Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colação de Grau na UFSM

Colação de Grau

Por meio da Resolução N. 011/2018,  a UFSM passa a assumir a organização e promoção das solenidades de colação de grau, institucionalizando a cerimônia e tornando-a acessível a todos(as) os(as) estudantes. A partir do primeiro semestre de 2020, TODAS as formaturas serão realizadas na UFSM em sessões solenes ou, excepcionalmente, em gabinete. 

Além da Resolução N. 011/2018, a PROGRAD criou a Instrução Normativa 014/2022 para organizar internamente o processo das colações de grau.

CAMPUS SEDE

DATADIA DA SEMANAHORÁRIO UNIDADECURSOSFORMANDOS DATA E HORÁRIO ENSAIOLOCAL
28/julSEXTA15hCCRMedicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos e  Zootecnia 6027/07  9hCENTRO DE CONVENÇÕES
28/julSEXTA19hCCRAgronomia, Agronegócio e Engenharia Florestal7027/07  10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
29/julSÁBADO15hCCSEnfermagem, Frmárcia e Fisioterapia6827/07  13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
29/julSÁBADO19hCCSMedicina6227/07  15hCENTRO DE CONVENÇÕES
04/agoSEXTA15hCCSOdontologia e Terapia Ocupacional6103/08  9hCENTRO DE CONVENÇÕES
04/agoSEXTA19hCEPEG, Pedagogia Diurno e Noturno10003/08  10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
05/agoSÁBADO15hCALArtes Cênicas Bacharelado, Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura, Dança Bacharelado, Desenho Industrial, Letras Bacharelado e Licenciatura, Música Bacharelado e Licenciatura, Música e Tecnologia e Teatro 8003/08  13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
05/agoSÁBADO19hCCSHCiências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Relações Internacionais11603/08  15hCENTRO DE CONVENÇÕES
11/agoSEXTA15hCCSHFilosofia Bacharelado e Licenciatura, História Bacharelado e Licenciatura, Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas6210/08  9hCENTRO DE CONVENÇÕES
11/agoSEXTA19hCCSHDireito Diurno e Noturno, Turismo, Psicologia e Serviço Social13410/08  10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
12/agoSÁBADO15hCCNECiências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Geografia Licenciatura e Bacharelado, Meteorologia e Estatística4710/08  13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
12/agoSÁBADO19hCCNEFísica Bacharelado e Licenciatura Diurno e Noturno, Matemática Bacharelado e Licenciatura Diurno e Noturno, Química Bacharelado e Licenciatura, Química Industrial e Tecnologia em Processos Químicos5410/08  15hCENTRO DE CONVENÇÕES
18/agoSEXTA15hPOLITécnicos: Secretariado, Contabilidade e Administração8016/08  9hCENTRO DE CONVENÇÕES
18/agoSEXTA19hPOLITécnicos: Agricultura, Zootecnia, Paisagismo, Meio Ambiente, Agropecuária, Farmácia e Geoprocessamento9316/08  10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
19/agoSÁBADO15hPOLISistemas para Internet, Gestão Ambiental e Geoprocessamento2216/08  13h30A definir
19/agoSÁBADO19hCEFDEducação Física Licenciatura e Bacharelado e Dança Licenciatura4016/08  15hCENTRO DE CONVENÇÕES
25/agoSEXTA15hCTEngenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química6024/08  9hCENTRO DE CONVENÇÕES
25/agoSEXTA19hCTArquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Acústica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações e Sistemas de Informação6024/08  10h30CENTRO DE CONVENÇÕES

CAMPUS FORA DE SEDE

05/agoSÁBADOa definirPMAdministração Diurno e Noturno, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Nutrição e Zootecnia6005/ago 
26/agoSÁBADO18hFWAgronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação7126/ago 
29/jul SÁBADO 18hCSArquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística48  

Atualizado em 04/05/2023

DATADIA DA SEMANAHORÁRIOUNIDADECURSOSFORMANDOSDATA E HORÁRIO ENSAIOLOCAL
12-jan.SEXTA15hPOLITÉCNICOCursos Técnicos: Agricultura, Agricultura de Precisão, Agropecuária, Fruticultura e Zootecnia7011/01 15hCENTRO DE CONVENÇÕES
12-jan.SEXTA19hPOLITÉCNICOCursos Técnicos: Alimentos, Cuidado de Idosos, Enfermagem, Farmácia, Informática e Meio Ambiente7011/01 13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
16-jan.TERÇA19hCTISMTécnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio (EJA), Técnico em Eletrotécnica,
Técnico em Mecânica, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Soldagem
6515/01 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
19-jan.SEXTA15hCALArtes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Desenho Industrial e Teatro5018/01 15hCENTRO DE CONVENÇÕES
19-jan.SEXTA19hCALLetras – Licenciaturas, Letras – Bacharelado, Música e Música e Tecnologia5018/01 13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
20-jan.SÁBADO15hCCRMedicina Veterinária e Zootecnia8018/01 10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
20-jan.SÁBADO19hCCRAgronomia, Engenharia Florestal, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Alimentos8018/01 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
20-jan.SÁBADOa definirCSArquitetura e Urbanismo; Engenharia Agrícola; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística61a definirAUDITÓRIO ULBRA
23-jan.TERÇA19hCTISMTécnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio6522/01 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
26-jan.SEXTA15hCCSMedicina5925/01 10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
26-jan.SEXTA19hCCSEnfermagem, Farmácia e Fisioterapia7025/01 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
2-fev.SEXTA15hCCSHArquivologia, Ciências Sociais, Filosofia e História7701/02 15hCENTRO DE CONVENÇÕES
2-fev.SEXTA19hCCSHAdministração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais10201/02 13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
2-fev.SEXTA19hFWJornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação53a definirLIV SPACE
3-fev.SÁBADO15hCCSHJornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas8001/02 10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
3-fev.SÁBADO19hCCSHDireito, Psicologia, Turismo e Serviço Social9501/02 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
3-fev.SÁBADO18hFWAgronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Florestal55a definirLIV SPACE
16-fev.SEXTA15hCEEducação Especial, Pedagogia e PEG9415/02 15hCENTRO DE CONVENÇÕES
16-fev.SEXTA19hCCSFonoaudiologia, Odontologia e Terapia Ocupacional7315/02 13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
17-fev.SÁBADO15hCCNECiências Biológicas Bacharelado e Licenciatura e Geografia Bacharelado e Licenciatura5315/02 10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
17-fev.SÁBADO19hCCNEEstatística, Física Bacharelado e Licenciatura, Meteorologia, Matemática Licenciatura, Química Bacharelado, Industrial e Licenciatura e Tecnologia em Processos Químicos5715/02 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
23-fev.SEXTA15hCTEngenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química6022/02 15hCENTRO DE CONVENÇÕES
23-fev.SEXTA19hCTArquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Acústica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações e Sistemas de Informação6022/02 13h30CENTRO DE CONVENÇÕES
23-fev.SEXTA15hPALMEIRA DAS MISSÕESEnfermagem21a definirAUDITÓRIO DO CAMPUS
23-fev.SEXTA19hPALMEIRA DAS MISSÕESAdministração Diurno, Administração Noturno e Ciências Econômicas39a definirAUDITÓRIO DO CAMPUS
24-fev.SÁBADO15hCEFDEducação Física Licenciatura e Bacharelado e Dança Licenciatura4022/02 10h30CENTRO DE CONVENÇÕES
24-fev.SÁBADO19hPOLITÉNICO E CTISMCursos Superiores de Tecnologia: Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas, Sistemas para Internet, Redes de Computadores, Eletrônica Industrial e Fabricação Mecânica7022/02 9hCENTRO DE CONVENÇÕES
24-fev.SÁBADO15hPALMEIRA DAS MISSÕESCiências Biológicas e Zootecnia26a definirAUDITÓRIO DO CAMPUS
24-fev.SÁBADO19hPALMEIRA DAS MISSÕESNutrição21a definirAUDITÓRIO DO CAMPUS
1-mar.SEXTA19h Integrada dos Cursos EAD a definirCENTRO DE CONVENÇÕES

Atualizado em 12/12/2023

 

Orientações

AGENDAMENTO

O agendamento da data é feito por sorteio, conforme Instrução Normativa 014/2022. As datas serão sorteadas por unidade de ensino, levando em consideração questões como ENADE. As datas são sorteadas no início de cada semestre.

As sessões são realizadas durante período determinado no calendário acadêmico no seguintes horários:

  • Sessão extra: sexta: 15h
  • Sessão 1: sexta – 19h
  • Sessão 2: Sábado – 15h
  • Sessão 3: Sábado – 19h

LOCAL DE REALIZAÇÃO

As colações de grau serão realizadas preferencialmente no Centro de Convenções da UFSM.

Em vistas à economicidade, a PROGRAD recomenda às Direções de Unidade o agendamento de colações de grau integrada entre os cursos da unidade.

ENSAIO

A PROGRAD realizará ensaio das colações de grau na semana de realização, conforme cronograma a ser publicado.

OUTRAS QUESTÕES

  • No dia da solenidade, os formandos deverão comparecer no local com 3 horas de antecedência.
  • Imediatamente ao final da cerimônia, os formandos devolverão as vestes talares juntamente com o porta-diplomas/canudo;
  • É permitida apenas decoração de estúdio de fotos no mezanino. Não é permitida colocação de fotos e decorações no hall do Centro de Convenções. A montagem do estúdio de fotos deverá ser realizada das 9h às 11h do dia da colação de grau;
  • Os convidados ocuparão a plateia alta e baixa, totalizando 800 cadeiras;
  • A ocupação dos lugares será feita somente por ordem de chegada;
  • O mezanino será utilizado somente para o processo de colocação das becas e registros fotográficos.
  • A homenagem aos que amamos poderá ser feita em vídeo ou discurso. Em qualquer um dos casos, não poderá ultrapassar 5 minutos. A homenagem é feita em nome do formandos de toda a sessão e não separadamente por curso.
  • Cor das vestes talares: para saber a cor do seu curso, acesse o link e confira: https://www.ufsm.br/comunicacao/guiaeventos/cor-das-togas/

O cerimonial das colações de grau é igual para todos cursos e é organizado de forma a cumprir com as regras do cerimonial público e com as orientações da resolução. Segue abaixo modelo de cerimonial para colações integradas e/ou únicas.

Orientações aos formandos

  • Os formandos serão levados ao palco pelo patrono/patronesse e paraninfo/paraninfa e subirão ao palco, em fila, em ordem alfabética
  • No momento do juramento, os formandos devem colocar a mão direta sob o coração e voltarem-se para o(a) juramentista
  • O capelo deve ser segurado com a mão direita enquanto os formandos estão em deslocamento. No momento do hino nacional e do juramento, deverão colocá-lo na cadeira
  • No momento da colação do grau, após ser chamado seu nome, o(a) formando(a) deve dirigir-se à mesa de autoridades, em frente ao coordenador(a) do curso e entregar-lhe o capelo com as duas mãos
  • Após colado o grau, o(a) formando(a) deve permanecer com o capelo na cabeça até o final da cerimônia

Mesa de autoridades e de homenageados

  • Será composta necessariamente por Reitor (ou representante da Reitoria), Diretor de Unidade (ou vice-diretor), coordenador(a) de curso, patrono/patronesse e paraninfo/paraninfa
  • Caso o conselho profissional do curso tenha representação, deverá estar junto das autoridades da mesa
  • Os homenageados ocuparão mesa auxiliar

Função das autoridades

  • Reitor e/ou Diretor de Unidade: abertura e fechamento da sessão solene
  • Coordenador(a): cola o grau
  • Paraninfo/paraninfa: entrega o canudo e faz o discurso
  • Patrono/patronesse: toma o juramento

Mais informações sobre cerimonial e protocolo, ordem da mesa de autoridades, acesse https://www.ufsm.br/comunicacao/guiaeventos/cerimonial-e-protocolo-2/

A reserva do local deverá seguir as normas dos espaços escolhidos para a realização da solenidade, visando sempre à economicidade, ou seja, reunindo o maior número de formandos em cada evento;

Demais trâmites como reserva de data seguem a determinação da IN 014/2022.

Situações inerentes às realidades de cada campus serão resolvidas pela própria Direção da Unidade de Ensino.

São realizadas no espaço físico estabelecido pela Direção da Unidade de Ensino à qual o curso pertence e podem ser realizadas tanto presencial quanto por videoconferência.

Observação:  o(a) formando(a) que não puder participar do ato de colação de grau em gabinete presencial pode ser representado mediante procuração com firma reconhecida. Para acessar a sugestão de modelo de procuração, clique aqui em Modelo de procuração para colação de grau de gabinete. A secretaria/coordenação do curso deverão enviar a procuração no processo PEN de envio da ata.

Não é necessário solicitar data à PROGRAD.

Nelas, é vetado ao formando o uso de vestes talares, mas exigem-se vestes condizentes com a importância da solenidade.

O formando que recebe a outorga do grau em solenidade de gabinete terá vetada a sua participação na Sessão Solene de Colação de Grau, por já ser considerado um egresso do Curso.

O cerimonial é simplificado, composto das seguintes etapas (modelo em formato Word.doc ou LibreOffice.odt):

  • 1 – abertura, a cargo do(a) Coordenador(a) do Curso;
  • 2 – juramento, realizado por um dos formandos em seu nome ou em nome dos demais formandos presentes;
  • 3 – leitura da ata e chamada dos formandos, preferencialmente pelo(a) Secretário(a) de Curso;
  • 4 – outorga do grau, pelo(a) Coordenador(a) de Curso;
  • 5 – assinatura da ata pelos(as) formandos(as), pelo(a) Coordenador(a) de Curso e pelo(a) Diretor(a) da Unidade de Ensino, quando presente;
  • 6 – encerramento;
  • 7 – a ata da colação de grau em gabinete deverá ser enviada ao COREM no primeiro dia útil após a realização da solenidade.

Cada curso de graduação possui seu juramento. Acessando o link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/colacao-de-grau/juramentos você confere os juramentos dos cursos de graduação da UFSM.

Perguntas frequentes

A UFSM fornece a estrutura mínima: local, som, projeção, vestes talares completas e decoração do palco. A associações de turma poderão contratar até 2 empresas para fazer a cobertura fotográfica e de filmagem. Atenção: são duas empresas por sessão e não por curso, portanto as associações de turma deverão conversar entre si para a definição das empresas.

A PROGRAD realiza o sorteio das datas após o período de de ajustes do semestre vigente. A solicitação da colação de grau é feita pela Direção do Centro para a PROGRAD. As datas estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

Sim, porém somente para realização de fotos e filmagens. No máximo duas produtoras por sessão. As produtoras tem acesso ao palco, observando que não atrapalhem a visão do público.

São 2 possibilidades:

  1. Sorteio da orador e do paraninfo que farão os discursos;
  2. Criação de um texto conjunto entre as turmas a ser lido por até 2 oradores.

Recomenda-se bom senso do tempo máximo de realização da colação de grau, sendo 5 minutos para orador(a) e 5 minutos para paraninfo(a).

Durante a entrada dos formandos até a execução completa do hino, após isso, as portas são reabertas.
 

Sim, a UFSM utiliza uma música padrão para a entrada das turmas.

Não. Indicamos que seja utilizada roupas e sapatos confortáveis. Em função das luzes do palco e também da beca, algumas pessoas sentem desconforto em função do calor, e por isso sugerimos roupas confortáveis.

A resolução indica que devam ser músicas apropriadas para um ato solene. Assim, indicamos que sejam evitadas músicas com palavrões.

Haverá um link em que os formandos deverão inserir o arquivo da música, com a determinação da minuto/segundo que a música deverá iniciar.

A sessão poderá iniciar com um vídeo de apresentação dos formandos, desde que todos os envolvidos na sessão (cursos e formandos) estejam presentes.

Fotografia durante a cerimônia e montagem de estúdio para foto com familiares antes da solenidade. No caso de estúdio, o grupo (todas as turmas da mesma sessão solene) pode contratar até duas empresas diferentes. Não é permitido o uso de papel picado, chuva de prata nem outro material que suje o espaço físico de alguma maneira, nem no hall nem dentro do salão, nem na área externa.

Não, não há essa permissão em função do tempo da cerimônia. Entrega de flores está proibida tanto na homenagem aos que amamos quanto em qualquer outro momento do cerimonial.

Os formandos devem providenciar isso fora da solenidade, caso julguem pertinente.

Cada unidade de ensino possui um(a) servidor(a) responsável pelo contado com a PROGRAD para organização das colações.

Os quadros comemorativos das turmas não são um item obrigatório no processo das colações de grau da UFSM, e, portanto a organização e determinação dos mesmos não são/foram regulamentados pela UFSM. Antes de contratar o serviço, verifique com a sua Unidade de Ensino se há possibilidade de colocação do quadro no referido local.

Aconselha-se:

  • Autoridades que devem estar no quadro: Reitor(a), Diretor(a) de Centro, Coordenador(a) de Curso, Patrono(esse), Paraninfo(a);
  • Autoridades que podem compor o quadro: homenageados;
  • Nas fotografias, todos docentes devem utilizar beca;
  • Nas fotografias, homenageados podem ou não estar trajando beca;
  • Nas fotografias, os estudantes podem ou não estar com o capelo na cabeça;
  • Nomes dos(as) formados(as) pode vir acompanhado da cidade natal;
  • Material do quadro a escolha da turma;
  • Os quadros devem conter: nome do curso e ano de formação com semestre (ex.: 2022/2). Se houver, pode ser inserido o número da Turma (ex.: 2º).

Sim. É possível contratar fotógrafos particulares. A saber: os fotógrafos particulares não poderão ficar no palco durante a cerimônia inteira, apenas no momento da colação do grau do(a) contratante.

Contato

Pró-Reitoria de Graduação

Prédio 48-D – 2º andar – Sala 200 – Campus Sede

Telefone: (55) 3220.8338

E-mails: prograd@ufsm.br (solenidades) e diplomas.prograd@ufsm.br (expedição de diplomas)