Campus - UFSM - Santa Maria
15/11/2015 00:00 - 17/11/2015 00:00
Descrição
O Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia (ESBMet) ocorre de dois em dois anos em uma das cidades que dispõe de curso de formação de meteorologistas (bacharel ou técnico) e representa uma oportunidade única para reunir a comunidade meteorológica do sul do Brasil. O primeiro curso de graduação em meteorologia, da região Sul do Brasil, foi criado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ano de 1979. Depois de mais de 20 anos, em 2004, foram criados o curso de bacharel em meteorologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o curso técnico em meteorologia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC, campus Florianópolis). Mais recentemente, foi a vez da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criar um curso de graduação em meteorologia no ano de 2014. Assim, embora ainda pequena, a comunidade meteorológica no sul do Brasil está em crescimento e conta atualmente com 4 instituições de ensino em dois estados diferentes. Neste ano de 2015 é a vez da UFSM organizar e executar o VI ESBMet, assim como foi há 6 anos em 2009, quando a UFSM organizou e sediou o III ESBMet.
Coordenador do evento:
- Prof. Dr. Everson Dal Piva (Departamento de Física – UFSM)
Comissão organizadora:
- Prof. Franciano Puhales (Departamento de Física – UFSM)
- Profa. Nathalie Boiaski (Departamento de Física – UFSM)
- Acad. Elen Daiane Pelissaro (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Gabriele Golart Silva (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Gabriela Bittencourt (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Maiara Spies (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Monalisa Steil (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Murilo Lopes (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Otávio Krauspenhar da Silva (Curso de Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Iara M. Scricco (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Letícia de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Luciana Cardoso Neta (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Nórton Franciscatto de Paula (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Ricardo Acosta (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Acad. Roylan Hernandez (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
Comitê científico:
- Dr. Everson Dal Piva (Departamento de Física – UFSM)
- Dr. Franciano Puhales (Departamento de Física – UFSM)
- Dra. Nathalie Boiaski (Departamento de Física – UFSM)
- Dr. Giuliano Demarco (Programa de Pós-Graduação em Física – UFSM)
- Dr. Luis Gustavo Nogueira Martins (Programa de Pós-Graduação em Física – UFSM)
- Bel. Letícia de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Me. Luciana Cardoso Neta (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Bel. Nórton Franciscatto de Paula (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Bel. Roylan Hernandez (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Bel. Iara M. Scricco (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
- Me. Ricardo Acosta (Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – UFSM)
Regras de Submissão
Submissão do trabalho:
O trabalho deve ser submetido na forma de resumo expandido, de acordo com o modelo (ODT – LaTeX). A submissão deve ser, obrigatoriamente, no formato PDF. Clique aqui para baixar os modelos de resumo. para baixar os modelos.
Modelo ODT: Desenvolvido para o software libreoffice. Neste modelo há uma descrição detalhada do formato do arquivo. Para visualizar essa descrição ative a opção: Exibir -> Anotações.
Modelo LaTeX: Classe desenvolvida para compilação com pdflatex em linux. São necessários os seguintes pacotes básicos: texlive-base texlive-lang-portuguese abntex texlive-latex-extra.
Dúvidas devem ser enviadas à organização do evento: esbmet2015@gmail.com
Trabalhos fora do padrão não serão aceitos.
Instruções gerais para o preenchimento do resumo:
- Deve ter no máximo duas páginas, escrito em português. Serão recusados resumos que excederem o tamanho limite aqui especificado.
- Para o texto: o texto deve ser dividido em seções contendo uma introdução, com breve descrição do problema estudado, o(s) objetivo(s), o(s) método(s) utilizado(s), os principais resultados e conclusões e bibliografia.
- O texto deve ser apresentado em fonte Arial, tamanho 11, espaço simples, justificado;
- Os títulos de seção devem ser numerados com algarismos arábicos, com fonte Arial 11, negrito, justificado. A numeração não deve ser usada para bibliografia e agradecimentos;
- Papel A4 e margens de 2cm;
Título do trabalho
- Fonte Arial, tamanho 14, maiúsculas, negrito, centralizado com a fonte na cor azul RGB(31,72,118) ou código html #1F4876;
- Nomes científicos devem ser editados em itálico, conforme normas específicas da área.
Nome dos autores
- Os nomes dos autores devem aparecer logo abaixo do título, em fonte Arial 11 itálico, separados por ponto e vírgula;
- Ao lado do nome dos autores deve inclur uma numeração sobrescrita para posterior indicação da filiação (instituição) dos autores;
Filiação dos autores
- Digite a(s) instituição(ões) de origem dos autores referenciando-as aos respectivos autores com números em sobrescrito;
- Citar cada Instituição uma única vez: para o caso de mais de um autor da mesma instituição repetir o número indicativo. A fonte deve ser Arial 10, com o texto centralizado.
Titulo de seção
- Os títulos das seções devem ser numerados com algarismos arábicos, alinhados à esquerda, negrito e fonte Arial 11. A numeração não deve ser usada para agradecimentos e referência bibliográficas.
Instituição financiadora e agradecimentos
- Devem aparecer, quando necessário, logo abaixo das conclusões e antes da bibliografia.
Apresentação do trabalho:
- Os trabalhos serão apresentados na forma de painel (poster);
- O painel (poster) apresentado deverá ter as dimensões de uma folha A0 (largura: 841 mm x altura: 1189 mm)
Outras informações relevantes:
- Os trabalhos submetidos NÃO poderão ser alterados, caso haja algum problema, favor entrar em contato pelo email esbmet2015@gmail.com até a data de encerramento das submissões, quando será iniciada a revisão dos trabalhos;
- Os resultados sobre o aceite dos trabalhos serão divulgados na interface do congressista. A data, hora e local de apresentação serão divulgados um semana antes do evento na PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.
- A falta de pagamento da inscrição até o prazo de encerramento das inscrições para envio de trabalho acarretará em exclusão do trabalho do processo de revisão.
Concurso de Previsão do Tempo
As previsões serão feitas na manhã do domingo, sendo válidas para os três dias do evento em cidades de interesse. Os participantes terão de fazer a previsão das temperaturas máximas, mínimas e condição do tempo. Para a realiação da previsão estarão disponíveis os modelos meteorológicos GFS e WRF-GruMA. Os critérios para a potuação serão apresentados no primeiro dia do ESBMET e resultado do concurso será divulgado em meio as premiações, no encerramento do evento.
Programação
Domingo – 15 de novembro |
8h – Inscrição e retirada de materiais
9h30min – Concurso de Previsão do Tempo 12h30min – Almoço 14h – Palestra de abertura: Eventos meteorológicos extremos e desastres naturais – Dr. Ernani de Lima Nascimento/UFSM 15h30min – Intervalo 16h – Mesa Redonda: Dez anos do Curso de Meteorologia da UFSM Participantes:
Mediador:
17h30min – Encerramento da tarde |
Segunda-feira – 16 de novembro |
8h30min – Palestra: O sistema estadual de meteorologia de Santa Catarina
Me. Erickson de Oliveira – Meteorologista/CIRAM 9h30min – Palestra: Modelagem numérica da Qualidade do Ar no estado do Rio Grande do Sul: Resultados, desafios e perspectivas Dr. Marcelo Felix Alonso/UFPEL 10h30min – Intervalo 11h – Palestra: Empreendedorismo Dr. Silon Junior Procath da Silva/UFSM 12h30min – Encerramento da manhã 14h – Minicursos
* Para aqueles que não conseguirem vagas nos minicursos haverá seções gratuitas no planetário da UFSM. 16h – Intervalo 16h30min – Apresentação de paineis 17h30min – Encerramento da tarde |
Terça-feira – 17 de novembro |
8h30min – Palestra: Associação entre Índices de Instabilidade e Chuva Intensa no RS
Dr. Mateus da Silva Teixeira/UFPEL 9h30min – Palestra: Fontes de Energia Renováveis Dr. José Renes Pinheiro/UFSM 10h30min – Intervalo 11h – Mesa Redonda: Discussão climática 12h30min – Encerramento da manhã 14h – Minicursos (continuação) 15h30min – Intervalo 16h – Encerramento e entrega de premiações. |
Inscrição
Período de inscrições e envio de trabalhos: 10 de setembro a 23 de outubro.
Período de Inscrições e envio de trabalhos: 10 de setembro a 5 de outubro 15 de outubro 23 de outubro de 2015 (prorrogado!). Trabalhos enviados após a data limite não serão considerados!
- Durante o processo de inscrição alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação poderão submeter um resumo expandido (veja as normas e modelos na seção Regras de Submissão).
- Os trbalhos serão avaliados pelo Comitê Científico do evento;
- Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento;
- Os trabalhos aceitos serão apresentados na forma de painel; O painel (poster) apresentado deverá ter as dimensões de uma folha A0 (largura: 841 mm x altura: 1189 mm);
- Ao final do evento serão escolhidos os trabalhos destaque do VI Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia. Estes trabalhos estão pré-aprovados para publicação no volume 38 (2016) do periódico Ciência e Natura, em sua versão completa (mais informações no evento).
- Durante o processo de inscrição alunos dos cursos técnicos e de graduação poderão se inscrever em um minicurso. A participação no minicurso tem um custo extra de R$ 10,00 na inscrição.
Valor da Inscrição:
Categoria | Até 25/09/2015 | Após 25/09/2015 |
Estudantes nível técnico | R$ 40,00 | R$ 48,00 |
Estudantes nível graduação | R$ 50,00 | R$ 60,00 |
Estudantes nível de pós-graduação | R$ 100,00 | R$ 120,00 |
Professores | R$ 200,00 | R$ 240,00 |
Demais profissionais | R$ 300,00 | R$ 360,00 |
Clique aqui para realizar sua inscrição e/ou submissão de trabalho(*)(**)
IMPORTANTE:
(*) PARA AGILIZAR INSCRIÇÃO DO PARTICIPANTE, O PAGAMENTO DO BOLETO NÃO DEVERÁ SER AGENDADO PARA A DATA DE VENCIMENTO.
(**) Os trabalhos devem ser enviados, OBRIGATORIAMENTE, no momento da inscrição.