de Cargos da UFSM (CPAC) desde 2016. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSM, bem como da Diretoria do Colégio de Pró-reitores de Graduação da ANDIFES como Coordenador da Regional Sul. É membro da Diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) Gestão 2017-2020 / 2020-2023. Em termos de internacionalização é membro da Red Internacional del Conocimiento e do Grupo de Trabalho da CLACSO “Grupo de Trabajo Geopolítica, integración regional y sistema mundial”, desenvolvendo diversas atividades com países da América Latina e Europa. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.

E-mail: jeronimotybusch@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Infraestrutura

José Mario Doleys Soares

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Especialização em Agente de Inovação tecnológica – UFSM (2007). Atua no Centro de Tecnologia da UFSM como professor titular do Departamento de Estruturas e Construção Civil. Ocupou os cargos de: Diretor do Laboratório de Materiais de Construção Civil, Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Pró-reitor Adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Coordenou a instalação do Campus Cachoeira do Sul – UFSM, Diretor do Campus Cachoeira do Sul – UFSM. Tem experiência na área de Engenharia Civil, principalmente nos seguintes temas: fundações, avaliação de sistemas construtivos, habitações de interesse social , estruturas e patologia das construções.

E-mail: jmario@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Planejamento

Joeder Campos Soares

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), MBA em Planejamento e Gestão Estratégico, Mestre em Gestão de Organizações Públicas da UFSM. Atualmente é Pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador da Comissão de Planejamento e Avaliação do FORPLAD / ANDIFES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, orçamento público, projetos, elaboração de planos de trabalho, planejamento governamental, finanças públicas e governança pública. 

Já atuou de forma efetiva como Auditor Chefe, Coordenador de Planejamento Econômico, Diretor Financeiro da Fundação de Apoio FATEC, Presidente do Conselho Superior da FATEC. 

E-mail: joeder@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa 

Paulo Renato Schneider

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), especialização (1975) pelo IICA da Costa Rica, mestrado (1978) pela UFPr e doutorado (1984) em Manejo Florestal pela Ludwigs Universität Freiburg na Alemanha. Realizou pós-doutorado (1998) na Ludwigs Universität Freiburg na Alemanha em crescimento e produção florestal. Foi visiting scientist (1998) na Boden Universität de Viena na Áustria. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista do CNPq de 1978-2020. Tem exercido atividades profissionais nas áreas de planejamento, manejo e economia florestal, tanto na pesquisa como no ensino de graduação e pós-graduação. Desempenhou atividades de assessoria na diretoria de avaliação da CAPES, como avaliador de área por oito anos, também exerceu atividades como membro de comitê de área por quatro anos e coordenador de área do CNPq por dois anos. Participou de comissões de avaliação de projetos da FINEP.

Exerceu mandato de conselheiro do conselho superior da FAPERGS por dois anos. Mantém lotação funcional no Departamento de Ciências Florestais, onde exerceu o cargo chefe. Foi responsável pela criação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, tendo sido coordenador por 10 anos consecutivos. Igualmente, foi responsável pela criação da Revista Ciência Florestal a cerca de 30 anos atrás, tendo sido editor por cerca de dez anos, que atualmente é classificada na categoria de científica internacional, com fator impacto 0,57. De relevância, foi responsável pela criação do Centro de Pesquisas Florestais (CEPEF), atualmente vinculado a FATEC. Exerceu o cargo de coordenador da Coordenação de Pós-graduação da PRPGP de 1993-1997. Em 2014 foi nomeado Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM.

E-mail: prpgp@ufsm.br

Ato de Nomeação