Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Aviso de Conectividade Saber Mais

Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria

Descrição

O Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria, regulamentado pela Resolução N. 036/2020, é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob supervisão de um pesquisador experiente, com no mínimo 2 (dois) anos de atuação como docente permanente vinculado a um Programa de Pós-graduação (PPG).

Os processos de seleção de pós-doutorandos são de responsabilidade dos Programas/Cursos de Pós-Graduação.

Para a inscrição, cada candidato ao Pós-doutorado deverá abrir um Processo de inscrição em programa de pós-doutorado (134.112), junto ao sistema de Processo Eletrônico da UFSM, o PEN-SIE.

Para isso, deve primeiramente efetuar o cadastro como usuário externo no LINK.

Com esse acesso ao Portal de Documentos, deve seguir os passos de abertura de processo eletrônico do Tutorial de Abertura de Processo Eletrônico, disponível na página do PEN-SIE em Apoio ao Usuário https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/apoio-ao-usuario/.

Fluxograma da Inscrição em Programa de Pós-Doc pelo PEN-SIE: clique aqui .

Posteriormente ao início do Pós-doutorado, o PPG deve realizar a oferta na respectiva disciplina de RPD100X referente ao semestre de cada Pós-doutorando, que deverá efetuar a matrícula semestralmente pelo Portal do Aluno, conforme calendário acadêmico vigente.

Finalização do curso de Pós-Doutorado: findado o seu período de pós-doutoramento, o pós-doutorando deve submeter a documentação específica exigida pela Resolução N. 036/2020 para apreciação do PPG e homologação em Colegiado. Esta documentação é anexada ao PEN que deu origem ao vínculo e posterior a homologação do colegiado, enviado a PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PRPGP para expedição do Certificado de Pós-Doutorado.

Dúvidas relativas a abertura do processo eletrônico, entrar em contato com protocolodag@ufsm.br.

Público Alvo
Poderão candidatar-se ao Programa de Pós-doutorado pesquisadores das diversas áreas, portadores do título de Doutor. Observação: Candidatos ao Programa de Pós-Doutorado não poderão ter vínculo empregatício com a UFSM, exceto quando contratados como professores substitutos sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.