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Sobre

Objetivos

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:
– à melhoria da qualidade da educação superior;
– à orientação da expansão de sua oferta;
– ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
– ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional segmenta-se em duas modalidades:

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Conaes. A autoavaliação serve para subsidiar a gestão universitária, inclusive, para gerar projetos institucionais em várias áreas que poderão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), qualificando a gestão universitária. O resultado da autoavaliação proporciona às unidades de ensino a possibilidade de realizar seu planejamento por meio dos planos de ação, contribuindo com a verificação das necessidades da Instituição como um todo.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.

O processo de Avaliação Institucional, em especial a Autoavaliação, busca examinar a Instituição integralmente, identificando a harmonia entre a missão e as diretrizes institucionais estabelecidas, visando à melhoria da qualidade da educação superior. Promove também a participação da comunidade universitária, de forma contínua, por meio da pesquisa de Autoavaliação.

Plano de Ação

O plano de ação é elaborado pela comissão setorial a partir do diagnóstico obtido pelos instrumentos de avaliação, no qual definem-se ações que deverão ser desenvolvidas pela comunidade do centro.
As ações procuram abranger os diversos segmentos, como gestores, docentes, discentes