Ir para o conteúdo Acesso à Informação Ir para o menu Acesso à Informação Ir para a busca no site Acesso à Informação Ir para o rodapé Acesso à Informação
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rol de Responsáveis

Reitor

Luciano Schuch

Possui Graduação em Engenharia Elétrica – ênfase em Eletrônica – pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1999); Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma Instituição (respectivamente em 2001 e 2007). Atualmente, é Reitor e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), Conceito 6 CAPES, da UFSM. Já atuou como chefe do Departamento de Processamento de Energia Elétrica e como diretor do Centro de Tecnologia. Possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico financiados por órgãos de fomento, por empresas do setor elétrico e por indústrias. Possui duas patentes de invenção depositadas. Atualmente, é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Geração Distribuída e da Unidade Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em Recursos Energéticos Distribuídos, orienta duas dissertações de Mestrado e três teses de Doutorado.

Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando, principalmente, no desenvolvimento de conversores de alto desempenho, sistemas fotovoltaicos, geração distribuída, integração de sistemas, técnicas de comutação suave e fontes ininterruptas de energia.

E-mail: gabinetereitor@ufsm.br
Ato de Nomeação

Vice-Reitora

Martha Bohrer Adaime

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Foi diretora de Unidade de Ensino (CCNE) de 2002 a 2010 por dois mandatos. Também foi pró-reitora da pró-reitoria de planejamento da Universidade Federal de Santa Maria e pró-reitora da pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (nivel 7 da CAPES) e orientou no Pós Graduação em Ciências – Química da Vida e Saúde até 2019. É uma das coordenadoras do LARP (Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: GC-MS/MS , LC-MS/MS, pesticidas, drogas veterinárias em alimentos e amostras ambientais. Atua na gestão da UFSM desde 2002 como diretora, como Pró-Reitora, chefe de gabinete do reitor e atualmente, é Vice-Reitora.

E-mail: vicereitor@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Administração

José Carlos Segalla


Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria(1982), especialização em Especialização Em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), servidor técnico-administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Cargo Contador, desde Janeiro de 1984. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Atuou nas seguintes funções: – Diretor dos Restaurantes Universitários anos de 1986 a 1989; – Diretor Departamento de Material e Patrimônio – DEMAPA, Dezembro/1993 a Dezembro/1987 e Dezembro/2006 a Dezembro/2013; atualmente desenvolve a função de Pró-Reitor de Administração. 

E-mail: segalla@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis

Gisele Martins Guimarães

 

De formação multidisciplinar, é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, Mestre em Extensão Rural pela mesma instituição e Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (PPGExR- UFSM). Atua como pesquisadora e consultora técnica nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento Rural, Extensão e Comunicação Rural, Agroeocologia, Agricultura Familiar, Agroindústrias Familiares, Educação e Soberania Alimentar e Economia Solidária. É integrante do Grupo de Pesquisa em Extensão Rural Aplicada – UFSM. É também cantora, intérprete e compositora. Possui disco autoral gravado e é atuante como intérprete nos Festivais do Rio Grande do Sul com participação em vários registros fonográficos. É produtora e apresentadora do quadro “Com a Palavra: o Artista” do Podcast PONTO DE CULTURA, realização do segmento da Cultura Viva do Rio Grande do Sul.

E-mail: prae@ufsm.br

Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Extensão

Flavi Ferreira Lisboa Filho

 

Doutor em Ciências da Comunicação. Mestre em Engenharia da Produção. Bacharel em Ciências Administrativas e em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural. Pesquisador-líder do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades. Participou da Comissão de Indicadores de Extensão do Colégio de Extensão da Andifes. Coordenou o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul.

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

Daniel Arruda Coronel

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFSM; consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq; editor chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR-ISSN: 0103-2003); editor associado da Revista Práticas em Administração Pública (ISSN:2526-6292); e editor adjunto da Revista Ciência Rural (ISSN:0103-8478); Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica/COMIC (Representante da grande área Ciências Sociais Aplicadas), da UFSM; acadêmico e membro do conselho fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); parecerista de periódicos internacionais e nacionais e líder do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (UFSM); (certificado pelo CNPq). 

Foi professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (2011-2016) e de Agronegócios (2017-2021) da UFSM; Diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial (2013-2022); Diretor da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU, 2021-2022); membro do conselho fiscal da Câmara do Livro de Santa Maria (2017-2022); Editor Chefe da Revista Práticas em Administração Pública (2020-2021); Presidente da Comissão de Ética da UFSM (2018-2019); coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fapergs (2013-2019); e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2016). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM; bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Econômicas pela UFSM. Suas pesquisas e orientações são nas áreas de Economia Internacional e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional e Métodos Quantitativos.

E-mail: progep@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Graduação

Jerônimo Siqueira Tybusch

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011); mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2007); graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2004). Professor Associado no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) – Mestrado em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) – Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade – GPDS. Tem experiência na área educacional desde  o ano de 2001, atuando na Educação Básica de 2001-2006 e na Educação Superior desde 2005. Atuou em diversas Instituições Privadas de Ensino Superior onde, além da docência, ocupou cargos de gestão. Foi Coordenador do Curso de Direito da UFSM de 2012-2014.

Atuou como Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM (CEPE), bem como membro do colegiado do Curso de Direito. Contribuiu como membro da Comissão de Criação e Elaboração de APCN dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Direito e em Tecnologias Educacionais em Rede, onde é membro do colegiado dos dois programas. É presidente da Comissão Permanente de Acúmulo de Cargos da UFSM (CPAC) desde 2016. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSM, bem como da Diretoria do Colégio de Pró-reitores de Graduação da ANDIFES como Coordenador da Regional Sul. É membro da Diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) Gestão 2017-2020 / 2020-2023. Em termos de internacionalização é membro da Red Internacional del Conocimiento e do Grupo de Trabalho da CLACSO “Grupo de Trabajo Geopolítica, integración regional y sistema mundial”, desenvolvendo diversas atividades com países da América Latina e Europa. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.

E-mail: jeronimotybusch@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Infraestrutura

Mauri Leodir Löbler

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 é Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM de 2006 a 2014. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria no período de 1997 a 1999 e de 2005 a 2006. Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM no período de 1999 a 2001. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações. 

Foi Líder do Tema 06 – Processo Decisório e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) da área de ADI – Administração da Informação da ANPAD nos anos de 2016 e 2017. Avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros.

E-mail: mllobler@gmail.com
Ato de Nomeação

Pró-Reitor de Planejamento

Rafael Lazzari

Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado e Doutorado em Zootecnia pela mesma instituição, na área de nutrição de peixes. Foi professor Auxiliar no departamento de Zootecnia/UFSM nos anos de 2004 a 2006. Atuou em 2008 como docente do Instituto Federal Farroupilha – RS, Campus Santo Augusto – RS. Atua como professor Associado do departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria. É docente orientador dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Agronegócios/UFSM, em nível de mestrado e doutorado. Atua na pesquisa e extensão em nutrição de peixes, avaliação de experimentos, manejo, exigências nutricionais e qualidade do pescado com ênfase na produção de jundiá e tilápias. Exerceu o cargo de diretor do campus de Palmeira das Missões da UFSM/RS.

 E-mail: rlazzari@ufsm.br
Ato de Nomeação

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa 

Cristina Wayne Nogueira

Possuo graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente sou professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Fui membro do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS de 2006 a 2011, tendo sido coordenadora deste Comitê Assessor de setembro de 2007 até julho de 2011. Tenho experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquimica Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicidade e farmacologia de organocalcogênios, estresse oxidativo, inibição de enzimas sulfidrilicas e antioxidantes. Fui agraciada com o Prêmio Scopus Brasil/ 2010, Medalha do Cinquentenário da UFSM/2010, Prêmio Pesquisador Destaque UFSM 2017, Prêmio Pesquisador Gaúcho Destaque em Ciências Biológicas/ 2017. Sou membro da diretoria da ASTOXLATIN biênio 2019-2021. Em 2020, fui apontada pela plataforma Open Box da Ciência (http://www.openciencia.com.br/) entre as 50 pesquisadoras protagonistas da Ciência no Brasil. Componho o ranking dos 600 pesquisadores brasileiros mais influentes no mundo (Journal Plos Biology, https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918).

E-mail: prpgp@ufsm.br

Ato de Nomeação