Ir para o conteúdo Relações Públicas Bacharelado Ir para o menu Relações Públicas Bacharelado Ir para a busca no site Relações Públicas Bacharelado Ir para o rodapé Relações Públicas Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa EstratO completa 5 anos e apresenta novo projeto



Desde 2015, o EstratO atua no estudo, pesquisa e publicação de resultados obtidos a partir de suas investigações sobre mídia, estratégias e organizações. De lá para cá, em 5 anos, passaram pelo Grupo mais de 15 alunos, os quais desenvolveram a iniciação científica resultando em livros, artigos em periódicos e participação em congressos em todo o país.

Diante da pandemia do novo Coronavírus, o cenário organizacional sofreu modificações impondo adaptação e inovação nas formas de comunicação. Do mesmo modo, o Grupo de Pesquisa EstratO também acompanhou a dinamicidade do contexto e ajustou seu planejamento para 2020. Sendo assim, o novo projeto do EstratO, que se trata de uma publicação intitulada #CasesInspiradores: comunicação na prática também vai contar com uma sessão especial, com experiências vividas por profissionais de comunicação diante da crise da Covid-19 no Brasil. A Chamada Pública de Cases será lançada em breve!

Este projeto representa a continuidade do trabalho de pesquisa já realizado, tendo agora, como foco, a publicação de cases inspiradores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, cujos relatos contarão com a participação de profissionais do mercado, num movimento de aproximação com egressos e sociedade, resultando em um material didático para a sala de aula, para o tensionamento com as teorias.

Em suma, o objetivo é desenvolver um livro a fim de contribuir com a divulgação do trabalho profissionalizado de comunicação em diferentes regiões do Brasil e com diferentes temas, agregar às práticas de sala de aula a partir da publicação de um livro de cases. Busca-se também somar à prática de outros tantos profissionais tendo o livro como um instrumento de motivação, visibilidade dos trabalhos desenvolvidos nas organizações e benchmarking.

Além do projeto da terceira publicação organizada, o grupo continua atuando na divulgação científica da área e no aperfeiçoamento de seus integrantes. Confira abaixo as atividades do grupo neste ano:

Atividades do grupo em 2020: 

  • Publicação do Artigo “Dicionários Brasileiros de Comunicação: uma contribuição para o ensino e a popularização da ciência” na Revista Comunicação & Informação (UFG), de autoria dos integrantes Mariana Portal, Patrícia Milano Pérsigo, Daiane Scheid e Jones Machado.
  • Lançamento do livro: “Gestão estratégica da comunicação de crise”, de autoria de um dos professores do Grupo, Jones Machado. 
  • Publicação de artigo em revista internacional: Os profissionais de relações públicas e comunicação: competências para a diversidade”, na Revista Internacional de Relaciones Publicas, de autoria de uma das professoras do Grupo, Patrícia Milano Pérsigo em co-autoria com as docentes Andréia Silveira Athaydes e Gehysa Guimarães Alves. 
  • Publicação do capítulo: “Crise, sim; terra arrasada, não. Lições de uma pandemia para os relacionamentos organizacionais”, de autoria de um dos professores do Grupo, Jones Machado, no livro “Impactos e aprendizados do coronavírus na perspectiva dos relacionamentos organizacionais”, organizado por professores da PUCRS.
  • Participação da Professora Patrícia Milano Pérsigo como integrante da equipe Latin Communication American (LCM) – Brasil. Publicação do texto “Cibersegurança: o que sabemos sobre isso?” no Blog Fantástico Mundo RP, em co-autoria com a docente Andréia Silveira Athaydes e o docente Gustavo Eugênio Hasse Becker.  
  • Publicação do capítulo: “Gestão de crise e mídias digitais: relações públicas aplicadas antes, durante e depois”, de autoria de um dos professores do Grupo, Jones Machado, no livro “Comunicação Organizacional contemporânea: para além do digital”, organizado pelo Grupo de Pesquisa COM+, da USP.
  • Pós-doutoramento de uma das professoras do Grupo, Daiane Scheid, junto ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, sob a orientação da Profª. Drª. Teresa Ruão. Além de participar de atividades acadêmicas, desenvolve um projeto de pesquisa sobre a comunicação das universidades públicas portuguesas, especialmente a atuação dos gabinetes de comunicação no relacionamento com os órgãos de comunicação social. Em virtude do contexto, a investigação ainda agregou a coleta de dados sobre a percepção desses profissionais sobre o teletrabalho e a atuação do gabinete na pandemia. 
  • Apresentação de trabalho no XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – Abrapcorp: “Estratégias de visibilidade e relacionamento com a mídia: relato de uma pesquisa em curso sobre a comunicação das Universidades Públicas Portuguesas”, de autoria de uma das professoras do Grupo, Daiane Scheid, e co-autoria da Profª Drª. Teresa Ruão.
  • Divulgação dos dois livros organizados pelo EstratO, inclusive com doação de exemplares ao acervo da biblioteca da Universidade do Minho. Publicações produzidas em parceria com pesquisadores de todo o Brasil e com o apoio dos estudantes vinculados ao grupo, atualmente representados pela discente Luiza Fanfa. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-330-287

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes