Apresentação
O curso de está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Técnico – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como Área da Indústria. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de THIAGO CATTANI NAIDON e a coordenação substituta de FERNANDO GUILHERME KAEHLER GUARDA.
O curso é ofertado em período Anual, sendo 4 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Decreto Federal n. 5.154 ,de 23 de julho de 2004.
Utilidades
Descrição
O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que planeja e executa a instalação, manutenção de equipamentos industriais, observando normas técnicas e de segurança. Projeta e instala sistemas de controle e acionamento elétrico. Propõe o uso eficiente da energia elétrica.
O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que poderá planejar, executar e avaliar a implementação de projetos e a manutenção de sistemas de Elétricos de operação de máquinas elétricas, distribuição de energia elétrica, sistemas de potência, instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, controle de automação, dentre outros.
Prestar assistência técnica, desenvolver, implantar e manter sistemas de produção automatizados, envolvendo controles numéricos, controladores lógicos programáveis e controladores eletroeletrônicos em geral.
Perfil do Egresso
Perfil Profissional de Conclusão
Projetar, instalar, operar e manter elementos do sistema elétrico de potência; elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações; planejar e executar instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas; aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas; projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial; executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.
Campo de Atuação
Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos; grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; indústrias de transformação e extração em geral.