Ir para o conteúdo Ensino Médio Ir para o menu Ensino Médio Ir para a busca no site Ensino Médio Ir para o rodapé Ensino Médio
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico organiza a edição de 2025 da Gincana do Ensino Médio

Mostra artística “Poli Talentos” aconteceu no Centro de Convenções da UFSM, como parte da dinâmica



No dia 16 de julho, aconteceu a mostra artística da Gincana do Ensino Médio do Colégio Politécnico. O Poli Talentos é uma das atividades que compõe a gincana e seguiu a temática “Adolescentes: Quem somos nós?”. O evento reuniu cerca de 700 pessoas no Centro de Convenções da UFSM. 

Segundo a docente e diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende, a proposta pedagógica do Politécnico “contempla atividades variadas que promovem o desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas”, e a Gincana Artístico-Cultural do Ensino Médio é uma dessas atividades. Organizada pelos estudantes e docentes, ela envolve trabalho coletivo para completar os desafios, que contemplam tarefas de diferentes naturezas: beneficente, culinária, artística, cultural, recreativa e de conhecimentos gerais.

Marta explica, ainda, que a ação, por se tratar de uma atividade interdisciplinar, é o momento onde os estudantes têm, através do trabalho em equipe, “a oportunidade de expressar seus talentos de formas diversas, além de desenvolver autonomia, planejamento, resolução de problemas, administração de conflitos, participação e colaboração”. Cada turma do Ensino Médio constituiu uma equipe e suas apresentações foram avaliadas por uma comissão composta por 18 jurados, entre profissionais da arte, servidores da UFSM e ex-estudantes do Colégio.

Um dos jurados, o Diretor de Infraestrutura e docente Marcelo Rodrigues, responsável pelas disciplina de floricultura do Técnico em Paisagismo, relatou comoção ao assistir as apresentações: “me fez refletir sobre a minha própria adolescência, especialmente sobre as gincanas que participei e como momentos como esses foram fundamentais para minha formação (…) Foi uma noite que despertou sentimentos profundos, e ver os estudantes tão conectados uns com os outros e com o Colégio foi emocionante”. Ele parabeniza os envolvidos na atividade e conta que a alegria dos jovens, por estarem em um ambiente que acolhe e que incentiva sua expressão, era notável – além da dedicação admirável dos estudantes, o que “reflete o comprometimento e a paixão pelo Colégio e pelo que ele representa”.

Para a direção, o evento foi marcado pela emoção e qualidade das apresentações, que constituíram uma noite memorável. Marta reitera que todas as performances foram idealizadas, planejadas e executadas em apenas nove dias, o que reforça o compromisso dos estudantes do Ensino Médio com uma educação integral, “que valoriza o protagonismo juvenil e fortalece os vínculos entre escola, arte e comunidade”.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos e revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-590-290

Publicações Recentes