Dois e-books da área da Comunicação serão lançados no dia 27 de novembro, durante o evento (Com)texto RP, em Frederico Westphalen.
O e-book “Livro de repórter: autoralidade e crítica das práticas” reúne a produção acumulada ao longo de uma década pelos grupos de pesquisa Estudos em Jornalismo (CNPq/Unisinos) e Resto – Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM), liderado pela Profª Ângela Zamin. Docentes e discentes da graduação e da pós, das duas universidades e de outras instituições, interrogam sobre as práticas jornalísticas narradas pelos sujeitos jornalistas em seus “livros de repórter”, conceito gestado na e a partir da pesquisa, e desenham um campo de estudos, a crítica das práticas jornalísticas. Dezoito textos integram a publicação.
O e-book intitulado “Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações” aborda 20 temas atuais relevantes, dentre eles: influenciadores, whatsapp, big data, diversidade, acessibilidade, fake news e responsabilidade socioambiental. Para refletir sobre essas questões, colaboraram com o livro importantes pesquisadores(as) e consultores(as) brasileiros, como Carolina Terra, Ricardo Sales, Wilson Bueno, Paulo Nassar, Luiz Alberto de Farias e Rudimar Baldissera. A organização é do Grupo de Pesquisa EstratO (CNPq/UFSM), liderado pelos professores Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo.