Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Informática para Internet – Polos – Santa Maria

Santa Maria situa-se na região central do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 180 mil habitantes, hoje é considerada um pólo de educação, serviços, comércio e indústria, através da UFSM. Santa Maria tem sido promotora do desenvolvimento regional da Metade Sul.As bases econômicas do município podem ser avaliadas pelos empregos ofertados. Os dados disponíveis revelam a alta importância do setor terciário, destacando-se o comércio, os serviços públicos, incluindo os da Universidade Federal de Santa Maria, e os militares. Nas funções relacionadas a prestação de serviços destacam-se áreas: Comercial, Educacional, Médico-Hospitalar, Rodoviário e Militar/ Policial. Estas funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, salientando-se principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional. Ainda no aspecto funcional da cidade, aparece em segundo lugar o Setor Primário (Agropecuário) e em terceiro lugar, o Setor Secundário, que no geral são indústrias de pequeno e médio porte, voltadas principalmente para o beneficiamento de produtos agrícolas, mobiliários, calçados, lacticínios, etc. A escola sede do EAD será a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial.

Coordenador do Polo ETEC

Professor Paulo Roberto Rodrigues