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Formulários e Tutoriais

Plano de Estudos

O Plano de Estudos deve ser aprovado pela Coordenação do Curso antes da realização da matrícula para o segundo semestre letivo. Para realizar o preenchimento do Plano de Estudos, verifique o tutorial:

O orientador, em acordo com o seu orientando, pode indicar um professor, interno ou externo à UFSM, como coorientador, mediante encaminhamento da Solicitação de Coorientação. A solicitação deve ter uma justificativa e será analisada pela Comissão Colegiada do Programa.

Para tal, deve ser encaminhado via email (ppgeducacao@ufsm.br):

O professor coorientador deve estar ligado a um programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES e deve, também, estar em plena atividade de pesquisa.

Disciplinas

O discente pode solicitar aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas realizadas em outros cursos de Pós-Graduação.

  • No Mestrado, podem ser aproveitados, no máximo, 8 créditos;
  • No Doutorado, podem ser aproveitados no máximo, 12 créditos;
A solicitação é realizada diretamente pelo aluno via PEN-SIE. Para solicitar a dispensa de disciplina(s), são necessários os seguintes documentos:
O passo a passo para realização da solicitação via PEN-SIE está disponível no Tutorial para Aproveitamento de Disciplinas.
Obs.: Disciplinas cursadas a mais de 5 (cinco) anos não serão aceitas.

O discente de Pós-Graduação, em nível de Mestrado ou Doutorado, deve possuir suficiência em língua(s) estrangeira(s).

  • No Mestrado, é necessária 1 (uma) língua estrangeira.
  • No Doutorado, são necessárias 2 (duas) línguas estrangeiras.

A solicitação é realizada diretamente pelo aluno via PEN-SIE. Para solicitar o aproveitamento de suficiência em língua estrangeira, são necessários os seguintes documentos:

O passo a passo para realização da solicitação via PEN-SIE está disponível no Tutorial para Aproveitamento de Língua Estrangeira.
Obs.: Certificados emitidos a mais de 5 (cinco) anos não serão aceitos.

Tópicos Especiais em Educação constituem-se de atividades que representam contribuições acadêmicas significativas para o discente da área de Educação, a serem realizadas ao longo do semestre. Devem ser registradas 10 atividades na Ficha de Presença para Registro das Atividades em Tópicos Especiais.

A disciplina de Tópicos Especiais em Educação computa 2 (dois) créditos.

A disciplina de Publicação Científica consiste em uma publicação do acadêmico em periódicos indexados e catalogados pelo Qualis/CAPES, ou sob a forma de livros de autoria ou capítulos de livro na área da Educação. Esta é obrigatória para os acadêmicos do Doutorado.

A avaliação atenderá aos seguintes critérios de exigência mínima:

  1. artigo para Doutorado: no mínimo Qualis A4;
  2. para livros de autoria e capítulos de livro: conter Conselho Editorial
O acadêmico tem 2 (dois) semestres a contar da matrícula na disciplina para solicitar o aproveitamento da sua publicação. Para tal, são exigidos os seguintes documentos:
  • Solicitação de Aproveitamento de Publicação Científica devidamente preenchida e assinada;
  • Em caso de artigo, Cópia do Artigo Publicado;
  • Em caso de capítulo de livro, a página do Conselho Editorial que consta no livro e o sumário que contenha o capítulo publicado com identificação da autoria do mesmo.
Os documentos devem ser encaminhados via email (ppgeducacao@ufsm.br) para apreciação da Comissão Colegiada.

A Docência Orientada é um componente curricular obrigatório para os bolsistas do Programa de Demanda Social da CAPES e sugerido aos demais acadêmicos. Após a realização da matrícula, o discente deverá encaminhar o Plano de Docência Orientada (conforme modelo do PPGE) no tempo entre a primeira e a terceira reunião da Comissão Colegiada do semestre. 

Após a realização da Docência Orientada, para o encerramento da atividade, o discente deverá elaborar o Relatório de Docência Orientada (conforme modelo do PPGE) e encaminhá-lo no tempo entre a primeira e a terceira reunião da Comissão Colegiada do semestre subsequente.

Aos estudantes bolsistas do Programa:

  • no Curso de Mestrado, deve-se realizar, obrigatoriamente, uma disciplina de Docência Orientada;
  • no Curso de Doutorado, deve-se realizar, obrigatoriamente, duas disciplinas de Docência Orientada.
Para o encaminhamento do Plano de Docência Orientada, é necessária a abertura de um Processo Eletrônico (PEN). O relatório será anexado ao mesmo processo no final da disciplina. O passo a passo para abertura e encaminhamentos do Processo de Docência Orientada está disponível no Tutorial de Abertura do Processo de Docência Orientada. Nele também consta o fluxo do processo.
Qualificação de Dissertação/Tese

O processo de Qualificação no Mestrado em Educação deverá acontecer em até 18 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 75% dos créditos e sido aprovado em teste de suficiência em uma língua estrangeira. Para solicitar a qualificação do projeto de dissertação, o aluno deverá encaminhar via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br) os seguintes documentos:

O Requerimento de Qualificação de Dissertação deve ser encaminhado com, pelo menos, 20 dias de antecedência e deve estar devidamente preenchido e assinado pelo discente e seu orientador.

O processo de Qualificação no Doutorado em Educação deverá acontecer em até 24 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 75% dos créditos e sido aprovado em teste de suficiência em duas línguas estrangeiras. Para solicitar o Exame de Qualificação de Tese de Doutorado, o aluno deverá realizar o seguinte procedimento:

  1.  Abrir processo de Exame de Qualificação via Portal do Aluno (Tutorial para abertura do processo);
  2. Encaminhar, via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br), o Requerimento de Qualificação de Tese, em PDF.
Salienta-se que o sistema exige pelo menos 20 dias de antecedência para o agendamento do Exame de Qualificação de Doutorado e o Requerimento de Qualificação de Tese deve ser encaminhado via e-mail no mesmo prazo.
Defesa Final de Dissertação/Tese e Entrega da Documentação Final

O processo de Defesa Final de Dissertação deverá acontecer em até 24 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 100% dos créditos e qualificado com êxito o projeto de pesquisa. Para solicitar a defesa final de dissertação, o discente deverá:

  1. Abrir processo de defesa de MDT via Portal do Aluno (Tutorial para abertura do processo);
  2. Encaminhar via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br), o Requerimento de Defesa de Dissertação, em PDF.

 

Salienta-se que o sistema exige pelo menos 20 dias de antecedência para o agendamento da Defesa de Dissertação e o Requerimento deve ser encaminhado via e-mail no mesmo prazo.

O processo de Defesa Final de Tese deverá acontecer em até 48 meses após o ingresso no Curso. Para tal, é necessário que o discente tenha cumprido 100% dos créditos e obtido êxito no Exame de Qualificação. Para solicitar a defesa final de tese, o discente deverá:

  1.  Abrir processo de defesa de MDT via Portal do Aluno (Tutorial para abertura do processo);
  2. Encaminhar via e-mail (ppgeducacao@ufsm.br), o Requerimento de Defesa de Tese, em PDF.
Salienta-se que o sistema exige pelo menos 20 dias de antecedência para o agendamento da Defesa de Tese e o Requerimento deve ser encaminhado via e-mail no mesmo prazo.

Após a aprovação na defesa final do Mestrado/Doutorado, o discente deve realizar o ato de entrega de MDT. Conforme regulamentação da PRPGP, o ato de entrega é realizado exclusivamente via PEN. O passo a passo está disponível no Tutorial – Ato de Entrega de MDT.

Devem ser entregues os seguintes documentos:

Os documentos devem ser anexados em processo via PEN-SIE e assinados eletronicamente (exceto a cópia da dissertação/tese, a cópia do artigo e o Currículo Lattes).
Caso haja necessidade de urgência, deve ser anexado o Formulário de Solicitação de Urgência na Emissão do Diploma com a respectiva justificativa.

As normas de MDT e a estrutura documental para trabalhos acadêmicos da UFSM estão disponíveis no Manual de Dissertações e Teses da UFSM.

OBSERVAÇÕES:
1. folha de aprovação deve constar na dissertação/tese (conforme normas de MDT) contendo os nomes dos membros da banca que participaram efetivamente e a data de aprovação, mas não deve conter as assinaturas.
2. Caso o discente ainda não possua assinatura eletrônica cadastrada, deve consultar o Tutorial de Cadastro de Assinatura Eletrônica – PEN-SIE.
Solicitação de Prorrogação de Prazo de Qualificação/Defesa

Por solicitação justificada do professor orientador, os prazos máximos para conclusão dos cursos de Mestrado ou Doutorado, poderão ser prorrogados, mediante aprovação da Comissão Colegiada.

O pedido de prorrogação de qualificação deve ser encaminhado via email (ppgeducacao@ufsm.br), contendo a Solicitação de Prorrogação de Prazo de Qualificação devidamente preenchida e assinada. Fica a critério do discente a anexação de quaisquer documentos comprobatórios da justificativa.

O pedido de prorrogação de defesa final deve ser realizado de acordo com o Informativo PRPGP nº 001/2019via processo eletrônico (PEN-SIE). Deve ser anexada ao processo, a Solicitação de Prorrogação de Defesa Final, devidamente preenchida. No mesmo processo, o discente assina eletronicamente e tramita para que o orientador também assine. O passo a passo para abertura do processo está disponível no Tutorial de Abertura de Processo de Prorrogação de Defesa.

Programa de Pós-Doutorado

Conforme a resolução nº 036, de 14 de dezembro de 2020, o candidato ao Pós-Doutorado deve abrir processo via PEN-SIE de Admissão em Programa de Pós-Doutorado, e anexar os seguintes documentos:

  1. Requerimento padrão, devidamente preenchido e assinado;
  2. Carta de aceite do supervisor vinculado ao PPGE (onde deve constar o tempo de dedicação do candidato);
  3. Formulário de Solicitação de Oferta de RPD, assinado pelo supervisor;
  4. Projeto de pesquisa com a inclusão do plano de trabalho a ser desenvolvido;
  5. Cópia do RG ou Passaporte;
  6. Currículo Lattes;
  7. Cópia do Diploma (caso utilize a ata de defesa, anexar atestado de que o diploma está em fase de confecção);
  8. Cópia do CPF (brasileiros).
No caso de não bolsistas, é necessário encaminhar ao PPGE via email (ppgeducacao@ufsm.br) um termo de ciência firmado pelo empregado, ´pelo pós-doutorando e supervisor, e um termo de compromisso assinado pelo pós-doutorando e pelo supervisor.
Quando toda a documentação for recebida pelo PPGE, será encaminhada a solicitação à Comissão Colegiada.
Credenciamento/Recredenciamento e Professor Visitante (Docentes)

Professores visitantes podem passar um tempo no PPGE desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os editais específicos para credenciamento como professor visitante não possuem periodicidade definida e são publicados pela PROGEP.

Os critérios mínimos para credenciamento como professor no Programa, independente da categoria, podem ser consultados no Ato Normativo Nº 08/2019 do PPGE.

– Ficha de Cadastro para Professor Visitante