CT
Centro de Tecnologia

Equipe do Taura Bots é premiada durante Robocar Race

Dois integrantes do Taura Bots participaram da Robocar Race 2018, realizada no dia 4 de novembro, em Santo André (SP). O evento promove uma competição entre veículos autônomos, com o objetivo de fomentar as pesquisas nessa área. O time da UFSM conquistou o terceiro lugar. O acadêmico de Engenharia da Computação, Daniel Nesvera e Renan Chiesa, da Engenharia de Controle e Automação, representaram o Taura Bots na Robocar Race. Daniel conta que o grupo ficou sabendo da competição através do Facebook, e que o grupo trabalha na área de veículos autônomos desde o início de 2018: “começamos inspirados pela Formula Driverless, competição realizada na Alemanha em 2017. Desde então, iniciamos o desenvolvimento de um protótipo utilizando um carrinho antigo de um dos integrantes, adicionando dispositivos necessários para ele funcionar autonomamente.  Também começamos a pesquisar sobre algoritmos inteligentes utilizando redes neurais e processamento de imagem para controlar o veículo”. Grande parte das equipes que participaram da Robocar Race provém de universidades localizadas no estado de São Paulo. O Taura Bots foi o único representante da região sul do Brasil. “Achamos muito interessante participar do evento para demonstrar o trabalho que está sendo desenvolvendo na nossa universidade, conhecer outras pessoas interessadas na área e outras tecnologias. Tivemos que fazer diversas alterações no protótipo e desenvolver novos algoritmos para atender às regras do evento”, afirma Daniel. O carrinho utilizado na competição, doado por um dos integrantes do grupo, teve de passar por adaptações estruturais antes da Robocar Race, como explica Daniel: “adicionamos um minicomputador, um sistema embarcado para controlar os motores do veículo, uma webcam e uma estrutura nova para sustentar os dispositivos. Atualmente o projeto está sendo impulsionado com investimento dos integrantes do grupo, com isso, priorizamos funcionalidade em detrimento da robustez, resultando em quebras frequentes e perda de tempo com repetitivas manutenções”. O terceiro lugar na competição foi comemorado pelo grupo, já que a Robocar Race foi a primeira competição de veículos autônomos em que o Taura Bots participou. “Conseguimos testar o veículo e os algoritmos desenvolvidos, encontramos falhas no projeto que estamos trabalhando para melhorar, adquirimos novos conhecimentos e fizemos novas amizades”, destaca Daniel. Daniel adianta que o grupo deseja participar de outras competições de veículos autônomos no futuro e busca apoio financeiro para isso. O Taura Bots também está se preparando para a FIRA RoboWorldCup 2019, competição de robôs humanoides que será realizada em março de 2019, no Irã. O convite veio após a participação da equipe no evento em 2018.

Confira mais fotos do Taura Bots na Robocar Race 2018

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.
  Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br. Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.