Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colação de Grau na UFSM

Colação de Grau

Por meio da Resolução N. 011/2018,  a UFSM passa a assumir a organização e promoção das solenidades de colação de grau, institucionalizando a cerimônia e tornando-a acessível a todos(as) os(as) estudantes. A partir do primeiro semestre de 2020, TODAS as formaturas serão realizadas na UFSM em sessões solenes ou, excepcionalmente, em gabinete. 

Além da Resolução N. 011/2018, a PROGRAD criou a Instrução Normativa 014/2022 para organizar internamente o processo das colações de grau.

Orientações

AGENDAMENTO

O agendamento da data é feito por sorteio, conforme Instrução Normativa 014/2022. As datas serão sorteadas por unidade de ensino, levando em consideração questões como ENADE. As datas são sorteadas no início de cada semestre.

As sessões são realizadas durante período determinado no calendário acadêmico no seguintes horários:

  • Sessão extra: sexta: 15h
  • Sessão 1: sexta – 19h
  • Sessão 2: Sábado – 15h
  • Sessão 3: Sábado – 19h

LOCAL DE REALIZAÇÃO

As colações de grau serão realizadas preferencialmente no Centro de Convenções da UFSM.

Em vistas à economicidade, a PROGRAD recomenda às Direções de Unidade o agendamento de colações de grau integrada entre os cursos da unidade.

ENSAIO

A PROGRAD realizará ensaio das colações de grau na semana de realização, conforme cronograma a ser publicado.

OUTRAS QUESTÕES

  • No dia da solenidade, os formandos deverão comparecer no local com 3 horas de antecedência.
  • Imediatamente ao final da cerimônia, os formandos devolverão as vestes talares juntamente com o porta-diplomas/canudo;
  • É permitida apenas decoração de estúdio de fotos no mezanino. Não é permitida colocação de fotos e decorações no hall do Centro de Convenções. A montagem do estúdio de fotos deverá ser realizada das 9h às 11h do dia da colação de grau;
  • Os convidados ocuparão a plateia alta e baixa, totalizando 800 cadeiras;
  • A ocupação dos lugares será feita somente por ordem de chegada;
  • O mezanino será utilizado somente para o processo de colocação das becas e registros fotográficos.
  • A homenagem aos que amamos poderá ser feita em vídeo ou discurso. Em qualquer um dos casos, não poderá ultrapassar 5 minutos. A homenagem é feita em nome do formandos de toda a sessão e não separadamente por curso.
  • Cor das vestes talares: para saber a cor do seu curso, acesse o link e confira: https://www.ufsm.br/comunicacao/guiaeventos/cor-das-togas/

O cerimonial das colações de grau é igual para todos cursos e é organizado de forma a cumprir com as regras do cerimonial público e com as orientações da resolução. Segue abaixo modelo de cerimonial para colações integradas e/ou únicas.

Orientações aos formandos

  • Os formandos serão levados ao palco pelo patrono/patronesse e paraninfo/paraninfa e subirão ao palco, em fila, em ordem alfabética
  • No momento do juramento, os formandos devem colocar a mão direta sob o coração e voltarem-se para o(a) juramentista
  • O capelo deve ser segurado com a mão direita enquanto os formandos estão em deslocamento. No momento do hino nacional e do juramento, deverão colocá-lo na cadeira
  • No momento da colação do grau, após ser chamado seu nome, o(a) formando(a) deve dirigir-se à mesa de autoridades, em frente ao coordenador(a) do curso e entregar-lhe o capelo com as duas mãos
  • Após colado o grau, o(a) formando(a) deve permanecer com o capelo na cabeça até o final da cerimônia

Mesa de autoridades e de homenageados

  • Será composta necessariamente por Reitor (ou representante da Reitoria), Diretor de Unidade (ou vice-diretor), coordenador(a) de curso, patrono/patronesse e paraninfo/paraninfa
  • Caso o conselho profissional do curso tenha representação, deverá estar junto das autoridades da mesa
  • Os homenageados ocuparão mesa auxiliar

Função das autoridades

  • Reitor e/ou Diretor de Unidade: abertura e fechamento da sessão solene
  • Coordenador(a): cola o grau
  • Paraninfo/paraninfa: entrega o canudo e faz o discurso
  • Patrono/patronesse: toma o juramento

Mais informações sobre cerimonial e protocolo, ordem da mesa de autoridades, acesse https://www.ufsm.br/comunicacao/guiaeventos/cerimonial-e-protocolo-2/

A reserva do local deverá seguir as normas dos espaços escolhidos para a realização da solenidade, visando sempre à economicidade, ou seja, reunindo o maior número de formandos em cada evento;

Demais trâmites como reserva de data seguem a determinação da IN 014/2022.

Situações inerentes às realidades de cada campus serão resolvidas pela própria Direção da Unidade de Ensino.

São realizadas no espaço físico estabelecido pela Direção da Unidade de Ensino à qual o curso pertence e podem ser realizadas tanto presencial quanto por videoconferência.

Observação:  o(a) formando(a) que não puder participar do ato de colação de grau em gabinete presencial pode ser representado mediante procuração com firma reconhecida. Para acessar a sugestão de modelo de procuração, clique aqui em Modelo de procuração para colação de grau de gabinete. A secretaria/coordenação do curso deverão enviar a procuração no processo PEN de envio da ata.

Não é necessário solicitar data à PROGRAD.

Nelas, é vetado ao formando o uso de vestes talares, mas exigem-se vestes condizentes com a importância da solenidade.

O formando que recebe a outorga do grau em solenidade de gabinete terá vetada a sua participação na Sessão Solene de Colação de Grau, por já ser considerado um egresso do Curso.

O cerimonial é simplificado, composto das seguintes etapas (modelo em formato Word.doc ou LibreOffice.odt):

  • 1 – abertura, a cargo do(a) Coordenador(a) do Curso;
  • 2 – juramento, realizado por um dos formandos em seu nome ou em nome dos demais formandos presentes;
  • 3 – leitura da ata e chamada dos formandos, preferencialmente pelo(a) Secretário(a) de Curso;
  • 4 – outorga do grau, pelo(a) Coordenador(a) de Curso;
  • 5 – assinatura da ata pelos(as) formandos(as), pelo(a) Coordenador(a) de Curso e pelo(a) Diretor(a) da Unidade de Ensino, quando presente;
  • 6 – encerramento;
  • 7 – a ata da colação de grau em gabinete deverá ser enviada ao COREM no primeiro dia útil após a realização da solenidade.

Cada curso de graduação possui seu juramento. Acessando o link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/colacao-de-grau/juramentos você confere os juramentos dos cursos de graduação da UFSM.

DATA DIA DA SEMANA HORÁRIO UNIDADE CURSOS FORMANDOS DATA E HORÁRIO ENSAIO LOCAL
12/07 SEXTA 18h CCS Medicina 58 11/07 – 9h Park Hotel Morotin
20/07 SÁBADO 18h FW Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Florestal e Sistemas de Informação 31 A DEFINIR Liv Space
26/07 SEXTA 17h CT Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química 41 25/07 – 13h30 Hotel Itaimbé Palace
27/07 SÁBADO 16h PM Administração Diurno e Administração Noturno, Ciências Econômicas, Nutrição e Zootecnia 30 27/07 – 10h30 Auditório da UFSM/PM
03/08 SÁBADO 19h CS Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Agrícola; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Transportes e Logística 49 03/08 – 10h Auditório da ULBRA
09/08 SEXTA 19h CCSH Administração Diurno, Administração Noturno, Ciências Contábeis Diurno, Ciências Contábeis Noturno, Ciências Econômicas Diurno, Ciências Econômicas Noturno 30 08/08 – 15h Hotel Itaimbé Palace
10/08 SÁBADO 19h CCSH Direito Diurno e Direito Noturno 23 08/08 – 13h30 Átrio do 9F
16/08 SEXTA 15h CCS Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia 75 15/08 – 15h Park Hotel Morotin
16/08 SEXTA 19h CCS Farmácia e Terapia Ocupacional 64 15/08 – 13h30 Park Hotel Morotin
17/08 SÁBADO 15h CCR Agronomia, Engenharia Florestal, Tecnologia em Agronegócio 66 15/08 – 10h30 Hotel Itaimbé Palace
17/08 SÁBADO 19h CCR Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia 67 15/08 – 9h Hotel Itaimbé Palace
23/08 SEXTA 15h CEFD Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura 41 22/08 – 15h Park Hotel Morotin
23/08 SEXTA 19h CT Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Civil 45 22/08 – 13h30 Park Hotel Morotin
24/08 SÁBADO 15h CCNE Biologia, Geografia, Física, Matemática, Química Bacharelado, Química Industrial e Processos Químicos 28 22/08 – 10h30 Átrio do 9F
24/08 SÁBADO 19h CAL Artes Visuais – Bacharelado, Artes Visuais – Licenciatura, Bacharelado em Letras-Português/Literaturas, Desenho Industrial – Bacharelado, Desenho Industrial – Habilitação Programação Visual, Desenho Industrial – Habilitação Programação Visual, Letras – Lic – Hab. Português e Literatura Língua Portuguesa, Letras – Lic.- Hab. Espanhol e Literaturas Língua Espanhola, Letras – Lic.- Hab. Inglês e Literaturas Língua Inglesa, Licenciatura em Teatro, Música – Bacharelado Flauta Transversa, Música – Bacharelado Piano, Música – Bacharelado Trompete, Música – Licenciatura Plena, Música e Tecnologia – Bacharelado 34 22/08 – 9h Átrio do 9F
30/08 SEXTA 15h CE Educação Especial Diurno, Educação Especial Noturno, Pedagogia Diurno, Pedagogia Noturno, PEG 70 29/08 – 15h Park Hotel Morotin
30/08 SEXTA 19h CCSH Arquivologia, Ciências Sociais Bacharelado, Ciências Sociais Licenciatura, Filosofia Bacharelado, Filosofia Licenciatura, História Bacharelado, História Licenciatura, Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas e Turismo 101 29/08 – 13h30 Park Hotel Morotin
31/08 SÁBADO 19h POLITÉCNICO e CTISM (GRADUAÇÃO) Geoprocessamento, Eletrônica Industrial, Fabricação Mecância e Redes de Computadores – a definir 23 29/08 – 10h30 Átrio do 9F
06/09 SEXTA 15h POLITÉCNICO Técnico em Agricultura, Técnico em Agricultura de Precisão, Técnico em Agropecuária e Técnico em Paisagismo 46 A DEFINIR Hotel Itaimbé Palace
06/09 SEXTA 19h POLITÉCNICOTécnico em Administração, Técnico em Comércio, Técnico em Contabilidade, e Técnico em Secretariado 97 A DEFINIR Hotel Itaimbé Palace
13/09 SEXTA 19h FW Jornalismo e Relações Públicas 16 A DEFINIR Liv Space

Atualizado em 24/07/2024

Perguntas frequentes

A UFSM fornece a estrutura mínima: local, som, projeção, vestes talares completas e decoração do palco. A associações de turma poderão contratar até 2 empresas para fazer a cobertura fotográfica e de filmagem. Atenção: são duas empresas por sessão e não por curso, portanto as associações de turma deverão conversar entre si para a definição das empresas.

A PROGRAD realiza o sorteio das datas após o período de de ajustes do semestre vigente. A solicitação da colação de grau é feita pela Direção do Centro para a PROGRAD. As datas estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

Sim, porém somente para realização de fotos e filmagens. No máximo duas produtoras por sessão. As produtoras tem acesso ao palco, observando que não atrapalhem a visão do público.

São 2 possibilidades:

  1. Sorteio da orador e do paraninfo que farão os discursos;
  2. Criação de um texto conjunto entre as turmas a ser lido por até 2 oradores.

Recomenda-se bom senso do tempo máximo de realização da colação de grau, sendo 5 minutos para orador(a) e 5 minutos para paraninfo(a).

Durante a entrada dos formandos até a execução completa do hino, após isso, as portas são reabertas.
 

Sim, a UFSM utiliza uma música padrão para a entrada das turmas.

Não. Indicamos que seja utilizada roupas e sapatos confortáveis. Em função das luzes do palco e também da beca, algumas pessoas sentem desconforto em função do calor, e por isso sugerimos roupas confortáveis.

A resolução indica que devam ser músicas apropriadas para um ato solene. Assim, indicamos que sejam evitadas músicas com palavrões.

Haverá um link em que os formandos deverão inserir o arquivo da música, com a determinação da minuto/segundo que a música deverá iniciar.

A sessão poderá iniciar com um vídeo de apresentação dos formandos, desde que todos os envolvidos na sessão (cursos e formandos) estejam presentes.

Fotografia durante a cerimônia e montagem de estúdio para foto com familiares antes da solenidade. No caso de estúdio, o grupo (todas as turmas da mesma sessão solene) pode contratar até duas empresas diferentes. Não é permitido o uso de papel picado, chuva de prata nem outro material que suje o espaço físico de alguma maneira, nem no hall nem dentro do salão, nem na área externa.

Não, não há essa permissão em função do tempo da cerimônia. Entrega de flores está proibida tanto na homenagem aos que amamos quanto em qualquer outro momento do cerimonial.

Os formandos devem providenciar isso fora da solenidade, caso julguem pertinente.

Cada unidade de ensino possui um(a) servidor(a) responsável pelo contado com a PROGRAD para organização das colações.

Os quadros comemorativos das turmas não são um item obrigatório no processo das colações de grau da UFSM, e, portanto a organização e determinação dos mesmos não são/foram regulamentados pela UFSM. Antes de contratar o serviço, verifique com a sua Unidade de Ensino se há possibilidade de colocação do quadro no referido local.

Aconselha-se:

  • Autoridades que devem estar no quadro: Reitor(a), Diretor(a) de Centro, Coordenador(a) de Curso, Patrono(esse), Paraninfo(a);
  • Autoridades que podem compor o quadro: homenageados;
  • Nas fotografias, todos docentes devem utilizar beca;
  • Nas fotografias, homenageados podem ou não estar trajando beca;
  • Nas fotografias, os estudantes podem ou não estar com o capelo na cabeça;
  • Nomes dos(as) formados(as) pode vir acompanhado da cidade natal;
  • Material do quadro a escolha da turma;
  • Os quadros devem conter: nome do curso e ano de formação com semestre (ex.: 2022/2). Se houver, pode ser inserido o número da Turma (ex.: 2º).

Sim. É possível contratar fotógrafos particulares. A saber: os fotógrafos particulares não poderão ficar no palco durante a cerimônia inteira, apenas no momento da colação do grau do(a) contratante.

Contato

Pró-Reitoria de Graduação

Prédio 48-D – 2º andar – Sala 200 – Campus Sede

Telefone: (55) 3220.8338

E-mails: prograd@ufsm.br (solenidades) e diplomas.prograd@ufsm.br (expedição de diplomas)