Plano de Estudos
O Plano de Estudos deve ser aprovado pela Coordenação do Curso antes da realização da matrícula para o segundo semestre letivo. Para realizar o preenchimento do Plano de Estudos, verifique o tutorial:
O orientador, em acordo com o seu orientando, pode indicar um professor, interno ou externo à UFSM, como coorientador, mediante encaminhamento da Solicitação de Coorientação. A solicitação deve ter uma justificativa e será analisada pela Comissão Colegiada do Programa.
Para tal, deve ser encaminhado via email (ppgeducacao@ufsm.br):
- Requerimento de Solicitação de Coorientação, devidamente preenchido e assinado;
- Cópia do Currículo Lattes do professor coorientador.
O professor coorientador deve estar ligado a um programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES e deve, também, estar em plena atividade de pesquisa.
Disciplinas
O discente pode solicitar aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas realizadas em outros cursos de Pós-Graduação.
- No Mestrado, podem ser aproveitados, no máximo, 8 créditos;
- No Doutorado, podem ser aproveitados no máximo, 12 créditos;
- Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente preenchido e assinado, em PDF
- Histórico Escolar contendo a disciplina a ser aproveitada
- Ementa da disciplina, caso a disciplina seja de outra Instituição
Obs.: Disciplinas cursadas a mais de 5 (cinco) anos não serão aceitas.
O discente de Pós-Graduação, em nível de Mestrado ou Doutorado, deve possuir suficiência em língua(s) estrangeira(s).
- No Mestrado, é necessária 1 (uma) língua estrangeira.
- No Doutorado, são necessárias 2 (duas) línguas estrangeiras.
A solicitação é realizada diretamente pelo aluno via PEN-SIE. Para solicitar o aproveitamento de suficiência em língua estrangeira, são necessários os seguintes documentos:
- Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira, devidamente preenchido e assinado, em PDF;
- Documento comprobatório de aprovação em Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (emitido pela UFSM ou outras Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo MEC.
Obs.: Certificados emitidos a mais de 5 (cinco) anos não serão aceitos.
Tópicos Especiais em Educação constituem-se de atividades que representam contribuições acadêmicas significativas para o discente da área de Educação, a serem realizadas ao longo do semestre. Devem ser registradas 10 atividades na Ficha de Presença para Registro das Atividades em Tópicos Especiais.
A disciplina de Tópicos Especiais em Educação computa 2 (dois) créditos.
A disciplina de Publicação Científica consiste em uma publicação do acadêmico em periódicos indexados e catalogados pelo Qualis/CAPES, ou sob a forma de livros de autoria ou capítulos de livro na área da Educação. Esta é obrigatória para os acadêmicos do Doutorado.
A avaliação atenderá aos seguintes critérios de exigência mínima:
- artigo para Doutorado: no mínimo Qualis A4;
- para livros de autoria e capítulos de livro: conter Conselho Editorial
- Solicitação de Aproveitamento de Publicação Científica devidamente preenchida e assinada;
- Em caso de artigo, Cópia do Artigo Publicado;
- Em caso de capítulo de livro, a página do Conselho Editorial que consta no livro e o sumário que contenha o capítulo publicado com identificação da autoria do mesmo.
A Docência Orientada é um componente curricular obrigatório para os bolsistas do Programa de Demanda Social da CAPES e sugerido aos demais acadêmicos. Após a realização da matrícula, o discente deverá encaminhar o Plano de Docência Orientada (conforme modelo do PPGE) no tempo entre a primeira e a terceira reunião da Comissão Colegiada do semestre.
Após a realização da Docência Orientada, para o encerramento da atividade, o discente deverá elaborar o Relatório de Docência Orientada (conforme modelo do PPGE) e encaminhá-lo no tempo entre a primeira e a terceira reunião da Comissão Colegiada do semestre subsequente.
Aos estudantes bolsistas do Programa:
- no Curso de Mestrado, deve-se realizar, obrigatoriamente, uma disciplina de Docência Orientada;
- no Curso de Doutorado, deve-se realizar, obrigatoriamente, duas disciplinas de Docência Orientada.
Em breve.
Qualificação de Dissertação/Tese
O processo de Qualificação no Mestrado em Educação deverá acontecer em até 18 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 75% dos créditos e sido aprovado em teste de suficiência em uma língua estrangeira. Para solicitar a qualificação do projeto de dissertação, o aluno deverá encaminhar via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br) os seguintes documentos:
- Requerimento de Qualificação de Dissertação, em PDF
- Histórico Escolar (emitido no Portal do Aluno), para comprovação da conclusão dos créditos necessários e da aprovação em teste de suficiência.
O processo de Qualificação no Doutorado em Educação deverá acontecer em até 24 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 75% dos créditos e sido aprovado em teste de suficiência em duas línguas estrangeiras. Para solicitar o Exame de Qualificação de Tese de Doutorado, o aluno deverá realizar o seguinte procedimento:
- Abrir processo de Exame de Qualificação via Portal do Aluno (Tutorial para abertura do processo);
- Encaminhar, via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br), o Requerimento de Qualificação de Tese, em PDF.
Defesa Final de Dissertação/Tese e Entrega da Documentação Final
O processo de Defesa Final de Dissertação deverá acontecer em até 24 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 100% dos créditos e qualificado com êxito o projeto de pesquisa. Para solicitar a defesa final de dissertação, o discente deverá:
- Abrir processo de defesa de MDT via Portal do Aluno (Tutorial para abertura do processo);
- Encaminhar via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br), o Requerimento de Defesa de Dissertação, em PDF.
O processo de Defesa Final de Tese deverá acontecer em até 48 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 100% dos créditos e obtido êxito no Exame de Qualificação. Para solicitar a defesa final de tese, o discente deverá:
- Abrir processo de defesa de MDT via Portal do Aluno (Tutorial para abertura do processo);
- Encaminhar via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br), o Requerimento de Defesa de Tese, em PDF.
Após a aprovação na defesa final do Mestrado/Doutorado, o discente deve realizar o ato de entrega de MDT. Conforme regulamentação da PRPGP, o ato de entrega é realizado exclusivamente via PEN. O passo a passo está disponível no Tutorial – Ato de Entrega de MDT.
Devem ser entregues os seguintes documentos:
- Cópia da Dissertação/Tese em PDF
- Cópia do Artigo em PDF (No Mestrado, o artigo não precisa ter sido publicado. No Doutorado, o artigo deve ter sido publicado e é necessário anexar o comprovante de publicação no Processo)
- Termo de Autorização para Disponibilização (Biblioteca)
- Formulário Trabalho de Conclusão 01
- Formulário Trabalho de Conclusão 02
- Formulário Titulação Plataforma Sucupira
- Currículo Lattes atualizado, em PDF
- Caso o estudante seja bolsista do Programa, deve entregar o Relatório de Desempenho (enviado para o email comissaodebolsasppge@ufsm.br)
Caso haja necessidade de urgência, deve ser anexado o Formulário de Solicitação de Urgência na Emissão do Diploma com a respectiva justificativa.
As normas de MDT e a estrutura documental para trabalhos acadêmicos da UFSM estão disponíveis no Manual de Dissertações e Teses da UFSM.
2. Caso o discente ainda não possua assinatura eletrônica cadastrada, deve consultar o Tutorial de Cadastro de Assinatura Eletrônica – PEN-SIE.
Solicitação de Prorrogação de Prazo de Qualificação/Defesa
Por solicitação justificada do professor orientador, os prazos máximos para conclusão dos cursos de Mestrado ou Doutorado, poderão ser prorrogados, mediante aprovação da Comissão Colegiada.
O pedido de prorrogação de qualificação deve ser encaminhado via email (ppgeducacao@ufsm.br), contendo a Solicitação de Prorrogação de Prazo de Qualificação devidamente preenchida e assinada. Fica a critério do discente a anexação de quaisquer documentos comprobatórios da justificativa.
O pedido de prorrogação de defesa final deve ser realizado de acordo com o Informativo PRPGP nº 001/2019, via processo eletrônico (PEN-SIE). Deve ser anexada ao processo, a Solicitação de Prorrogação de Defesa Final, devidamente preenchida. No mesmo processo, o discente assina eletronicamente e tramita para que o orientador também assine. O passo a passo para abertura do processo está disponível no Tutorial de Abertura de Processo de Prorrogação de Defesa.
Programa de Pós-Doutorado
Conforme a resolução nº 036, de 14 de dezembro de 2020, o candidato ao Pós-Doutorado deve abrir processo via PEN-SIE de Admissão em Programa de Pós-Doutorado, e anexar os seguintes documentos:
- Requerimento padrão, devidamente preenchido e assinado;
- Carta de aceite do supervisor vinculado ao PPGE (onde deve constar o tempo de dedicação do candidato);
- Formulário de Solicitação de Oferta de RPD, assinado pelo supervisor;
- Projeto de pesquisa com a inclusão do plano de trabalho a ser desenvolvido;
- Cópia do RG ou Passaporte;
- Currículo Lattes;
- Cópia do Diploma (caso utilize a ata de defesa, anexar atestado de que o diploma está em fase de confecção);
- Cópia do CPF (brasileiros).
Quando toda a documentação for recebida pelo PPGE, será encaminhada a solicitação à Comissão Colegiada.
Credenciamento/Recredenciamento e Professor Visitante (Docentes)
Professores visitantes podem passar um tempo no PPGE desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os editais específicos para credenciamento como professor visitante não possuem periodicidade definida e são publicados pela PROGEP.
Os critérios mínimos para credenciamento como professor no Programa, independente da categoria, podem ser consultados no Ato Normativo Nº 08/2019 do PPGE.