Ir para o conteúdo Gabinete do Reitor Ir para o menu Gabinete do Reitor Ir para a busca no site Gabinete do Reitor Ir para o rodapé Gabinete do Reitor

UFSM volta às aulas nesta segunda-feira

O início do semestre marca o momento de volta às aulas para alguns estudantes, enquanto para outros, é o começo de uma nova jornada ao iniciar um novo curso. A Universidade Federal de Santa Maria deve receber cerca de 29 mil estudantes dos ensinos técnicos, graduação e pós-graduação, que retomam suas atividades letivas nesta segunda-feira (6), nos quatro campi. Aproximadamente 1,6 mil são novos alunos de graduação, ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada.

A recepção aos novos estudantes está sendo organizada nas Unidades de Ensino, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Calourada do segundo semestre se estende até sexta-feira (10), com atividades culturais e apresentações musicais junto aos Restaurantes Universitários, rodas de conversa e plantão de informações. Entre as atividades, haverá um Viva Campus especial da calourada no próximo final de semana, dia 12, que ocorre juntamente com a Polifeira do Agricultor.

Dentre as ações promovidas pela Universidade está a campanha de conscientização “Trote sem assédio”. A campanha, que já mobiliza a Universidade há alguns anos, tem como principal objetivo promover uma acolhida ao estudante com respeito e dignidade. “O trote sem assédio é muito importante para conscientizar os veteranos da importância do respeito entre os estudantes e os calouros de que não precisam se submeter a tudo para se inserir socialmente. Através de ações como essa é possível fortalecer o combate de qualquer tipo de assédio, especialmente o moral e o sexual, que são uma preocupação da universidade. A empatia é a palavra de ordem na calourada e na nossa sociedade, é preciso se colocar no lugar do outro e avaliar se nossas atitudes não estão prejudicando os outros,” avalia a pró-reitora substituta de Assuntos Estudantis, Angélica Iensen.

Confira as programações e eventos:

Matinê de Recepção – UFSM – Frederico Westphalen

Acolhe CT – Recepção aos Calouros(as) 2018.2