Ir para o conteúdo Serviço Social Ir para o menu Serviço Social Ir para a busca no site Serviço Social Ir para o rodapé Serviço Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NEPEPSTQS

Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Trabalho e Questão Social – NEPEPSTQS.

O núcleo iniciou suas atividades junto ao Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no segundo semestre de 2010. Foi pioneiro, na referida área de conhecimento da universidade, no desenvolvimento de atividades que compõe o tripé da universidade: o ensino, a pesquisa e extensão.

O NEPEPSTQS tem por objetivo realizar atividades de estudos, pesquisas científicas e ações extensionistas vinculadas às temáticas: Políticas Sociais, Trabalho e Questão Social, buscando compreender suas implicações e interfaces. Agrega-se ainda o tema Economia Solidária e processos de incubação, tendo sido elaborados e desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão sobre esta temática.

O núcleo procura também, proporcionar grupos de estudos, palestras, vídeo-conferências, oficinas e filmes relacionados às temáticas do Núcleo, além da produção de material acadêmico, entre eles, resumos, artigos científicos, livros e capítulos de livros, entre outros, que socializam os resultados das ações desenvolvidas. Além disso, o núcleo consiste em um espaço de formação complementar ao ensino desenvolvido nas salas de aula aos estudantes da UFSM, em especial, do curso de Serviço Social.

Coordenação: Professora Pós-doutora Caroline Goerck e Professor Doutorando Fabio Jardel Gaviraghi.

Bolsistas: Lara da Rosa Duarte e Cristiane Matiazzi Posser

O núcleo, desde sua constituição, contou com a participação de diversos bolsistas de iniciação científica, de extensão e pesquisa de forma que contribuiu com a formação acadêmica e profissional destes estudantes.

Linha de pesquisa

– Incubação, Geração de Trabalho e Renda e Serviço Social

– Pobreza, Trabalho e Economia Popular Solidária

– Serviço Social, Trabalho e Educação.

Projetos de Pesquisa coordenados pelos professores do núcleo:

– Incubadoras Universitárias: uma das possibilidades de enfrentamento à extrema pobreza no Brasil? 

– A Contribuição do Programa de Economia Solidária em Desenvolvimento para a Continuidade das Experiências Coletivas de Geração de Trabalho e Renda no Rio Grande do Sul.

– Os processos de trabalho desenvolvidos nas experiências de geração de trabalho e renda vinculados ao programa de economia solidária no Rio Grande do Sul.

Projetos de Extensão coordenados pelos professores do núcleo:

– Incubação de Empreendimentos de Economia Solidária: Potencialização e fomento de experiências de geração de trabalho e renda em Santa Maria no Rio Grande do Sul.

– Incubação de Empreendimentos de Economia Solidária: alternativas de trabalho, renda e cidadania para grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica: Grupo Pão e Ponto associação de mulheres artesãs de uma área de ocupação na Vila Schirmmer-km 3 – Santa Maria-RS.

– Para Além da Sala de Aula em Serviço Social.

Projetos de Extensão que ocorreram com a colaboração dos professores do Núcleo:

– Incubadora Social da UFSM.

– Incubação e Identidade de Empreendimentos Econômicos Solidários: consolidação e institucionalização de alternativas de trabalho, renda e cidadania para grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O NEPEPSTQS desenvolveu diversas atividades relacionadas com os projetos e eventos associados a temática na UFSM e abertos a comunidade local regional de forma pró-ativa.

Imagens NEPEPSTQS

I Seminário Integrador da Incubadora Social