Ir para o conteúdo Guia Eventos Ir para o menu Guia Eventos Ir para a busca no site Guia Eventos Ir para o rodapé Guia Eventos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cerimonial e Protocolo

Uma colação de grau, pela importância da solenidade, é repleta de regras. Abaixo, você encontra um documento editável de um cerimonial de colação de grau na Universidade Federal de Santa Maria.

Abaixo, estão algumas regras protocolares a serem seguidas nas colações de grau da UFSM.

As bandeiras devem seguir a ordem oficial de disposição, descritas aqui.

O Hino Nacional Brasileiro será ouvido em versão disponibilizada pela Presidência da República, clicando aqui. Autoridades e formandos não precisam virar para a bandeira no momento do Hino. Levar a mão ao coração não é proibido, nem obrigatório.

A disposição da ordem das cadeiras na mesa de autoridades dependerá de quais estarão presentes na colação de grau. Abaixo, estão as formações mais frequentes na UFSM.

 

Mesa de autoridades com a presença do reitor. Da esquerda para a direita: patrono/patronesse, diretora (a) da unidade, reitor (a) ou vice-reitor (a), coordenador (a) do curso, paraninfo ou paraninfaMesa de autoridades com a presença de representação da reitoria. Da esquerda para a direita: patrono/patronesse, representação da reitoria, diretor (a) da unidade, coordenador (a) do curso, paraninfo/paraninfaMesa de autoridades quando ausência de representação da reitoria. Da esquerda para a direita: patrono/patronesse. diretor (a) de unidade, coordenador (a) do curso, paraninfo/paraninfa.

Quando houver presença de representante do conselho da profissão, a autoridade deverá sentar-se ao lado do patrono/patronesse da turma.

Abaixo, está descrito a ordem de cumprimentos que o formando (a) deve seguir ao ser chamado.

  1. Dirigir-se ao coordenador (a) do curso, segurando o capelo na mão esquerda. Deve então entregar o capelo ao coordenador (a) que proferirá a colação do grau. Após, o formando (a) deve cumprimentá-lo.
  2. Dirige-se para o paraninfo(a) que fará a entrega do canudo. O (a) formado (a) deve receber o canudo com a mão direita, passá-lo para a mão esquerda e então cumprimentar o paraninfo (a).
  3. Cumprimentar o (a) reitor (a).
  4. Cumprimentar o (a) diretor (a) da Unidade. 
  5. Cumprimentar o patrono/patronesse.
  6. Retornar para a sua cadeira.

Abaixo, estão as imagens com as ordens de cumprimento, dependendo da mesa de autoridade disposta.

Quando ausência de representação da reitoria - Ordem de cumprimentos: Coordenador do curso, paraninfo/paraninfa, diretor da unidade, patrono/patronesse. Com representação da reitoria - Ordem de cumprimentos: Coordenador do curso, paraninfo, diretor da unidade, representação da reitoria, patrono. Com presença do reitor/vice-reitor - Ordem de cumprimentos: coordenador do curso, paraninfo, reitor, diretor da unidade, patrono/patronesse.