CE
Centro de Educação

Centro de Educação recebe exposição de diários visuais

Mostra reúne trabalhos desenvolvidos por 120 alunos

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o Centro de Educação recebe a exposição “Diários Visuais”, realizada por alunos dos cursos de Pedagogia Diurno, Noturno e Educação Especial. A mostra reúne os diários produzidos por cerca de 120 estudantes, que trazem relatos não-cronológicos sobre as atividades desenvolvidas nas aulas durante o primeiro semestre do ano. Os trabalhos ficam expostos no hall de entrada e corredores do prédio 16B, das 8h às 22h.

Os diários foram desenvolvidos durante a disciplina Artes Visuais, ministrada pela professora Vivien Cardonetti. A partir de leituras e estudos sobre o tema ‘diários’, os alunos foram estimulados a produzir um espaço para narrativa de pensamentos, mas sem recorrer à escrita e de forma não-linear.

“O diário traz três desafios. Um é contar os fatos de forma que não seja cronológica. Os alunos podem dizer o que os afetou nas aulas, seja uma oficina ou um filme que problematizamos. O interessante de não ter uma narrativa linear é que eles sempre podem olhar para o que já fizeram e acrescentar algo”, ressalta Vivien. O formato, material e disposição dos elementos nos diários ficaram à escolha dos estudantes.

Segundo a docente, outra proposta do diário era que os alunos contassem a história por meio das imagens, sem utilizá-las como complemento de algo que já foi descrito. “O objetivo é não usar a imagem como ilustração ou representação do que está sendo escrito. A ideia é que a imagem vá além, me leve a fazer outras relações”, acrescenta.

Esta foi a primeira vez que a atividade foi desenvolvida nos cursos do Centro de Educação, de acordo com Vivien. A professora também realiza uma pesquisa sobre o tema no pós-doutorado, orientado pela professora Marilda Oliveira de Oliveira.

Mostra “Diários Visuais”

De 30 de junho a 4 de julho, das 8h às 22h
Turmas: 11 e 12 de Pedagogia Diurno, 8 de Pedagogia Noturno e 10 de Educação Especial
Orientadoras: Profa. Dra. Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira