Ir para o conteúdo Engenharia Florestal Ir para o menu Engenharia Florestal Ir para a busca no site Engenharia Florestal Ir para o rodapé Engenharia Florestal
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Papo com o egresso: episódio 2



Cleiton trabalha hoje na Tecnoplanta Florestal

O egresso Cleiton Brugnera se formou na primeira turma de Engenharia Florestal do nosso campus, há onze anos. É história para contar, não é? Confira abaixo

1. Cleiton, você se formou na primeira turma de Engenharia Florestal da UFSM-FW. O que te motivou a entrar no curso?

Sim, me formei na primeira turma em 13 de agosto de 2011. O que me motivou a fazer este curso foi porque meu avô Ernesto Tibolla trabalhava como agrimensor na cidade de David Canabarro e minha mãe me dizia que eu deveria seguir no caminho do meu avô que sempre esteve envolvido no meio florestal.

2. E o que você ainda lembra que mais te marcou em estudar na UFSM-FW?

Como fomos a primeira turma, não tínhamos nenhum laboratório do nosso curso em FW e participei, junto com meus colegas e o professor Edison Cantarelli, da construção do viveiro da Engenharia Florestal. Também outra coisa é que sempre trabalhei na construção civil, na construção de calçadas de basalto… As calçadas e escadarias na Praça da Matriz, eu que construí todas elas. Como eu tinha que estudar o dia inteiro no colégio agrícola, precisava trabalhar durante os finais de semana e feriados que não tínhamos aulas.

3. Quando você estava na faculdade, com o que se imaginava trabalhando?

Minha ideia sempre foi de que eu trabalharia na parte de cultivos florestais e na parte de beneficiamento de madeiras. (Nada a ver com que faço hoje).

4. Você se sentiu preparado para atuar assim que se formou?

Sim, sempre tive convicção de que tudo o que aprendi na graduação foi primordial para eu poder desenvolver o meu trabalho na empresa que estou até hoje, desde o meu estágio.

5. Conte um pouco pra gente sobre a sua função na Tecnoplanta.

Como engenheiro florestal e responsável técnico dos viveiros da Tecnoplanta, minha função está diretamente relacionada a questões de legislação ambiental (Licenças Ambientais, FEPAM, RENASEM, MAPA, declarações de produção etc. Além dessas demandas, sou o gerente de campo nas áreas de olivicultura e de manejo da floresta de eucalipto da empresa.

6. Vimos uma matéria sua de 2017 no Folha do Noroeste que foi fazer estágio obrigatório na Tecnoplanta e se tornou responsável técnico. Como isso aconteceu?

Isso mesmo. Fiz o estágio obrigatório normal do curso, mas como a direção da Tecnoplanta sempre gostou muito do meu trabalho, fiquei responsável de fazer toda a implantação dos olivais da empresa, que hoje contam com mais de 230 hectares plantados, nas regiões de Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Caçapava do Sul e São Sepé. Além de atuar na gerência da colheita das olivas para fazer o azeite Prosperato, que fica na indústria de Caçapava do Sul.

7. Pode nos contar um pouco sobre o ramo em que você atua?

A área de responsável técnico é muito importante, pois você está diretamente relacionado à direção da empresa, nas atualizações de documentações e produções anuais de mudas para os viveiros, que devem ser anualmente enviadas para os órgãos de fiscalização.

Gostaria de acrescentar alguma coisa? Algo interessante do seu trabalho/estudos etc. Fique à vontade!

Gostaria de acrescentar que todos os meus professores foram grandes incentivadores em toda a minha graduação, sempre nos apoiando, nos orientando de todas as maneiras possíveis para que um dia nos tornássemos grandes profissionais e exemplo para os próximos alunos que entrassem na universidade.

Cleiton, você é uma inspiração pra nós. Agradecemos por ter aceitado participar desse papo!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-270-338

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes