Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Subdivisão de Tecnologia da Informação – TI/CT

Subdivisão TI padrão 2
Apresentação

        A  Subdivisão de Tecnologia de Informação do Centro de Tecnologia (TICT) fornece serviços de TI à comunidade do CT. Nosso objetivo é dar suporte ao desenvolvimento institucional, possibilitando o atendimento a diversas demandas relacionadas à utilização de recursos computacionais.

        São realizados atendimentos de suporte ao usuário, instalação e manutenção de vários servidores responsáveis por fornecer licenças a softwares utilizados em laboratórios didáticos, mantenimento de serviços em nuvem, instalação e manutenção de servidores dedicados, gerenciamento e manutenção de serviço de Wi-Fi, auxílio a grupos de pesquisa, consultorias sobre hardware e software, e a manutenção de PCs em laboratórios didáticos, entre outros.

Atualmente integram a equipe da TICT:

  • 2 servidores Técnico-Administrativos em Educação, sendo 1 Analista de TI e 1 Técnico de TI;
  • 3 bolsistas estudantes de graduação em TI;
Tutoriais
Abertura de Ticket
  • Para realizar a solicitação de um serviço via ticket, basta acessar https://servicos.cpd.ufsm.br/otrs/customer.pl, e então fazer o que segue:
    Fazer login no sistema;
  • Ir em Chamados -> Novo Chamado;
  • No campo Processo, selecione CT ->  TI  ->  Serviços de TI do CT;
  • No campo Serviço, selecione CT ->  TI  -> e então selecione o serviço desejado;
  • Preencher os campos solicitados e enviar o formulário.

ATENÇÃO: para solicitações que envolvam instalação de softwares em laboratórios, faz-se necessário uma antecipação mínima de 20 dias.

Solicitação de Computador Novo

Clique AQUI para mais informações.

Serviços
  • Suporte ao usuário em demandas variadas de informática como;
    •  Instalação de computadores e impressoras;
    • Manutenção de computadores;
    • Instalação e configuração de software;
    • Manutenção de laboratórios de Informática;
    • Suporte a grupos de pesquisa;
    • Configuração e suporte a servidores;
    • Suporte e gerenciamento de licenças de software;
    • Gerenciamento de ativos de TI;
 
Laboratórios

A Subdivisão de TI é responsável pelo gerenciamento e manutenção de alguns laboratórios de informática do Centro de Tecnologia.

Os laboratórios gerenciados são: 215, 301, 354, 361 e Engenharia Química.

Todas as salas dispõe de um projetor, tela de projeção e um computador para o professor.

Todos os computadores são equipados com o sistema Reboot & Restore no qual o computador volta ao estado original ao ser reiniciado, diminuindo a possibilidade de vírus e vazamento de informações sobre os usuários.

Os computadores passam por uma manutenção detalhada antes do início do semestre bem como também são realizadas manutenções periódicas ao longo dele.

Atualmente, as seguintes salas informatizadas são gerenciadas pela Unidade de TI:

  • Laboratório de informática 215 (Exp. Gráfica)
    • 29 computadores;
    • 37 cadeiras.
  • Laboratório de informática 301 (LECAP)
    • 21 computadores;
    • 21 cadeiras.
  • Laboratório de informática 354
    • 31 computadores;
    • 47 cadeiras.
  • Laboratório de informática 361
    • 21 computadores;
    • 36 cadeiras.
  
Agendamento de Salas

Os agendamentos são realizados através do Portal de Agendamentos.

Também é possível a consulta dos horários através deste link!

Contato

Centro de Tecnologia
Anexo A, sala 360
utict@ufsm.br