No dia 12 de abril, o EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais – lança o terceiro livro do grupo de pesquisa da UFSM, organizado pelos Profs. Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo. A obra, intitulada “Cases Inspiradores: comunicação na prática”, reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações.
Os cases versam sobre inúmeras experiências profissionais e acadêmicas de jornalistas, publicitários e relações-públicas que atuam em empresas, instituições públicas e projetos de extensão ou institucionais. A fim de tensionar teoria e prática, ao final de cada case há um comentário teórico desenvolvido por pesquisadores convidados, como Carolina Terra, Wilson Bueno, Bianca Dreyer e Issaaf Karhawi. Além disso, as estudantes integrantes do grupo de pesquisa elaboraram um Desafio e um Exercício para cada um dos cases, tendo em vista que o livro é didático e pode ser usado como recurso pedagógico para professores de cursos superiores de comunicação social e suas habilitações.
O livro digital apresenta-se em três seções: 1. Comunicação Organizacional; 2.Comunicação e Pandemia; e 3. Universidade e Sociedade. Dentre os temas abordados nas práticas relatadas nos cases estão eventos, campanhas, projetos, assessoria, planejamento, marketing, mídias sociais digitais, estratégias, reputação, sustentabilidade, cultura, públicos, branding, comunicação interna, entre outros.
O formato desta publicação é totalmente diferente das demais, trata-se de um formato digital interativo, em que o leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário. É possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios.
Marlene Marchiori é a professora responsável pelo prefácio. Para Marchiori, que é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisadora, palestrante, escritora e pós-doutora em Comunicação Organizacional (Brian Lamb School of Communication – EUA), “casos revelam as práticas de comunicação e nessa obra construída com dedicação pelos organizadores e, certamente, por cada um dos autores que aqui se colocam e apresentam suas contribuições teórico-práticas, conseguimos imaginar e comprovar a amplitude do escopo das dinâmicas comunicacionais que revelam estratégias, processos
de execução e mensuração, os quais assumem valor a partir do aprimoramento dos
relacionamentos com públicos, nossa maior riqueza.” .
O livro “Cases Inspiradores: comunicação na prática” foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, é disponibilizado gratuitamente para download no site do Grupo EstratO no link: https://www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes