O plano de estudos é um planejamento de como o aluno de pós-graduação atenderá aos requisitos do curso, incluindo que disciplinas irá cursar, bem como em que semestre pretende fazê-lo.
Os planos de estudo devem ser elaborados com a concordância do respectivo orientador e serão avaliados pelo Colegiado do PPGI, que analisará a pertinência das disciplinas selecionadas em relação à linha de pesquisa do aluno, bem como o atendimento ao regulamento do curso e ao regimento de pós-graduação da universidade.
O modelo para ser usado para tal preenchimento está disponível na seção Mestrado / Formulários do site. Lá também é possível encontrar o formulário de dispensa de disciplinas, para aqueles alunos que tenham cursado disciplinas em outros programas de pós-graduação.
O plano de estudos deve ser assinado pelo aluno e pelo orientador, de forma a ser analisado pela coordenação de curso e aprovado pelo colegiado.
O prazo para entrega normalmente é definido pela coordenação e informado pela secretaria no primeiro mês a partir do ingresso.
Sempre que forem necessárias alterações no plano de estudos, essas devem ser realizadas mediante envio de um novo plano, com a opção “Reformulado” marcada (denotando um plano reformulado). A correspondência entre o plano de estudos e as disciplinas no histórico do aluno é verificada pelo DERCA antes de declarar o aluno apto à defesa.