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CTISM – Segurança do Trabalho – Atribuições do Profissional

O egresso do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho CTISM será um profissional detentor de um conjunto de competências e habilidades que o capacitará a desempenhar as suas atividades na área da Segurança do Trabalho. Durante a formação profissional, além da formação técnica em Segurança do Trabalho, também serão desenvolvidas as seguintes competências pessoais: iniciativa, raciocínio lógico, dinamismo, flexibilidade, atenção, antecipação de problemas, senso crítico, capacidade de comunicação e competências interpessoais, capacidade de observação técnica, e o trabalho em equipe.
O profissional Técnico em Segurança do Trabalho deverá apresentar as seguintes características:
• Atuar cooperativamente em equipes multidisciplinares obedecendo às normas de organização e segurança.
• Ter iniciativa e observação.
• Elaborar e implantar política de Segurança e Saúde do Trabalho.
• Auditar e acompanhar inspeções de segurança, a fim de promover Segurança e Saúde do Trabalho, assim como qualidade de vida dos trabalhadores.
• Prevenir e auxiliar no controle de doenças e acidentes de trabalho.
• Educar por meio de ações, na área de Segurança e Saúde do Trabalho.
• Documentar a área de Segurança e Saúde do Trabalho.
• Analisar procedimentos em acidentes de trabalho com lesão ou danos materiais, promovendo a prevenção de acidentes e/ou doenças profissionais.
• Avaliar a rotina de trabalho e os processos de trabalho, sugerindo medidas e sistemas de proteção coletiva e individual.
• Planejar o ambiente de trabalho, avaliação, sistemas de segurança, normas e regulamentos internos.
• Programar ações de integração preventivas, palestras, cursos destinados à diminuição de acidentes, controle de sinistros, relações interpessoais e produção com vistas à melhoria do ambiente de trabalho.
• Apresentar às chefias e trabalhadores formas de ação que interajam com vários setores, controlando eventos acidentais.
• Usar estratégias que enfoquem a prevenção para conscientizar trabalhadores.
• Preceituar valores de segurança, integrando-os à qualidade do trabalho, ao meio ambiente, à produção e ao controle de despesas nas empresas.
• Proteger os trabalhadores, reduzindo riscos laborais, aumentando, assim, a produção e competição das organizações.
• Reconhecer e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamento.
• Registrar fatos e prestação de serviços conforme área de atuação, colhendo e redistribuindo dados.
• Utilizar conceitos ergonômicos na realização das tarefas.