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Curso Licenciatura em Educação da Campo CCR/UFSM recebe reconhecimento nacional por ações formativas do Ciclo Temas Emergentes 2025



A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Centro de Ciências Rurais da UFSM/, ofertado na modalidade a distância no âmbito da UAB, recebeu, nos últimos dias, três importantes declarações de reconhecimento institucional, provenientes de fóruns estaduais e de universidades públicas de diferentes regiões do país. Os documentos ressaltam o impacto, o alcance e a relevância do “Ciclo Formativo Temas Emergentes 2025 – Dialogando com as Escolas do Campo: Cultivando Saberes na Formação Docente,” iniciativa coordenada pelo curso e transmitida pelo canal Capacitação Digital da UFSM.

1- Reconhecimento do FECOUAB-RS: alcance em 68 municípios
O Fórum Estadual de Coordenadores de Polos UAB do Rio Grande do Sul (FECOUAB-RS) destacou publicamente a contribuição da Licenciatura em Educação do Campo para a formação continuada de professores, gestores e comunidades escolares em diferentes regiões do estado e do país.
No documento, o Fórum ressalta que cerca de 68 municípios vinculados ao FECOUAB-RS participam das atividades do ciclo formativo, evidenciando uma abrangência territorial expressiva e o fortalecimento das políticas de Educação do Campo no estado. O texto destaca ainda mais de 2.500 inscrições na edição 2025 e enfatiza o papel da Universidade Pública como articuladora de redes de formação e diálogo.

2 – CEEC/RS reforça a importância política e pedagógica da iniciativa
O Comitê Estadual de Educação do Campo do Rio Grande do Sul (CEEC/RS) também emitiu declaração oficial reconhecendo a importância estratégica do ciclo formativo promovido pela LEC/UFSM.
No documento, o Comitê afirma que o Temas Emergentes 2025 constitui um espaço qualificado de estudo, debate e reflexão que reúne professores, gestores, estudantes, movimentos sociais e pesquisadores comprometidos com uma educação contextualizada, crítica e socialmente referenciada. A declaração também destaca contribuições na formação continuada, na valorização dos saberes dos territórios e no fortalecimento das parcerias institucionais voltadas às políticas públicas para escolas do campo.

3- Nordeste reconhece a ação: agradecimento da UFCG – Cajazeiras (PB)
A abrangência do ciclo não se limita ao Sul do Brasil. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras – PB, por meio da coordenação local da Licenciatura em Educação do Campo, declarou publicamente seu agradecimento pelas ações desenvolvidas pela UFSM.
O documento destaca que o Temas Emergentes 2025 fortaleceu a formação dos estudantes e professores da instituição, reafirmando o compromisso da Universidade Pública com a promoção de práticas educativas críticas e com a construção de redes colaborativas no campo da educação.

Assim, os três documentos reforçam que o trabalho realizado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo, no qual é registrado no projeto GAP/CCR 055668 – Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica, tem se consolidado como uma referência nacional na formação de educadores e no fortalecimento da Educação do Campo. As ações do Ciclo Formativo Temas Emergentes 2025:

  • ampliam o diálogo entre universidade, escolas e comunidades rurais;
  • fortalecem o protagonismo dos territórios;
  • estimulam práticas inovadoras e contextualizadas;
  • aproximam diferentes estados e regiões em uma rede nacional de formação.

As declarações recebidas demonstram a relevância social, pedagógica e política da iniciativa coordenada pela Educação do Campo, reafirmando o compromisso histórico do curso com a formação de professores, com a valorização dos territórios e com a defesa de uma educação pública, democrática e vinculada às realidades do campo.
A Licenciatura em Educação do Campo CCR/UFSM celebra esse reconhecimento coletivo e segue fortalecendo sua atuação nacional na promoção de práticas formativas comprometidas com a transformação social e a justiça educacional.

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