Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PARTICIPE DO “5º ENCONTRO OUVINDO COISAS”



5º ENCONTRO OUVINDO COISAS – A INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA DA CIDADE: A CIDADE QUE TEMOS E A CIDADE QUE QUEREMOS

5º Encontro Ouvindo Coisas – A Instituição Imaginária da cidade: a cidade que temos e a cidade que queremos, faz parte das atividades promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), que atua desde 1993, tendo na coordenação a professora Dra. Valeska Fortes de Oliveira (líder do grupo) e a professora Dra. Lúcia Maria Vaz Peres (vice-líder), e o mesmo está vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Com esta proposta, viemos há cinco anos buscando trabalhar contra a lógica individualista que está instituída na maioria dos espaços acadêmicos, pois acreditamos na importância de se estabelecerem relações que promovam a escuta do outro. No desejo de transmutar o formato clássico dos eventos na contemporaneidade, quer-se oferecer aos participantes experimentações sensíveis a partir do vivido.

No meio de tanta indignação com os cenários da sociedade e da política brasileira e, movidos por um sentimento de produzir debate e pensamentos com potência criativa, acabamos por tomar a cidade como objeto de atenção. Ano eleitoral, ano de campanhas, ano de discursos tomando nossas casas e as ruas das cidades, bem como, o espaço das mídias inscrevendo assim, a necessidade de trazer a reflexão sobre cidades imaginárias.

 

PRAZO DE INSCRIÇÕES (PRORROGADO)

25 de agosto a 10 de novembro de 2016 

 

MODALIDADE DE INSCRIÇÃO

  • Ouvinte SEM apresentação de trabalhos/material audiovisual/outras manifestações artísticas;
  • Ouvinte COM apresentação de trabalhos/material audiovisual/outras manifestações artísticas.

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 VALORES

  • Não é necessário pagamento nas inscrições de alunos da Graduação e Professores da Rede Básica de Ensino (após a inscrição através do preenchimento do formulário acima, é necessário enviar o documento que comprove – matrícula para aluno e contracheque para professor – para o endereço de e-mail inscricoesencontrouvindocoisas@gmail.com

 

  • R$ 30,00 – nas inscrições de alunos da Pós-graduação e Professores Pesquisadores.

          Obs: para mais informações sobre o pagamento, envie um e-mail para o endereço inscricoesencontrouvindocoisas@gmail.com.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO

 

Professor e estudante

 envie 

IMPORTANTE

* Serão aceitos relatos de experiência, conforme as normas e modalidades definidas abaixo.

                       * O trabalho pode apresentar ou não relação direta com a temática da cidade e/ou com o campo do Imaginário Social, respeitadas as normas e modalidades definidas abaixo.

 

  • Os autores e todos os co-autores devem estar inscritos no evento;

  • Cada autor só poderá apresentar até 1 (uma) proposta de trabalho, para o conjunto das modalidades, seja individualmente ou em co-autoria;

  • Na proposta de resumo expandido poderá haver no máximo 2 co-autores, enquanto nas demais propostas não há número limite de co-autores;

  • Aos autores e co-autores de trabalhos serão emitidos certificados com 40 horas, bem como os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento em formato virtual, juntamente com ISBN;

  • O evento apresentará três modalidades trabalho: a) Resumo expandido b) Material audiovisual e c) Outras manifestações artísticas;

  • Definição das modalidades:

RESUMO EXPANDIDO – Se caracteriza por uma produção textual que apresente uma pesquisa concluída ou em andamento, assim como, uma experiência que foi significativa para o autor ou para a instituição da qual se faz parte. O resumo deve incluir objetivos, metodologia, referencial teórico, resultados/e ou possíveis resultados e conclusão/e ou possíveis conclusões.

MATERIAL AUDIOVISUAL – Se caracteriza por uma produção audiovisual que traga reflexões acerca de um tema. Junto ao vídeo é necessário que seja enviado uma lauda com a identificação da autoria, instituição e os créditos.

OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS – Se caracteriza pela modalidade em que poderá ser enviado poesia, música, fotografia, contos, crônicas, mostras, intervenções artísticas, exposições, performances entre outras manifestações. É importante que junto a este material seja enviado uma lauda identificando a autoria, instituição e um resumo do trabalho.

  • O texto produzido deverá possuir relação com a temática do eixo de trabalho escolhido;

  • A inscrição será realizada após o preenchimento deste formulário e a submissão de trabalhos deverá ser realizada pelo endereço de e-mail inscricoesencontrouvindocoisas@gmail.com com o assunto contendo o NOME DO AUTOR_EIXO TEMÁTICO

  • Forma de apresentação:

RODAS DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO – para que efetivamente se constitua as rodas é necessário a leitura dos trabalhos do eixo da qual seu trabalho faz parte e sejam apontados as reflexões, as relações, as semelhanças e as distinções entre o seu trabalho e dos demais autores.

 

EIXOS TEMÁTICOS

  • IMAGINÁRIO E ARTE

Este eixo reunirá trabalhos que enfatizam a discussão de artes no campo da educação, não apenas como uma discussão específica e disciplinar, mas contribuindo para o campo simbólico das principais e atuais pautas educacionais no cenário brasileiro. Além disso, os trabalhos poderão abordar os seguintes assuntos: multiculturalismo ou interculturalidade; formação estética de docentes; gênero, sexualidade e artes visuais; arte e inclusão; avaliação em arte; história do ensino da arte no Brasil; ensino de arte na educação infantil e anos iniciais; novas metodologias de pesquisa baseadas em arte.

 

  • IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO

Este eixo reunirá trabalhos acerca do sensível e do simbólico a respeito de pressupostos teóricos sobre a docência em todos os âmbitos educacionais, a prática pedagógica nos diferentes campos de conhecimento e frente aos desafios da contemporaneidade, assim como sobre novos e outros saberes/fazeres docentes e discentes. Além disso, neste eixo deverão constar trabalhos referentes a formação inicial/ continuada/ desenvolvimento profissional; a produção do conhecimento escolar e a (re)formulação de propostas educacionais inovadoras, bem como, sobre as políticas públicas educativas.

 

  • IMAGINÁRIO E URBANIDADES

A cidade, tecida por conexões e relações, na memória individual e coletiva, se constitui como território fértil para o simbólico. Voltado a esta temática, o presente eixo tem como intuito selecionar trabalhos que abordam, de alguma maneira, a relação do homem com o espaço urbano- formado por elementos naturais, construídos e imaginados. Os trabalhos poderão trazer a cidade como cenário de discussões e apropriações (patrimoniais, ambientais, sociais, artísticas, culturais, entre outras), assim como espaço educativo, rico em saberes e fazeres.

 

  • IMAGINÁRIO E SAÚDE

Este eixo contará com trabalhos acerca dos sentidos e significados a respeito da saúde nos diferentes contextos, bem como nas questões ligadas aos diferentes tratamentos e formas de inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. 

 

 

              PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

AVISO!

* A fala “Que cidade há atrás das grades?” por Luis Fernando Marques e Márcia Paixão ocorrerá dia 25/11 às 14:00

* O Minicurso 6 “Fanzines e poesia marginal” será orientada por Luciano Bedin e Camila Porto (UFRGS)

* A provocação permanente “Cidades de Nanquim” por Bibiano Girardi não será realizada

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-547-980

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes