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Linhas de Pesquisa

O Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica possui duas linhas de pesquisa:

1) Formação Docente, Políticas Públicas, Mundo do Trabalho em EPT.

Áreas relacionadas: Educação Profissional e Tecnológica

Descrição

Orienta seus estudos pela análise crítica da formação docente e das práticas formativas e pedagógicas, além do estudo do mundo do trabalho para a EPT e aborda e descreve o trabalho pedagógico em EPT. Situa a EPT no contexto das políticas educacionais brasileiras e globais, das mudanças socioeconômicas e das políticas relacionadas ao trabalho.

Objetivos específicos
  • Investigar sobre a formação docente para a Educação Básica e para a EPT: convergências, especificidades e contradições;
  • Pesquisar sobre as práticas docentes em locais formais e não formais de ensino; • Aprofundar estudos sobre práticas pedagógicas relativas à integração entre Educação Básica, a Educação Profissional e o Ensino Superior;
  • Relacionar a formação docente e a diversidade étnico-cultural; • Compreender as mudanças conjunturais da sociedade, situando a função do Estado e suas implicações no campo das políticas da Educação Básica, da EPT e Ensino Superior;
  • Estabelecer relações entre trabalho e educação, com ênfase na EPT; • Conhecer as diferentes formas de organização do trabalho, da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações na Educação Básica, na EPT e Ensino Superior;
  • Desenvolver estudos sobre avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à EPT;
  • Analisar o trabalho pedagógico na EPT: historicidade, características e desafios. • Compreender as trajetórias de estudantes da Educação Profissional, vinculados à permanência e ao êxito;
  • Compreender as interfaces da Educação Especial e da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Articular estudos envolvendo direitos humanos, gênero e mundo do trabalho.
Docentes
Alejandro Lezcano Schwarzkopf 
Angela Isabel dos Santos Dullius
Ascísio dos Reis Pereira
Belkis Souza Bandeira
Claudemir de Quadros
Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Leila Maria Araújo Santos
Mariglei Severo Maraschin
Marcelo Freitas da Silva
Sabrina Fernandes Castro
Melina de Azevedo Mello

2) Inovação e Gestão para a EPT e suas Práticas Pedagógicas

Áreas relacionadas: Educação Profissional e Tecnológica 

Descrição

Investiga, com base na ciência e nas técnicas e tecnologias que lhes são correlatas, possibilidades de aplicação de novas tecnologias ou de aperfeiçoamento daquelas que já existem, objetivando aprimorar procedimentos pedagógicos em EPT, desenvolver produtos e metodologias e analisar impactos das inovações tecnológicas nas ações pedagógicas em EPT.

Objetivos específicos
  • Explicitar de que maneira a utilização de aparatos tecnológicos pode impactar no desempenho cognitivo e interacional de sujeitos da aprendizagem, a partir dos princípios básicos das ciências, da tecnologia, da arte e da formalização linguística;
  • Investigar o impacto da utilização das ferramentas tecnológicas existentes no desempenho na educação formal e informal, tanto para professores quanto para estudantes, verificando a implicação no aumento da produtividade intelectual e operacional, bem como a relação custo-benefício dessa utilização no processo educacional;
  • Desenvolver produtos e metodologias educacionais para o auxílio do ensino na Educação Profissional mediada por tecnologias da informação e da comunicação;
  • Realizar estudos e pesquisas sobre os impactos do uso das inovações tecnológicas nas ações pedagógicas em EPT.
Docentes
Angela Isabel dos Santos Dullius
Claudia Smaniotto Barin
Leila Maria Araújo Santos
Marcelo Freitas da Silva
Maria Emília Camargo
Melina de Azevedo Mello
Renato Preigschadt de Azevedo
Ricardo Machado Ellensohn
Rogério Correa Turchetti
Silvana Maldaner
Simone R. Ceolin
Walter Priesnitz Filho
Tiago A. Rizzetti – Professor colaborador