Os Cursos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizaram, no dia 18 de agosto, a Aula Inaugural do segundo semestre de 2026, com o tema “O Futuro é o Agora”. O evento reuniu aproximadamente 350 estudantes, professores e profissionais da área contábil em uma noite de integração, conhecimento e discussão sobre os desafios e as oportunidades que já fazem parte da realidade da profissão.
Realizada no Auditório Wilson Aita, a programação contou com as palestras de Edgar Madruga, que abordou a “Reforma Tributária: a nova realidade da profissão contábil”, e de Simone Zanon, que discutiu a “Contabilidade em transformação: formando profissionais para os desafios e oportunidades do novo mercado”.
A iniciativa marcou também um importante momento de integração entre os Cursos de Ciências Contábeis, o Departamento de Ciências Contábeis, o Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis, o Espaço Contábil Região Centro e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS). A articulação entre tais unidades e instituições reforça o compromisso com uma formação acadêmica cada vez mais conectada às transformações e às demandas do mercado profissional.
A programação também resgatou a experiência do Mercado Contábil, iniciativa realizada anteriormente e que contou com a participação de seis escritórios de contabilidade e auditoria de Santa Maria. A ação proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de conhecer diferentes organizações e possibilidades de atuação profissional, fortalecendo a aproximação entre a universidade e o mercado.
Além das palestras, a Aula Inaugural contou com coffee break, brindes e momentos de integração, proporcionando aos participantes um espaço de convivência e networking.
A realização da Aula Inaugural reafirma, assim, a importância da atuação conjunta entre universidade, entidades profissionais e organizações do setor contábil para fortalecer a formação dos futuros profissionais.
Mais do que marcar o início de um novo semestre, o encontro reforçou uma mensagem central: as transformações da Contabilidade já estão acontecendo — e os futuros profissionais precisam estar preparados para elas.
O Futuro é o Agora.