Ir para o conteúdo Meteorologia Ir para o menu Meteorologia Ir para a busca no site Meteorologia Ir para o rodapé Meteorologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Curricular

A grade curricular do Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é composta de uma carga horária de 3300 horas, das quais 2340 horas constituem a parte fixa e 960 horas constituem a parte flexível – entre Disciplinas e Atividades Complementares de Graduação. Das 2340 horas que compõem a parte fixa, 90 horas deverão ser dedicadas às atividades de Estágio Curricular. Todos os aspectos administrativos e legais associados ao desenvolvimento do Estágio Curricular devem respeitar o Regimento Geral da UFSM e a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008.  Esta atividade está organizada na grade curricular como uma disciplina, com a seguinte identificação:

Nome: Estágio Curricular
Código: FSC 1022
Caráter: Obrigatório
Carga horária: 90h

Para cursar esta disciplina o(a) acadêmico(a) deve ter cursado as seguintes disciplinas: Termodinâmica da Atmosfera, Dinâmica da Atmosfera I, Dinâmica da Atmosfera II, e Meteorologia Sinótica. A disciplina de Estágio Curricular é ministada por um(a) professor(a) que ministre disciplinas específicas no curso. A avaliação do estágio é realizada pelo(a) professor da disciplina, através de um relatório (modelo de relatório) e uma apresentação. A critério do(a) docente uma avaliação realizada no local de estágio pode compor a média do(a) aluno(a) (planilha de avaliação externa).

As normas que regem a disciplina são discutidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e posteriormente aprovadas/alteradas pelo Colegiado do Curso de Meteorologia. A normativa atual, com todas as informações sobre o estágio curricular está disponível aqui.