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Dúvidas Frequentes

Em quais disciplinas devo me matricular?

  • É dever do(a) estudante conhecer a grade de disciplinas de seu curso e seguir a sequência aconselhada no PPC. A grade de disciplinas está disponível no site do curso, em “Estrutura Curricular”. Esta grade também mostra se as disciplinas exigem aprovação em outras como Pré-Requisito para se matricular;
  • É possível verificar as disciplinas aprovadas e não cursadas através de seu Histórico Escolar ou através de sua Matriz Curricular, ambos disponíveis no Portal Estudantil: https://portal.ufsm.br/estudantil/relatorio/matrizCurricular/index.html
  • Se houver dúvidas após os passos acima, contate a Coordenação do Curso na semana de ajustes;
  • Confira os prazos de matrícula no Calendário Acadêmico: https://www.ufsm.br/calendario.

Em quantas disciplinas preciso me matricular?

  • Todos os cursos possuem carga horária mínima e máxima por semestre. Verifique no site do seu curso em “Estrutura Curricular” os limites;
  • Para estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE), a carga horária mínima é de 240h.

Como faço o ajuste de matrícula?

  • O ajuste de matrícula em disciplinas de seu curso deve ser feito pelo Portal Estudantil em período anterior ao início das aulas, e/ou na primeira semana de aula, conforme indicado no Calendário Acadêmico;
  • Caso tenha dúvidas ou dificuldade, entre em contato com a Secretaria Integrada por e-mail (graduacao74a.ccsh@ufsm,br). Informe: Assunto: “Ajuste de matrícula”; no corpo do e-mail informe seus dados: nome, matrícula e curso; e apresente o ajuste pretendido: inserir ou excluir, disciplina, código da disciplina e turma.

Como faço para me matricular em disciplinas do primeiro semestre?

  • As disciplinas do 1° semestre curricular são destinadas à turma de calouros, que possuem preferência e são matriculados automaticamente pela PROGRAD ao ingressarem na UFSM;
  • A matrícula de estudantes veteranos ocorrerá pelo Portal Estudantil na primeira semana de aula, mediante disponibilidade de vagas.

 Realizei a solicitação de matrícula via Portal do Aluno. Estou com a vaga assegurada na disciplina?

  • Não. Somente após o processamento realizado pelo CPD, em data definida no calendário acadêmico da UFSM, é que as matrículas em disciplinas são efetivadas. Importante destacar que é de inteira responsabilidade do(a) estudante conferir no Portal Estudantil em quais disciplinas está de fato matriculado(a).

 Por que minha solicitação de matrícula foi recusada pelo sistema?

  • Os motivos mais comuns para o indeferimento da solicitação de matrícula em uma disciplina são: conflito de horário, vagas esgotadas, pré-requisito ainda não cursado e extrapolação da carga horária máxima. Caso isso ocorra, contate a Coordenação do Curso no período de ajustes presenciais para ver o que pode ser feito em relação a a sua situação.

Como solicito Quebra de Pré-Requisitos?

  • No site do curso, em “Estrutura Curricular”, é possível verificar quais disciplinas têm Pré-Requisitos para se matricular;
  • Para solicitar a matrícula com Quebra de Pré-Requisitos, realize a abertura de “Processo de quebra de pré-requisitos de graduação” no Portal de Documentos da UFSM.
  • Confira junto à Secretaria Integrada de Graduação 1 qual é prazo para a solicitação.

Observe os links abaixo:

Como me matriculo em disciplinas de outros cursos?

  • Esta matrícula é chamada de Matrícula Extracurricular e permite que você faça disciplinas em outros cursos da UFSM. Inclusive, se você cursa Licenciatura e pretende cursar disciplina no Bacharelado, e vice-versa, o processo é o mesmo;
  • As solicitações são após o período de ajuste de matrículas. Geralmente é no início da segunda semana de aula (confirme no Calendário Acadêmico). Verifique os horários e vagas das disciplinas nos sites dos cursos.
  • Para a maior parte dos cursos, a solicitação é pelo Portal Estudantil.
  • Alguns cursos recebem a solicitação por e-mail. Você pode conferir aqui: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/configuracoes-cursos-oferta
  • Se em “Libera turmas para Solicitação de Extra pelo Portal?” estiver marcado “Não”, a matrícula será por e-mail. Neste caso, você envia e-mail com solicitação ao teu coordenador com dados teus (matrícula, nome e curso) e da disciplina (código, nome, turma e curso).

O que acontece se eu perder o prazo e não fizer matrícula ou Trancamento Total do semestre? 

  • Uma vez encerrado o prazo para realização de Trancamentos de Matrícula, o aluno que ainda não houver realizado a manutenção de vínculo ficará em situação de abandono, perdendo o vínculo e estando sujeito à destinação de sua vaga para o Edital de Ingresso e Reingresso.

Como funciona o Trancamento Total e Trancamento Parcial?

  • Trancamento Total é o trancamento do curso por 1 semestre. É a forma de manter o vínculo com o curso mesmo não podendo cursar disciplinas. É realizado pelo Portal Estudantil no prazo indicado no calendário acadêmico.
  • ATENÇÃO! A solicitação de trancamento total deve ser renovada a cada semestre enquanto durar a impossibilidade de frequentar as aulas;
  • Trancamento Parcial é o trancamento somente de algumas disciplinas, realizado após o período de ajuste de matrículas, em prazo indicado no calendário acadêmico. A solicitação de trancamento parcial deve ser encaminhada à Secretaria Integrada de Graduação I por e-mail (graduacao74a.ccsh@ufsm,br). Informe: Assunto: “Trancamento Parcial”; no corpo do e-mail informe seus dados: nome, matrícula e curso; e apresente o trancamento pretendido informando os dados da disciplina a ser trancada (código da disciplina, nome e turma).
  • ATENÇÃO! Verifique no site do seu curso em “Estrutura Curricular” os limites para trancamentos parciais e totais.