Recital no Theatro 13 de Maio, Santa Maria: 08 de outubro de 2025, (quarta-feira), 20hs. Entrada franca.
MÚSICAS PLURAIS – Violão (Marcos Kröning Corrêa), Oboé (lucius Mota), fagote (Glaubert Nuske), violão e voz (Gerson Werlang), Trombone (Diego Ramires) e Contrabaixo (Diogo Baggio).
Promoção: PG Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI – Performance e Pedagogia/CAL/UFSM.
Apoio: PRE – Pró-Reitoria de Extensão/UFSM. Entrada franca.
Obras de Kilza Setti, Gerson Werlang, Claudio Santoro, Marcos Kröning Corrêa, Benjamin Britten, Jan Sandström e Peteris Vasks.
Duração: 1h e 15.
Marcos Kröning Corrêa é Doutor em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professor do Depto de Música da UFSM e Coordenador do Curso de Especialização em Música (PGE Mús/CAL). Apresentou recitais no Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e França. Gravou três CDs autorais – A Caminho do Meio, Violões e Criações e Recriações, com participações em outros três discos. Venceu 3 prêmios no “Destaques Cultura 2023” de SM: ‘melhor álbum instrumental do ano’, melhor instrumentista’ e ‘melhor compositor’.
Gérson Werlang é músico, escritor e professor da UFSM nas áreas de Música e Letras. Doutor em Letras (UFSM), com mestrado em música nos EUA. Possui vários trabalhos musicais lançados, tanto em carreira solo como com sua banda, a Poços & Nuvens. Publicou três romances: Wilde em Berneval, Café e Jazz em Palmeira, além do livro de poemas Outros Outonos, as crônicas musicais e de costumes em Rita Lee & Tutti Frutti e a Música na obra de Erico Veríssimo.
Diego Ramires Leite é Doutor em Música pela UDESC e Mestre pela UFBA. Ministrou master classes e recitais em várias cidades brasileiras, EUA, Alemanha, Argentina e Portugal. Apresentou-se com diferentes orquestras – OSPA, Filarmônica da PUC e UNISINOS. Como regente, atuou na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Banda Municipal de Porto Alegre e Banda Sinfônica da UFSM. Leciona trombone, tuba e música de câmara na UFSM e coordena o Coral de Trombones e Tubas, o RSbones.
Diogo Baggio é contrabaixista, professor e pesquisador. Mantém uma contínua atuação solística e camerística dentro e fora do Brasil. É integrante do Ensemble Novas Tríades, formado por instrumentistas e compositores da UFSM com foco na música contemporânea brasileira. Diogo Baggio é também coordenador do Festival Internacional de Inverno da UFSM, da Orquestra de Cordas da UFSM e da Orquestra Viva.
Glaubert Nuske é Doutor em Música (UDESC) e Mestre em Música (Université de Montréal, Canadá). Participou do Exchange Program/Bassoon Performance (University of Georgia, EUA). Atuando na graduação e na PG Especialização em Música, seu trabalho é pautado na difusão de pesquisas e ensino de fagote. Compositores como Ernst Mahle e Kilza Setti a ele dedicaram obras. Lançou o álbum Pensieroso, com obras brasileiras para fagote, disponível nas plataformas de streaming e em CD, tendo sido indicado ao 4º. Prêmio Maria Cult na categoria Instrumental.
Lúcius Mota é oboísta com atuação voltada à integração entre performance, pesquisa e ensino. Publicou textos sobre música para oboé e realizou estreias de obras de compositores do Brasil e do exterior. Apresentou-se como solista em diversas orquestras brasileiras, interpretando obras de Harry Crowl, Kjell Mork Karlsen e outros. Atualmente, coordena o projeto Shostakovich 120, que celebra os 120 anos do compositor russo.







