Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

CTISM – Segurança do Trabalho – Objetivos

OBJETIVO GERAL:

O Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, na modalidade EaD, tem como objetivo geral oportunizar as aprendizagens necessárias para a formação de profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho que promovam, após análise, o planejamento e o controle de ações de educação preventiva, implementação de ações que visem à preservação da integridade física dos trabalhadores e a segurança nas atividades ocupacionais, pela utilização de tecnologias, métodos e habilidades específicas.

OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:

• Formar profissionais técnicos habilitados e preparados para atuar na promoção de um ambiente de trabalho seguro, em empresas públicas e privadas e em instituições nas áreas de saúde e ocupacional.

• Formar profissionais capazes de desenvolver atividades de planejamento, implementação e controle de medidas coletivas e individuais no ambiente de trabalho, projetos, gestão de equipe.

• Preservar a saúde do trabalhador e respeitar a legislação vigente em um contexto de sustentabilidade.

• Formar um cidadão multidisciplinar, participativo e crítico capacitado a conjugar o conhecimento técnico adquirido com a realidade profissional, possibilitando-lhe planejar métodos para eliminar ou minimizar os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos.

• Possibilitar ao estudante domínio e conhecimentos nas diversas áreas da Segurança do Trabalho, permitindo-lhe atuar com eficiência no desenvolvimento de suas atividades profissionais.

• Desenvolver competências pessoais e habilidades como criatividade, interação com equipes, gerenciamento de projetos, multifuncionalidade, entre outros.

• Formar profissionais com uma visão abrangente, indispensável ao exercício profissional, contemplando assuntos que possibilitem o adequado conhecimento dos fundamentos dos materiais, dos sistemas, dos processos e dos procedimentos característicos da área de Segurança do Trabalho, aliada à capacidade para planejar, projetar e atuar na manutenção industrial.

• Promover atitude empreendedora que viabilize o trabalho em equipe, melhorando as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

• Possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos que permitam participar de forma responsável, ativa, crítica e criativa da vida em sociedade, na condição de técnico-cidadão.