Ir para o conteúdo Ciências Contábeis Ir para o menu Ciências Contábeis Ir para a busca no site Ciências Contábeis Ir para o rodapé Ciências Contábeis
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Convite para exibição de filme sobre Lupicínio Rodrigues



O Grupo de Estudos Sobre Pós-Abolição – GEPA UFSM, através do projeto de Extensão 60504 convida para a exibição pública e gratuita do filme “Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor” (Plural Filmes, 96 min, 2022), que ocorrerá em Santa Maria/RS, no dia 23 de setembro de 2023, a partir das 19 horas no Centro de Convenções da UFSM. Além da exibição do longa, o evento contará com homenagens a descendentes de lideranças do associativismo negro de Santa Maria, contemporâneos do compositor em sua passagem pela cidade.

Os ingressos são gratuitos e podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível, retirados a partir do dia 06/09 nos pontos: CAL UFSM, CCSH UFSM, SEDUFSM, AHMSM e ARÁ DUDU.
.

Lupicínio Rodrigues (1914-1974) tem uma importância indiscutível na história da música brasileira, e sua conexão com Santa Maria é particularmente significativa. Seus vínculos com a cidade e sua influência na cultura local são profundos e é essencial reconhecer essa conexão. Por isso da importância deste evento!

“Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor” é produzido pela Plural Filmes, em coprodução com o Canal Curta!; Direção de Alfredo Manevy; Roteiro de Alfredo Manevy, Armando Almeida e Marcia Paraiso e teve a assessoria histórica colaborativa de pesquisadores que integram o GEPA UFSM.
.
O evento é uma iniciativa do GEPA UFSM, com o apoio de várias entidades comprometidas com a promoção da cultura, educação e direitos humanos.

Venha se juntar a nós neste dia especial de celebração, homenagem e de reparação histórica!

.


O QUE
: Exibição do filme Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor (Plural Filmes, 2022).

QUANDO: 23/09/2023 – sábado.

ONDE: Centro de Convenções UFSM.

HORÁRIO: a partir das 19 horas.

VALOR: gratuito. Ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível.

PONTOS DE RETIRADA DE INGRESSOS

CAL UFSM: Prédio 40, campus UFSM.

CCSH UFSM: Prédio 74, campus UFSM.

SEDUFSM: Rua André Marques, 665.

ARÁ DUDU: Rua Dr. Turi, 2070.

AHMSM:  Rua Appel, 900.

Realização: GEPA UFSM.

Financiamento: UFSM, PRE UFSM, CCSH UFSM, CAL UFSM, CC UFSM, SEDUFSM, 

Apoio: PLURAL FILMES, ODH UFSM,  PPGH UFSM, DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UFSM, CURSOS DE HISTÓRIA UFSM, AHMSM, DAQUIPALM UFSM, CASA VERÔNICA, MARIAS BONITAS FAZENDO HISTÓRIA, VILA RESISTÊNCIA, ATELIÊ GRIÔ, ARÁ DUDU.

Mais sobre Lupi e Santa Maria 


O filme traz a público, pela primeira vez, as origens mais remotas de Lupi, apontando sua ancestralidade africana, a partir dos casais de seus pentavós, Antônio Benguela e Rosa Rebolo e Pedro Benguela e Josefa Benguela, redescobertos pelos pesquisadores do GEPA UFSM, africanos nascidos no século XVIII, traficados para o Brasil e escravizados por José Carneiro Geraldes, na cidade de Mostardas, litoral Negro do Rio grande do Sul.  Território de concentração quilombola, objeto de estudo da historiadora Cláudia Daiane Molet (tese premiada pela CAPES, 2019).


A produção do filme chega até o grupo devido à importância da passagem do Lupícinio por Santa Maria/RS, onde viveu nos anos 1930, e compôs Felicidade, local que ele se referia como a “cidade que despertou o seu coração” e que proporcionou experiências nos clubes sociais negros, onde conheceu o seu primeiro grande amor, Inah Pereira Soares, mulher negra, de quem foi noivo, mas também por quem foi preterido, arrebatando o seu coração e tornando-se tema de várias canções, tais como Nervos de Aço e Zé Ponte.  Personagens sobre os quais os pesquisadores ligados ao GEPA UFSM se detiveram, revelando informações inéditas.


Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor é uma obra que faz justiça à produção de Lupi, denuncia as violências e violações vivenciadas por ele, mas, sobretudo, faz jus a Lupi como ser humano.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-477-3378

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes