Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Equipe do Taura Bots é premiada durante Robocar Race

Um homem está abaixadao, mexendo em um carrinho de controle remoto. Atrás, outro homem está sentado.Dois integrantes do Taura Bots participaram da Robocar Race 2018, realizada no dia 4 de novembro, em Santo André (SP). O evento promove uma competição entre veículos autônomos, com o objetivo de fomentar as pesquisas nessa área. O time da UFSM conquistou o terceiro lugar.

O acadêmico de Engenharia da Computação, Daniel Nesvera e Renan Chiesa, da Engenharia de Controle e Automação, representaram o Taura Bots na Robocar Race. Daniel conta que o grupo ficou sabendo da competição através do Facebook, e que o grupo trabalha na área de veículos autônomos desde o início de 2018: “começamos inspirados pela Formula Driverless, competição realizada na Alemanha em 2017. Desde então, iniciamos o desenvolvimento de um protótipo utilizando um carrinho antigo de um dos integrantes, adicionando dispositivos necessários para ele funcionar autonomamente.  Também começamos a pesquisar sobre algoritmos inteligentes utilizando redes neurais e processamento de imagem para controlar o veículo”.

Grande parte das equipes que participaram da Robocar Race provém de universidades localizadas no estado de São Paulo. O Taura Bots foi o único representante da região sul do Brasil. “Achamos muito interessante participar do evento para demonstrar o trabalho que está sendo desenvolvendo na nossa universidade, conhecer outras pessoas interessadas na área e outras tecnologias. Tivemos que fazer diversas alterações no protótipo e desenvolver novos algoritmos para atender às regras do evento”, afirma Daniel.

O carrinho utilizado na competição, doado por um dos integrantes do grupo, teve de passar por adaptações estruturais antes da Robocar Race, como explica Daniel: “adicionamos um minicomputador, um sistema embarcado para controlar os motores do veículo, uma webcam e uma estrutura nova para sustentar os dispositivos. Atualmente o projeto está sendo impulsionado com investimento dos integrantes do grupo, com isso, priorizamos funcionalidade em detrimento da robustez, resultando em quebras frequentes e perda de tempo com repetitivas manutenções”.

O terceiro lugar na competição foi comemorado pelo grupo, já que a Robocar Race foi a primeira competição de veículos autônomos em que o Taura Bots participou. “Conseguimos testar o veículo e os algoritmos desenvolvidos, encontramos falhas no projeto que estamos trabalhando para melhorar, adquirimos novos conhecimentos e fizemos novas amizades”, destaca Daniel.

Daniel adianta que o grupo deseja participar de outras competições de veículos autônomos no futuro e busca apoio financeiro para isso. O Taura Bots também está se preparando para a FIRA RoboWorldCup 2019, competição de robôs humanoides que será realizada em março de 2019, no Irã. O convite veio após a participação da equipe no evento em 2018.

Confira mais fotos do Taura Bots na Robocar Race 2018

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.