Ir para o conteúdo Serviço Social Ir para o menu Serviço Social Ir para a busca no site Serviço Social Ir para o rodapé Serviço Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fabiano Pereira

Com raízes nas pastorais e nas comunidades eclesiais de Base, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, 39 anos, iniciou sua trajetória política na sua cidade natal: Santa Maria. Nascido em Camobi, um dos bairros mais populosos do município, Fabiano foi eleito vereador em 2000. Durante o mandato, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, que passava por uma grave crise.

Depois de um trabalho de quase dois anos à frente da Secretaria, Fabiano deixou o cargo para concorrer a deputado estadual. Eleito em 2002 aos 28 anos para Assembleia Legislativa, o petista não chegou a completar o primeiro mandato na Câmara de Vereadores.

Na estreia no Legislativo, Fabiano liderou a Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também no primeiro mandato, o hoje secretário assumiu a presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia. Já eleito para seu segundo mandato como deputado estadual, Fabiano chegou a assumir o Parlamento gaúcho por um mês, em 2007. Foi o primeiro petista a ocupar o cargo.

Na segunda legislatura, o então deputado assumiu a presidência da CPI do Detran, que apurou o desvio de R$ 44 milhões dos cofres da autarquia. Também presidiu a Comissão de Serviços Públicos e continuou à frente da Jornada Estadual contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Também no segundo mandato, Fabiano foi corregedor da Comissão de Ética da Assembleia e coordenador do Comitê Estadual de Luta Contra o Crack.

Nas eleições de 2010, ele concorreu a deputado federal. Atualmente, é segundo suplente da bancada do PT. Fabiano foi convidado pelo governador do Estado, Tarso Genro para assumir a Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos, cargo que ocupa desde janeiro de 2011.