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Controle Acadêmico de Pós-graduação

Os processos vinculados aos cursos e estudantes da pós-graduação do antigo DERCA estão sob a responsabilidade do setor de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP. 

Para receber atendimento das demandas destes processos, envie um e-mail para academico.prpgp@ufsm.br ou abra um PEN-SIE para a unidade 01.09.13 Controle Acadêmico de Pós-Graduação.

Endereço: Av. Roraima, n° 1000, Prédio 48D (térreo), antigo DERCA, CEP 97.105-900 – Santa Maria / RS 

Telefone contato: (55) 3220-8921 e 3220-9323

TUTORIAIS

Acesse a página de serviços da PRPGP para verificar as informações sobre os processos administrativos e procedimentos atuais do Núcleo de Controle Acadêmico dos cursos de pós-graduação.

ALUNO ESPECIAL I PÓS-GRADUAÇÃO

A seleção para Aluno Especial I PG é feita pelas Coordenações dos Cursos, segundo edital, o qual descreve as normas para inscrição, seleção e análise documental classificatória dos candidatos. As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I PG ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas. Veja a seguir quem pode se candidatar:

I – discentes de graduação de qualquer IES com, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos necessários à conclusão do seu curso e participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação com as devidas justificativas à coordenação;
II – discentes vinculados a programas de pós-graduação de outras IES nacionais ou estrangeiras, cabendo à coordenação do programa de origem do discente a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM;
III – portadores de diploma de curso superior, participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM; e
IV – servidores portadores de diploma de curso superior da Instituição e de outras IES, cabendo ao chefe imediato a responsabilidade pela solicitação à coordenação.

Salvo para os estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação de outras IES, a matrícula especial em disciplinas de pós-graduação é limitada a uma disciplina por semestre para cada aluno e, no máximo, a duas matrículas especiais em um programa de pós-graduação. O aluno poderá fazer disciplinas, no máximo, em dois programas distintos, podendo totalizar, em  quatro  semestres distintos, quatro disciplinas como aluno especial na Instituição.  A seleção para Aluno Especial I PG é  feita pelas  Coordenações  dos Cursos, segundo edital, o qual  descreve as  normas para inscrição, seleção e  análise  documental classificatória dos candidatos.  As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função   de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas.

Ler: Regimento de Pós Graduação – UFSM – Resolução 015/2014. (art. 57)

Os Cursos/Programas de pós-graduação da UFSM encaminham os processos de dispensa/aproveitamento de disciplinas com a abertura de processo eletrônico PEN e encaminhado ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG/CPG/PRPGP.

O Pen deve ser aberto com o Tipo Documental: Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG

Encaminhar para unidade01.09.13.00.0.0 Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG)

*Deverá ser anexado, além do formulário, comprovante da aprovação da (s) disciplina (s) solicitada (s).

Aproveitamento de Disciplinas Externas:
As disciplinas externas de outras IES deverão ser analisadas pelo Curso em que o aluno está matriculado conforme o seu regimento interno, se aprovadas deverão ser encaminhadas com formulário via PEN à CAPG para o lançamento no histórico escolar.

No Plano de estudos do Portal do Aluno, a disciplina deverá ser inserida com o código EXT e as mesmas informações da disciplina de origem como nome da disciplina, carga horária e crédito.
*No momento da abertura do processo de defesa ao final do curso, caso as disciplinas externas sejam inseridas no Plano de Estudos antes do pedido de aproveitamento ser deferido e registrado no histórico, o plano de estudos retornará pendência nestas disciplinas.
*Para o plano de estudo reconhecer como vencidas as disciplinas externas, primeiro deverão estar lançadas no histórico escolar, após então lançar no plano de estudos.
*Caso apareça pendência nas disciplinas dispensadas/aproveitadas, deverá ser solicitado via PEN ao CAPG uma atualização do sistema para reconhecimento destas disciplinas.

Obs: O sistema virtual de dispensa de disciplinas ainda sendo implementado para discentes da Pós-Graduação.

Para acessar o requerimento de dispensa, clique aqui

Os Cursos/Programas de pós-graduação da UFSM encaminham os processos de dispensa/aproveitamento da suficiência em língua estrangeira com a abertura de processo eletrônico PEN e encaminhado ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG/CPG/PRPGP.

O Pen deve ser aberto com o Tipo Documental: Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG

Encaminhar para unidade: 01.09.13.00.0.0 Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG)

*Deverá ser anexado, além do formulário, comprovante da aprovação da (s) disciplina (s) solicitada (s).

Obs: O sistema virtual de dispensa de disciplinas ainda sendo implementado para discentes da Pós-Graduação.

Ainda é processado o pedido de dispensa via formulário de papel, via requerimento preenchido e assinado pelo acadêmico e coordenador de curso (ver item documentos abaixo). Porém, cabe lembrar que o sistema para alguns tipo de dispensa da graduação está disponível on line no portal do aluno

Existe prazo estipulado no Calendário Acadêmico da UFSM do ano corrente com a data limite para chegada ao DERCA dos pedidos de dispensa de disciplina, os quais são enviados pelas coordenações de curso.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

– O deferimento/indeferimento da solicitação de dispensa é prerrogativa de cada Curso, cabendo ao DERCA apenas o registro no histórico escolar de cada estudante;

– Quando se tratar de documentos oriundos de instituições estrangeiras, os mesmos deverão estar acompanhados das respectivas traduções oficiais, bem como da forma de avaliação (nota/conceito) utilizada naquelas instituições;

– Em caso de disciplinas em que os alunos já estejam matriculados antes do pedido de dispensa, orienta-se que, enquanto não for lançado no sistema o aproveitamento/dispensa, o aluno deverá cursar normalmente a disciplina;

– Somente constará no histórico escolar a nota da disciplina dispensada se o código e a nomenclatura da disciplina cursada for idêntico, caso contrário, constará “dispensado/aproveitamento sem nota”;

– Para evitar atrasos no lançamento das dispensas deferidas, é importante o preenchimento correto do formulário de dispensa: número de matrícula e nome do aluno, código e nome do curso, código e nome da disciplina a ser dispensada e, em determinados casos, carga horária a ser lançada.

Quer saber mais sobre dispensas de disciplinas de graduação leia a Resolução 025/2017 da UFSM disponível no item documentos abaixo.

Para acessar o requerimento de dispensa, clique aqui

Resolução 025/2017 – Regulamenta os processos de dispensa de disciplinas de graduação, dispensa de disciplinas por autodidatismo e registro de Atividades Complementares de Graduação (ACG)

Os Cursos/Programas de pós-graduação da UFSM são responsáveis pela geração e inserção dos documentos e informações dos programas das disciplinas disponibilizadas pelo curso.

A geração do programa é realizada pelo SIE, de acordo com o constante no tutorial disponibilizado abaixo.

Tutorial Pós – Cadastro Programas_Disciplinas

Os(As) discentes de pós-graduação da UFSM podem verificar o andamento do processo de emissão de diploma e sua tramitação, ou seja, em que etapa está o processo de emissão de diploma da pós-graduação, acessando a página de consulta pública de processos da UFSM.

Para isso, basta inserir seu nome ou número de matrícula do curso no campo INTERESSADO.

Os Cursos/Programas de pós-graduação da UFSM encaminham os processos de criação, alteração ou exclusão de disciplinas com a abertura de processo eletrônico PEN e encaminhado ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG/CPG/PRPGP.

O Pen deve ser aberto com o Tipo Documental: Solicitação de criação/alteração de disciplina de pós-graduação

Encaminhar para unidade: 01.09.13.00.0.0 Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG)

O PEN de solicitação de criação ou alteração disciplina deve conter o “formulário de criação de disciplina” (disponível aqui) completamente preenchido e com as respectivas assinaturas eletrônicas da Coordenação do curso.
Este formulário deve ser inserido no PEN com as respectivas atas autenticadas de apreciação do colegiado do curso/programa de pós-graduação, da concordância dos departamentos envolvidos e encaminhado para homologação e registro no CAPG/PRPGP.

Para a exclusão de disciplinas deve-se abrir o mesmo PEN, sem o formulário, sendo possível apenas o memorando informando as disciplinas, a ata do colegiado e concordância do departamento envolvido. É necessário manifestação do departamento devido a possibilidade de uma disciplina ser ofertada por mais de um curso.

ATENÇÃO sobre a versão de currículo de disciplinas do curso
Embora a criação de disciplinas seja flexível na pós-graduação da UFSM, é necessário atenção quando houver criação, alteração ou exclusão de disciplinas obrigatórias e seu impacto nos discente regulares. O curso de pós-graduação possui uma versão de currículo de disciplinas que impactam no plano de estudos e defesa de cada discente matriculado. Esta situação das disciplinas obrigatórias deve ser analisada e organizada pelo PPG, pois há a alteração da estrutura curricular do curso e do PPC.

OBS: Após a disciplina ser criada, a secretaria do curso deve realizar a inserção do programa/ementa da disciplina. Para ver as instruções entre na página do serviço Cadastro do programa/ementa de disciplina.

Fluxo do PEN de “Solicitação de criação/alteração de disciplina de pós-graduação”:
http://w3.ufsm.br/proplan/pp/PRPGP_WEB/PRPGP_CAPG_criacao_alteracao_disciplina_pos/#diagram/6a716771-2187-4445-862c-0f7a31f62991

Como se dá a expedição do Diploma de mestrado e doutorado e Certificado de especialização na UFSM?

Após a defesa e entrega da versão final da MDT com as adaptações propostas pela Banca Examinadora, a Coordenação do Curso envia o processo de defesa à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP com a ata de defesa completamente preenchida, que posteriormente é encaminhada ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) da PRPGP.
Após o processo de defesa ser tramitado para o CAPG o o prazo médio para a expedição do diploma é de no máximo 2 meses e o cumprimento deste prazo se sujeita à capacidade operacional dos Setores envolvidos e com a completa assinatura das autoridades competentes.

Como eu sei se o meu Diploma de pós-graduação está pronto para a retirada?

Ao se processar a ata de defesa, o então egresso, receberá e-mail automático com o link do certificado de conclusão de curso. Assim que o diploma estiver pronto para a retirada, receberá um segundo e-mail automático do sistema informando sobre isso e o local disponível para retirada. Sempre verifique a sua caixa de spam. Para retirar o diploma, você deverá comparecer ao local com um documento de identificação oficial com foto.

Como solicito urgência na emissão do Diploma/certificado de Pós-Graduação?

O interessado pela urgência deverá preencher o formulário de solicitação de urgência de emissão de diploma e anexar a documentação comprobatória da urgência. Em seguida, deverá levá-lo à Secretaria do curso para homologação (assinatura e carimbo) da Coordenação/Secretaria do Curso, para depois ser anexado processo de defesa com a ata de defesa para encaminhamento à PRPGP. Os motivos mais comuns reconhecidos como urgência para a expedição do diploma são os que constam no formulário, listados abaixo, sendo aceitos outros motivos, desde que comprovados:

  • Aprovação/Posse em Concurso Público;
  • Para progressão/titulação externa à UFSM (para servidores da UFSM deverá ser usada a ata de defesa homologada pela Coordenação do PPG/CPG);
  • Para ingresso em Curso de outra IES.

Não posso comparecer presencialmente para a retirada do Diploma, outra pessoa pode retirar o meu Diploma por mim?

Sim, desde que a pessoa traga consigo uma autorização do diplomado, com firma reconhecida em cartório e um documento para que ela possa se identificar como sendo aquela autorizada a levar o diploma. O modelo dessa autorização você pode conseguir clicando aqui.

Posso solicitar o envio do meu diploma pelos correios?

Sim, contudo, em virtude da sobrecarga de trabalho, pode ocorrer uma demora no encaminhamento do diploma para os Correios.

Para envio do diploma, haverá um custo de R$ 17,40 (despesas postais) a ser pago através de uma GRU (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/como-gerar-gru/). Após o pagamento, enviar o comprovante bem como a autorização (disponível abaixo), com sua assinatura reconhecida em cartório.

Formulário de Autorização de Envio do Diploma/Certificado em *.PDF e editável em *.DOC

Obs: A solicitação deve ser direcionada para o e-mail expediente.prograd@ufsm.br com cópia digitalizada da GRU, do comprovante de pagamento da GRU e da autorização preenchida, assinada e autenticada.

Solicitar 2ª (segunda) via de diploma ou certificado

A pedido do(a) interessado(a) a 2ª via do Diploma de Mestrado e Doutorado ou do Certificado de Especialização, para substituir a primeira via, pode ser solicitada com a abertura de processo administrativo para solicitação da segunda via através do seguinte procedimento:

1. O formulário de solicitação ou requerimento (disponível aqui) deve ser impresso e preenchido pelo próprio solicitante.

2. Pagar a taxa de R$ 94,00 (noventa e quatro reais) por meio de Guia de Recolhimento da União.

3. Juntar a seguinte documentação:

– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

– Cópia do RG (frente e verso);

– Cópia do CPF;

– Comprovante de pagamento da taxa.

4. Para solicitar a segunda via de diploma/certificado de pós-graduação, o Processo Administrativo deve ser endereçado ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação da CPG/PRPGP da UFSM, com o Requerimento informando a razão que o levaram a solicitar a expedição de uma segunda via deste documento.

Para esclarecimentos sobre o envio da documentação para abertura do processo, mande um e-mail para o Protocolo Geral: protocolodag@ufsm.br

ATENÇÃO: caso o solicitante queira que outra pessoa abra o Processo Administrativo é necessário nomeá-la por procuração.

A seleção a todos os cursos de pós-graduação da UFSM ocorrem via edital público. São lançados dois editais de seleção por ano, um próximo ao meio do ano (geralmente em maio) e outro próximo ao final do ano (geralmente em outubro). É importante salientar que nem todos os cursos abrem vagas duas vezes ao ano.

Onde são publicados os editais?

A seleção a todos os cursos de pós-graduação da UFSM ocorrem via edital público divulgado no site da PRPGP. São lançados dois editais de seleção por ano, um próximo ao meio do ano (geralmente em maio) e outro próximo ao final do ano (geralmente em outubro). É importante salientar que nem todos os cursos abrem vagas duas vezes ao ano.

Os editais de seleção são compostos de quatro passos principais, que são:

1. Inscrição do candidato (primeira etapa);
2. Divulgação do resultado final dos classificados (terceira etapa);
3. Solicitação de confirmação da vaga e entrega ou postagem dos
documentos dos candidatos classificados (quarta etapa);
4. Matrícula (quinta etapa).
Todos esses itens estão detalhadamente descritos em cada edital de seleção.

Dúvidas e mais informações

Dúvidas específicas a respeito dos editais de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP, através do telefone (55) 3220 8214 ou pelo e-mail cpg.prpgp@ufsm.br.

Demais informações sobre os cursos de pós-graduação da UFSM, deve-se entrar em contato com cada programa, as formas de contatos podem ser obtidas na página da PRPGP no menu pós-graduação, onde os cursos estão organizados por nível (Especialização, Mestrado e Doutorado).

O ingresso e conclusão do Pós-Doutorado ficam sob orientação da PRPGP – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, e as ofertas pelas coordenações de cursos de Pós-Graduação. O DERCA registra a primeira matrícula em RPD (RPD 1000), mediante o processo de requerimento padrão para Pós-Doutorado.

Para acessar o formulário de solicitação RPD, clique aqui

Para acessar o requerimento padrão de pós-doutorado, clique aqui

RESOLUÇÃO N. 036/2020 – Regulamenta o Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria e revoga a resolução N. 002/2005.