Solicitação e registro de ACG
Acesso pelo Portal do Aluno, menu Alteração Curricular/Requerimento de Dispensa
Tela inicial lista os processos já realizados pelo aluno

Para nova dispensa, clicar no botão inferior + Solicitar Dispensa. Abre menu inicial do sistema, com todos os tipos de dispensa disponíveis online:

Para iniciar novo processo, selecionar o tipo de dispensa e clicar em Próximo. Ao selecionar Registro de ACG, segue para a tela inicial do requerimento, que será realizado em 4 etapas.
Na primeira etapa será selecionada a modalidade de ACG:

Na segunda, o aluno informa os dados referentes à atividade realizada:

No terceiro passo, serão informados os documentos comprobatórios, conforme resolução 025/2017

Finalmente, o aluno fará a conferência dos dados informados e poderá enviar o processo para análise. Enquanto o documento não for enviado, ficará salvo como rascunho, podendo ser retomado em outro momento.

Após o envio, o novo processo passa a constar na listagem da tela inicial da dispensa. Veja que o status exibido na tabela indica a situação atual do documento.

Quando o coordenador envia o documento para que o aluno faça alguma correção ou complementação nos documentos anexados, o status exibido é atualizado:

Ao clicar no link conforme marcado na imagem abaixo, o aluno pode verificar o despacho dado pelo coordenador do curso, explicando o que deve ser feito

Ao acessar o documento, o aluno tem duas opções: cancelar a solicitação ou realizar as alterações solicitadas pelo coordenador e confirmar o envio.

Nesse ponto, o aluno pode invalidar anexos anteriores e adicionar novos.

Ao confirmar o envio, o documento tem seu status atualizado na tabela inicial:

Quando o coordenador indefere o requerimento, o status exibido na tabela inicial é atualizado:

Ao clicar no link conforme marcado na imagem abaixo, o aluno pode verificar o despacho dado pelo coordenador do curso, explicando os motivos do indeferimento:

Ao acessar o processo, o aluno tem duas opções: Cancelar a solicitação ou Solicitar recurso, argumentando e documentando suas razões.

O processo de dispensa prevê três instâncias de recurso:
Colegiado do Curso
Conselho de Centro
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
Análise do coordenador
Coordenador de curso acessa os processos de dispensa pela caixa postal



Manutenção das modalidades de ACG e suas cargas horárias mínimas e máximas
Foi criado, no Portal do DERCA, um novo aplicativo para manutenção das modalidades de ACG e suas cargas horárias mínimas e máximas. Acessar no Portal do DERCA-> Menu do Departamento/Curso -> Carga Horária ACG


No aplicativo, o coordenador tem acesso a todas as versões ativas dos seus cursos, podendo ajustar as cargas horárias, excluir e incluir modalidades, de acordo com o PPC do curso.
Para cada versão, são exibidas, em uma tabela, todas as modalidades que já estão configuradas no SIE:

Para ajustar as cargas horárias, basta editar os campos mínima e máxima diretamente na tabela e, ao finalizar, clicar no botão Salvar.

Para excluir modalidades, deve ser utilizado o botão Excluir, da coluna com o mesmo nome, na própria tabela:

Para inserir novas modalidades, utilizar o botão +Inserir Nova Modalidade, selecionar a modalidade desejada, se for o caso, já informar carga horária mínima e máxima e, finalmente, clicar no botão Salvar.
