Ir para o conteúdo Ensino Médio Ir para o menu Ensino Médio Ir para a busca no site Ensino Médio Ir para o rodapé Ensino Médio
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico são premiados(as) em Olimpíadas Estudantis

Olímpiadas de Matemática, Química, Astronomia e Aeronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes estão entre os eventos



Buscando valorizar e exercer a curiosidade intelectual, alunos do curso de Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM participaram de diferentes competições durante o ano de 2022 e obtiveram excelentes resultados. Como relembra o coordenador do curso, professor Rodrigo Rozado Leal, o Ensino Médio tem tradição na participação em olimpíadas estudantis de forma muito ativa há quase 20 anos. Segundo ele, os inúmeros estudantes premiados catalisam um movimento de motivação para a participação dos demais. O professor ressalta o efeito positivo de motivação e incentivo: “Essas olimpíadas, em especial nas fases avançadas, desafiam os estudantes a prepararem-se, buscarem por mais conhecimento e superarem a si próprios. São experiências enriquecedoras que já serviram para revelar muitos talentos.”

Confira a seguir a lista das competições e os alunos premiados.

Olimpíada Matemática sem Fronteiras: Esta olimpíada é realizada pela Rede POC, programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento, que tem apoio do Consulado Geral da França em São Paulo. É realizada em fase única na qual os alunos competem em grupos, necessitando dissertar as respostas de questões sobre raciocínio lógico. Inclusive, umas das questões é apresentada em língua estrangeira (inglês, francês, alemão e espanhol) e também deve ser respondida em alguma dessas línguas. A seguir a relação dos alunos premiados.

Grupo T11 (alunos da primeira série do Ensino Médio) – MEDALHA DE OURO (regional e nacional): Felipe Hayashi Durigon; Henrique Da Rosa Pozzebon; Pedro Henrique Lorenzoni Ribeiro; Guilherme Parcianello; Theo Zanoello Lüdtke.

Grupo T21 (alunos da segunda série do Ensino Médio) – MEDALHA DE OURO (regional e nacional): Athos Giovani Salbego Alves; Arthur Knieling Bolli; Guilherme Hayashi Durigon; Antônio Hermindo Mota Fração; Mariana Da Silva Alves; Larissa Flores Martins; Gustavo Cassol Colovini.

Grupo T31 T21 (alunos da terceira série do Ensino Médio)– MEDALHA DE PRATA (regional e nacional): Heloisa Helena Zanon; Julia Seminoti Tamiosso; José Eduardo Vargas Rigo; Guilherme Brizzi Pedro Albino Baierle; Bruno Dalcin Bertoldo.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): Esta olimpíada é promovida anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Após realização da primeira fase (questões objetivas) no próprio colégio, foram selecionados os seis primeiros colocados e, estes, competiram nacionalmente com os demais participantes na segunda fase (questões dissertativas). O resultado foi o seguinte:

Nome (Turma)Premiação
Felipe Hayashi Durigon (T11)Medalha de OURO
Henrique Da Rosa Pozzebon (T11)Medalha de BRONZE
Pedro Henrique Lorenzoni Ribeiro (T11)Medalha de BRONZE
Athos Giovani Salbego Alves (T21)Menção honrosa
José Eduardo Vargas Rigo (T31)Medalha de BRONZE
Guilherme Brizzi (T31)Medalha de BRONZE

Devido ao excelente desempenho individual dos alunos na OBMEP, o Colégio Politécnico da UFSM foi considerado umas das escolas premiadas.

Olimpíada de Química do RS (OQRS) – Seis estudantes do Ensino Médio do Politécnico foram convocados para receberem premiações, por prestarem a 2ª fase da olimpíada gaúcha de Química, que continha exclusivamente questões analítico-expositivas.

NomePremiação
Isadora Milani Reichert (T11)Medalha de OURO (1º lugar) – Cat. A Medalha Yeda Dick
Theo Zanoello Ludtke (T11)Medalha de OURO (1º lugar) – Cat. A
Guilherme Brizzi (T31)Medalha de OURO (1º lugar) – Cat. B
Guilherme Parcianello (T11)Medalha de PRATA (2º lugar) – Cat. A
Henrique da Rosa Pozzebon (T11)Medalha de BRONZE (3º lugar) – Cat. A
Vitória Bittencourt da Silva (T11)Menção Honrosa – Cat. A

Além da medalha de ouro recebida pela aluna Isadora Reichert, ela recebeu uma segunda medalha, que é novidade na olimpíada gaúcha de Química. Trata-se da medalha Yeda Dick, que premia a estudante com a melhor nota, dentre os participantes da olimpíada. É uma forma de homenagear e incentivar a participação de meninas nas olimpíadas. O nome dessa premiação especial, e respectiva medalha, homenageia Yeda Dick, ex-professora do Instituto de Química da UFRGS, que foi a primeira professora mulher do Instituto e também a primeira mulher a fazer parte do Conselho do CNPq.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): É um evento nacional promovido anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A prova é constituída de questões objetivas e discursivas e foi realizada no próprio colégio em maio de 2022. O resultado foi o seguinte:

Nome (Turma)Premiação
Ana Clara Pereira (T11)Medalha de BRONZE
Felipe Hayashi Durigon (T11)Medalha de OURO
Guilherme Parcianello (T11)Medalha de BRONZE
Henrique da Rosa Pozzebon (T11)Medalha de OURO
Isadora Milani Reichert (T11)Medalha de BRONZE
João Pedro de Mello Padoin (T11)Medalha de OURO
Laura Zanon Pansard (T11)Medalha de PRATA
Martina Förster Xavier (T11)Medalha de PRATA
Otávio Maziero dos Santos (T11)Medalha de OURO
Pedro Henrique Lorenzoni Ribeiro (T11)Medalha de BRONZE
Theo Zanoello Lüdtke (T11)Medalha de OURO
Vitória Bittencourt da Silva (T11)Medalha de BRONZE
Antônio Hermindo Mota Fração (T21)Medalha de PRATA
Athos Giovani Salbego Alves (T21)Medalha de PRATA
Felipe Porto Ferreira (T21)Medalha de PRATA
Guilherme Hayashi Durigon (T21)Medalha de OURO
Gustavo Cassol Colovini (T21)Medalha de BRONZE
Bruno Dalcin Bertoldo (T31)Medalha de PRATA
Guilherme Brizzi (T31)Medalha de OURO
Helena Sônego Hatschbach (T31)Medalha de BRONZE
Julia Seminoti Tamiosso (T31)Medalha de BRONZE
Pedro Albino Baierle (T31)Medalha de OURO

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG): Também é um evento promovido pela SAB, porém é uma competição prática de lançamento de foguetes. Os estudantes formam equipes de até 3 alunos e constroem o foguete, a base de lançamentos e o combustível, que é uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Após os lançamentos, as equipes cujos foguetes obtiveram os maiores alcances foram selecionadas para a segunda fase da competição, a Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do Piraí, RJ. O Colégio Politécnico obteve três equipes selecionadas para a fase nacional, porém, devido aos cortes orçamentários em 2022, não se obteve apoio financeiro para que os estudantes participassem do evento. As equipes selecionadas foram:

NomePremiação
Felipe Hayashi Durigon (T11)Medalha MOBFOG Real: Prata
Isadora Milani Reichert (T11)Medalha MOBFOG Real: Prata
João Pedro de Mello Padoin (T11)Medalha MOBFOG Real: Prata
Antônio Hermindo Mota Fração (T21)Medalha MOBFOG Real: Prata
Athos Giovani Salbego Alves (T21)Medalha MOBFOG Real: Prata
Otavio Soares de Souza (T21)Medalha MOBFOG Real: Prata

O excelente desempenho dos alunos resulta do trabalho contínuo realizado no curso de Ensino Médio do Colégio Politécnico que se pauta numa educação pública, gratuita e de qualidade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-590-178

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes