A pandemia do novo coronavírus está presente no Brasil desde março de 2020. Desde então, as universidades brasileiras tiveram suas atividades acadêmicas suspensas de forma presencial, a fim de evitar aglomerações. Desse modo, a Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, também adotou o método de fechamento temporário de seu espaço físico. Entretanto, alguns projetos estão sendo ministrados pelo departamento de ciência e comunicação da UFSM-FW, de forma dividia a professores responsáveis, bolsistas, voluntários e técnicos em diversos projetos em combate a pandemia.
O projeto Agência da Hora no combate à desinformação, é um dos projetos em andamento. Ministrado pela Professora e doutora Luciana Carvalho. O projeto consiste em colaborar na checagem de fatos e curadoria de informações durante a pandemia nas redes sociais da Agência da Hora, nas rádios de Frederico Westphalen e região e também através de colaboração do público via e-mail e WhatsApp. “O projeto surgiu da vontade de trabalharmos na linha de frente no combate à COVID-19, nos integrando aos de mais projetos envolvidos na UFSM em todos os seus campi.” Ressalta Luciana, coordenadora do projeto. Luciana fala também da importância do jornalismo e do consumo das Fake News durante a pandemia “Esta parceria com as rádios é de suma importância, já temos um número próximo de 40 emissoras reproduzindo nossas checagens. A partir do lançamento do projeto os moradores de Frederico e região poderão participar e tirar suas dúvidas através de e-mail ou WhatsApp.” Afirma a professora.
Outro projeto que está em andamento durante a pandemia é o (COM)VIDA, ministrado pela professora, doutora, Lana Campanella, de Relações Públicas. O projeto faz parte dos cuidados a saúde mental durante a pandemia da COVID-19. Lana, conta com a parceria da rádio comunitária que está veiculando os podcasts do projeto, bem como execução de lives em parceria com psicólogas e equipe técnica, contanto com a colaboração de oito psicólogas. “ Buscamos a parceria de psicólogas que formatam o conteúdo e nós colocamos nas plataformas digitais.” Afirma Lana. Além dos Podcasts e lives, também tem as cartilhas disponibilizadas pelo projeto. “O objetivo do projeto não é o alcance de um público específico ou alunos da UFSM, nosso impacto é até onde a internet permitir. Mandamos release para todo o médio e alto Uruguai, Santa Maria e Porto Alegre e conseguimos uma boa receptividade deste público.” Conta a professora responsável.
Jones Machado, Professor do departamento de ciência da Comunicação também é coordenador de um projeto: Distanciamento social em rede. O projeto consiste em estratégias para micro e pequenas empresas no contexto da pandemia de coronavírus. No momento o projeto possui contato com onze microempreendedores. “Sobre a dinâmica do projeto: recebo informações por telefone, e-mail ou whatsapp, discutimos entre os professores da equipe e traçamos o plano de ação.” Conta Jones sobre o meio de como funciona o trabalho. “Os estudantes reúnem os materiais, executam os planos de ação e ao final, eu os aprovo. Tudo a distância, sem exposição de ninguém” Ressalta o professor sobre os cuidados dos alunos referente ao distanciamento social.
Todos os projetos são do departamento de ciência e comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Os projetos buscam parcerias com a pró-reitoria de extensão da UFSM, e vinculam seus projetos por meio de redes sociais e plataformas digitais.
Dados de contato dos projetos:
Projeto COM(VIDA) de saúde mental durante a pandemia: (51) 9 9764-3365 ou e-mail: comunicarerp.ufsmfw@gmail.com.
Projeto Distanciamento Social em Rede: (55) 9 9991-5755 ou e-mail: jones.machado@ufsm.br
Projeto Agência da Hora no combate à desinformação: (55) 9 9985-0580 ou e-mail: checagemdahora@gmail.com.
Reportagem: Igor Mussolin, da Agência Da Hora.