Ir para o conteúdo Serviço Social Ir para o menu Serviço Social Ir para a busca no site Serviço Social Ir para o rodapé Serviço Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

NEPMQS

O “Social em Questão” existe desde 2015 e consiste em um programa radiofônico coordenado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social – NEPMQS. O objetivo do Social em Questão está em possibilitar o acesso à informação, mediante o direcionamento para assuntos que abarcam a diversidade de temas relacionados aos direitos humanos e sociais.
O assistente social tem como dever, pautado em seu Código de Ética, a defesa intransigente dos direitos humanos e conforme o artigo 5º deste Código, é dever do/a assistente social na relação com os/as usuários/as: “democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários”.
Desse modo, entende-se que a informação é uma das ferramentas de trabalho profissional e o Serviço Social, através da comunicação, tem a função pedagógica de fazer que esta chegue a todos, democratizando-a, compreendendo as inúmeras formas de se comunicar. Com isso, a informação deve ser acessível para todos, por meio do conhecimento e da linguagem, tendo em vista necessidade de compreensão dos modos de vida das pessoas, para fins de planejamento das suas intervenções.
Até o momento, o “Social em Questão” já gravou mais de 200 programas radiofônicos, que são veiculados à Rádio Universidade 800 AM às 13 horas e 10 minutos e na UniFM 107.9 às 17 horas, todas as segundas-feiras. Para a realização desses programas são convidados/as para participar docentes, acadêmicos/as e comunidade em geral.
Para saber mais informações sobre o projeto acompanhe o “Social em Questão” no Facebook e os programas disponíveis na Radiotube para ouvir online:

Facebook: https://www.facebook.com/socialemquestao/

Radiotube: https://www.radiotube.org.br/meuperfil-4485

NEPMQS participa do VI COMUNICASUL – Encontro de Comunicação da Região Sul

Nos dias 5,6 e 7 de agosto aconteceu em Porto Alegre o Encontro Descentralizado da Região Sul do conjunto CFESS/CRESS – 80 anos do Serviço Social Brasileiro: a defesa de um Projeto Profissional sob bases emancipatórias. Na ocasião, foi realizado o VI Comunicasul, com a presença de conselheiros, integrantes das Comissões de Comunicação e assessores de comunicação dos CRESS RS, SC e PR.

Atendendo o convite da Comissão de Comunicação do CRESS/RS, a Prof.ª Me. Eliana Cogoy, coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social – NEPMQS, esteve presente para participar dos painéis de exposição com o tema: “A comunicação como estratégia para efetivação do Projeto Ético Político”. Além da professora, a mesa foi composta pelo Prof. Dr. Juremir Machado da Silva que proferiu sobre “A Comunicação disputando hegemonia” e pelo procurador do Ministério Público Estadual, Dr. Domingos Sávio Dresch da Silveira, que abordou sobre “A Comunicação como um Direito Humano”.

Após as explanações, foi realizada uma roda de conversa sobre “Desafios e resistências: como avançar nas ações da comunicação do conjunto CFESS/CRESS”.

Imagens NEPMQS

Apresentação do Curso de Serviço Social da UFSM para os calouros.