
O terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico recebeu na segunda-feira (7) o estudante chinês Zhao Boyuan, de 16 anos. Zhao veio para Santa Maria para morar com a mãe, Xing Xing Lee, professora de mandarim na UFSM. Por iniciativa da mãe, Zhao veio à Universidade para aprender Português.
Seu ingresso no Colégio Politécnico se deu em razão da necessidade de um vínculo com a instituição para poder cursar as aulas de português. A adaptação do estudante ao Ensino Médio é mediada pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM em conjunto com a direção e coordenação do Politécnico. No dia 07 de julho foi realizada uma recepção ao estudantes, que foi recebido por docentes do Colégio Politécnico, estudantes da turma do terceiro ano e com um lanche com produtos produzidos pelo Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças do Colégio.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM prevê atividades de internacionalização e visa desenvolver parcerias com pesquisadores e instituições internacionais. Gracielli Mainardi, responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios e responsável pelos projetos com a China, explica que os alunos do Colégio se mostraram muito abertos e empolgados em receber o estudante.
O coordenador do ensino médio, Rodrigo Leal, conta que o Colégio já recebeu estudantes estrangeiros em outros momentos e que são períodos muito produtivos e de muita troca entre os alunos. Ele explica a escolha da turma de terceiro ano para receber Zhao: “nós escolhemos o terceiro ano por ser uma turma um pouco menor, e tem vários alunos que falam inglês (…) eles logo estão saindo, então dá para aproveitar essa oportunidade” e reforça a empolgação para a recepção do novo colega.

Já a mãe de Zhao, Xing Xing Lee, chegou em Santa Maria em outubro de 2024 através da parceria da Universidade com o Ministério da Educação Chinês. Ela conta que suas turmas de chinês, que fazem aulas com ela desde sua chegada, alcançaram o nível três, dos seis níveis de aprendizado do idioma. No próximo semestre, a UFSM receberá mais dois professores de mandarim através do mesmo convênio. Estes professores irão ministrar as aulas em português, com mais turmas, além de uma turma aberta à comunidade sobre a cultura chinesa.
Xing Xing Lee conta que essa é sua primeira vez no Brasil e que as pessoas estão sempre “prontas e dispostas a ajudar” quando necessário. Ela e Zhao mantiveram contato online durante todo período em que estavam em continentes diferentes e ela diz que “contou tudo sobre Santa Maria para ele e agora ele está muito animado em estar aqui”.
O adolescente chega à escola na semana da Gincana do Ensino Médio do Colégio Politécnico e, para a diretora de ensino, professora Berenice Santini, esse será um ótimo momento para a integração do novo colega. No dia 16 de julho, quarta-feira, acontecerá a mostra artística e show de talentos da gincana, no Centro de Convenções da UFSM.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: Júlia Ciervo Zucchetto