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Alunos do Ensino Médio do Colégio Politécnico realizam atividades de Orientação e localização geográfica

Projeto busca desenvolver habilidades variadas e proporcionar experiências de aprendizado interdisciplinar



Como parte da disciplina de Projetos Colaborativos, alunos da primeira série do Ensino Médio do Colégio Politécnico participaram, ao longo dos meses de março e abril, de atividades de iniciação ao esporte Orientação. Organizados em grupos, os alunos desenvolveram habilidades para a elaboração, como parte da disciplina, de um país imaginário, para o qual devem definir características geográficas, econômicas, políticas, sociais, entre outros aspectos.

A primeira atividade foi realizada no campus sede da UFSM no dia 23 de março. Já no dia 30 de março, uma segunda atividade, também de orientação, foi organizada no Círculo Militar, em Santa Maria. Os alunos prosseguiram com a elaboração do projeto durante o mês de abril, utilizando – entre outras ferramentas – o aplicativo Google Earth. Por meio dele, puderam trabalhar digitalmente com o globo terrestre e explorar conceitos como distância, área e perímetro (imagem na galeria).

A disciplina de Projetos Colaborativos é uma das novidades do novo currículo do Ensino Médio no Colégio Politécnico da UFSM, cujo objetivo é proporcionar experiências interdisciplinares aos alunos. Na primeira série do ano letivo de 2023, essa disciplina é ministrada pelos professores Rodrigo Rozado Leal e Fabrício Fernando Halberstadt, com foco na construção de países imaginários. A introdução ao esporte da orientação foi uma das primeiras atividades previstas e planejadas, realizadas com o auxílio do professor Luiz Patric Kayser e do acadêmico José Nilton Silva Vargas do curso de Geoprocessamento.

A Orientação é um esporte que consiste em percorrer uma determinada distância orientando-se por meio de mapa e bússola e passando obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controle). Essas atividades são consideradas um primeiro passo para que os alunos possam visualizar e experienciar de forma dinâmica e criativa diferentes conceitos de áreas diversas. Além disso, juntamente com outras atividades interdisciplinares que serão realizadas, espera-se construir conceitos científicos de forma mais ampla e integrada.

(Fotos: Luiz Patric Kayser, José Nilton Silva Vargas, Rodrigo Rozado Leal.)

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