Ir para o conteúdo Ciências Sociais Ir para o menu Ciências Sociais Ir para a busca no site Ciências Sociais Ir para o rodapé Ciências Sociais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos de Teoria Política Feminista



 Feminismo e teoria política se cruzaram e passaram a se implicar teoricamente à medida que o feminismo resgatou, sob uma ótica diferenciada (aquela do gênero), questões fundamentais da teoria política. Se servindo de distintas abordagens, a teoria feminista pôs em destaque não só o papel da mulher nas questões envolvendo igualdade, opressão, direitos e hierarquia, mas também destacando o caráter político dessas práticas, mediante o qual se invocou a máxima de que “o pessoal também é político”. A teoria feminista, portanto, alargou o seu objetivo de investigar a “singularidade feminina” em direção a uma abordagem abrangente dos efeitos oriundos da desigualdade de gênero bem como do modo como essas questões devem ser acomodadas numa estrutura conceitual adequada, a partir da qual ações políticas podem ser direcionadas em vista de amenizar os efeitos da discriminação de gênero.

 

MÓDULO I: GÊNERO, SEXO E DIFERENÇA

Gênero e identidade; Gênero e construção histórica; A questão da igualdade; Feminismo e multiculturalismo.

MÓDULO II: O FEMINISMO E A POLÍTICA

Gênero, o público e o privado; Privacidade, autonomia e identidade; Representação política, redistribuição e reconhecimento.

 

Início das atividades: 05 de maio.

Orientadora: Profª.Drª. Letícia Machado Spinelli 

Encontros quinzenais, às terças-feiras à tarde, entre 14:30hrs e 17:00hrs.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-465-348

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes