Ir para o conteúdo Gabinete do Reitor Ir para o menu Gabinete do Reitor Ir para a busca no site Gabinete do Reitor Ir para o rodapé Gabinete do Reitor
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM pode ser sede da Conferência Sul dos Jogos Universitários Brasileiros



Na última terça-feira (28) o reitor da UFSM, Paulo Burmann, recebeu em seu gabinete a comissão responsável pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). No encontro, foi tratado sobre a possibilidade de realização da regional Sul em Santa Maria. Estiveram presentes o secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, representantes do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, da Secretaria de Esporte de Santa Maria e da Câmara de Vereadores da cidade.

A edição deste ano do JUBS, que reúne mais de 600 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, acontece entre os dias 24 a 29 de agosto. Além de Santa Maria, também está concorrendo para sediar a Conferência Sul, a cidade de Gramado. Conforme o presidente da CBDU, Luciano Cabral, a decisão será técnica e deverá considerar a infraestrutura de cada local e a logística disponível para a realização dos jogos. “Nossa meta em levar as classificatórias para diversas cidades é difundir e fortalecer o esporte universitário, atingindo novas gerações”, explica Cabral. 

Na ocasião, o reitor da UFSM colocou a estrutura da instituição à disposição para apoiar ou sediar os Jogos. “A  UFSM, através do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), busca incentivar o esporte de diversas maneiras. Estamos construindo uma nova pista de atletismo e melhorando a infraestrutura do Centro. Nós entendemos o esporte como potencial modificador da realidade social e apoiar iniciativas como essa, que atuam na formação cidadã, é uma forma de honrar nosso compromisso com a sociedade e fazer uma boa utilização do recurso público que está sendo investido aqui.”, destaca Paulo Burmann. 

Para o diretor do CEFD, Rosalvo Luis Sawitzki, caso a UFSM sedie um evento desse porte, isso será um momento histórico para a instituição e para o reconhecimento de Santa Maria no setor esportivo. “É uma excelente oportunidade para explorar parcerias locais, estaduais e nacionais. Eventos como esse são ótimos impulsionadores do esporte da nossa cidade e região. Queremos trabalhar juntos na construção de políticas públicas para o esporte, criando programas efetivos para o desenvolvimento de diversas modalidades”, explica Sawitzki. 

Entre as modalidades que serão disputadas no JUBs, estão basquete, futsal, handebol e voleibol. As três melhores equipes em cada conferência regional, modalidade e gênero serão classificadas para a etapa nacional, que acontece em novembro, ainda sem local definido.

 

Texto: Mariana Henriques | Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Foto: Solange Prediger | Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-361-977

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes